IMERSÃO NA VIDA ACADÊMICA PARA FAMILIARES DOS DISCENTES DA ÁREA DA SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE E DA COMUNIDADE
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Palavras-chave

Projeto de extensão
Metodologias ativas
Faculdade
Biomedicina

Como Citar

França, G., Feltrin, A., Ferreira, A., Mecabo, G., & Horvath, B. (2024). IMERSÃO NA VIDA ACADÊMICA PARA FAMILIARES DOS DISCENTES DA ÁREA DA SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE E DA COMUNIDADE. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(10), 2983–2997. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n10p2983-2997

Resumo

Introdução: Em um contexto onde o número de pessoas com educação superior está em ascensão, iniciativas de extensão são essenciais para fortalecer o vínculo entre a Universidade e a comunidade. Ao proporcionar um espaço onde as famílias possam vivenciar o cotidiano acadêmico, projetos de extensão não apenas contribuem para a formação de futuros profissionais, mas também para a construção de uma cultura que valoriza a educação superior como um caminho possível e desejável (De Sá; Monici; Conceição, 2022). Metodologia: Foi realizado um projeto de extensão para proporcionar aos familiares dos acadêmicos perspectivas sobre a formação e agregar conhecimento a respeito das múltiplas áreas da saúde. Foram contemplados os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Odontologia; que simularam vivências nos laboratórios de Anatomia, Citologia, Hematologia e Microbiologia, e em oficinas de Estética, Odontologia, Enfermagem e Perícia criminal. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de listas e perguntas informais para a realização da pesquisa. Os dados foram calculados a partir da análise gráfica das variáveis. Resultados e Discussão: Participaram do evento 412 alunos e 385 familiares, totalizando 797 pessoas. O evento contou com maior número de laboratórios/oficinas relacionadas a Análises Clínicas, área da Biomedicina, que por sua vez apresentou o maior número de participantes. As estatísticas de educação superior no Brasil, que atingem apenas 19,7%, e 20,8% no Paraná (Brasil, 2023), indicam que muitos participantes do evento podem não ter cultura de valorização da educação superior. Quase 80% dos participantes nunca havia vivido experiência similar, sugerindo que o projeto representa uma abordagem inovadora para instituições de ensino superior, evidenciando uma demanda por eventos que ofereçam a oportunidade de vivenciar o cotidiano acadêmico, permitindo que os familiares sintam-se mais próximos dos desafios e conquistas dos estudantes. Considerações finais: A realização de atividades de extensão pode fortalecer os laços familiares e criar um ambiente de apoio mais robusto, contribuindo para a construção de uma comunidade acadêmica mais coesa e engajada.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n10p2983-2997
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