CUIDADO SENSÍVEL: ABORDAGEM DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM PACIENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
PDF

Palavras-chave

Autismo
Enfermagem
Inclusão

Como Citar

Sabeh, M. E. G., Oliveira , A. C. D. de, & Veiga, A. G. M. (2024). CUIDADO SENSÍVEL: ABORDAGEM DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM PACIENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) . Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(10), 1044–1058. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n10p1044-1058

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa que afeta a comunicação, interação social ecomportamento, demandando abordagens específicas no ambiente de cuidado. O objetivo da pesquisa é explorar a interação entre o cuidado da equipe de enfermagem e os pacientes autistas, destacando a importância de práticas sensíveis e inclusivas. O estudo abordará a necessidade decompreensão aprofundada do TEA pela equipe deenfermagem, enfatizando a importância da empatia e daadaptação de estratégias de comunicação. Serão analisadas asbarreiras enfrentadas pelos pacientes autistas nos contextoshospitalares e ambulatoriais, buscando identificar práticas quepromovam um ambiente acolhedor e seguro. A metodologia utilizada nesta pesquisa envolveu revisão bibliográfica descritiva e exploratória de estudos encontrados em base dedados,como Scielo, PubMed e Biblioteca Virtual de Saúde (VBS). Serão discutidas intervenções específicas, comotreinamentos de sensibilização, para aprimorar as habilidadesda equipe de enfermagem na prestação de cuidadosindividualizados e inclusivos. Por fim, um dos propósitos do presente trabalho é contribuir para a construção de diretrizes e protocolos que facilitem a adaptação do ambiente hospitalar àsnecessidades dos pacientes autistas, promovendo uma práticade enfermagem mais eficaz, humanizada e inclusiva.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n10p1044-1058
PDF

Referências

APA, American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BERG, Kristen A et al. “Don’t Promise Something You can’t Deliver:” Caregivers’ Advice for Improving Services to Adolescents and Young Adults with Autism. Hindawi, Autism Research and Treatment, v. 1, n. 13, ed. 1, 2023. DOI https://doi.org/10.1155/2023/6597554.​Disponível​em: https://www.hindawi.com/journals/aurt/2023/6597554/. Acesso em: 10 fev. 2023.

CASHIN A, Pracilio A, Buckley T, et al. A cross-practice context exploration of nursing preparedness and comfort to care for people with intellectual disability and autism. J Clin Nurs. 2022;31(19-20):2971-2980. doi:10.1111/jocn.16131

CDC, Centers for Disease Control and Prevention. Autism Spectrum Disorder (ASD). 2023.

CASTRO, M. R. de; FERREIRA, K. P. M. Ambientes físicos inclusivos a crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e15/1–19, 2022. DOI: 10.5902/1984686X68331. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/68331. Acesso em: 13 mar. 2024.

DÍAZ-AGEA JL, Macías-Martínez N, Leal-Costa C, Girón-Poves G, García-Méndez JA, Jiménez-Ruiz I. What can be improved in learning to care for people with autism? A qualitative study based on clinical nursing simulation. Nurse Educ Pract. 2022;65:103488. doi:10.1016/j.nepr.2022.103488

DA CUNHA FURIOSO , L.; MARQUES SANCHES DOCKHORN, D. C.; KARINE AZEVEDO , M.; DA SILVA MELLO DOCKHORN, M. DESENVOLVIMENTO DE VESTUÁRIO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

(TEA). Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 2 nov. 2022.

FERRAZ, M. O. A.; OLIVEIRA, S. S. et al. Sensibilidade moral na enfermagem e interações com o cuidado: revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE Online. v.17 n.1 (2023) DOI: 10.5205/1981- 8963.2023.257593. Disponível em:

https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem. Acesso em: 13 de março de 2024.

FRANZOI, Mariana André Honorato et al. INTERVENÇÃO MUSICAL COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO

PSICOSSOCIAL. Texto & Contexto - Enfermagem [online]. 2016, v. 25, n. 1 [Acessado 13 Março 2024], e1020015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104- 070720160001020015>. Epub 22 Mar 2016. ISSN 1980-265X.

https://doi.org/10.1590/0104-070720160001020015.

FREITAS, S. M de. .& Ferreira, S.. (2023). CRIANÇA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A FAMÍLIA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO. REVISTA

FOCO, 16(5), e1785. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n5-042.

FUNAKOSHI A, Miyamoto Y, Tsuchiya T, Tsunoda A. Development of the clinical competency assessment scale in child and adolescent mental health nursing. J Psychiatr Ment Health Nurs. Published online December 25, 2023. doi:10.1111/jpm.13014

HARRIS HK, Weissman L, Friedlaender EY, et al. Optimizing Care for Autistic Patients in Health Care Settings: A Scoping Review and Call to Action. Acad Pediatr. Published online November 10, 2023. doi:10.1016/j.acap.2023.11.006

JERÔNIMO, Tatiane Garcia Zuchi et al. Assistência do enfermeiro(a) a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2023, v. 36 [Acessado 13 Março 2024], eAPE030832. Disponível em:

<https://doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO030832 https://doi.org/10.37689/acta- ape/2023AO0308332>.​Epub​30 Jun 2023.​ISSN 1982-0194.

https://doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO030832.

LOSAPIO, Mirella Fiuza et al. Translation into Brazilian Portuguese and validation of the M-CHAT-R/F scale for early screening of autism spectrum disorder. Revista Paulista de Pediatria [online]. 2023, v. 41 [Accessed 13 March 2024], e2021262. Available from: <https://doi.org/10.1590/1984-0462/2023/41/2021262>. Epub 06 July 2022. ISSN 1984-0462. https://doi.org/10.1590/1984-0462/2023/41/2021262.

MAHONEY WJ, Villacrusis M, Sompolski M, et al. Nursing care for pediatric patients with autism spectrum disorders: A cross-sectional survey of perceptions and strategies. J Spec Pediatr Nurs. 2021;26(4):e12332. doi:10.1111/jspn.12332

MARTINS, Juliana dos Santos e Camargo, Síglia Pimentel Höher. A adaptação de crianças com autismo na pré-escola: estratégias fundamentadas na Análise do Comportamento Aplicada. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2023, v. 104 [Acessado 13 Março 2024], e5014. Disponível em:

<https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5014>. Epub 05 Maio 2023. ISSN

-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5014.

SARTIN EB, Myers RK, Labows CG, et al. Brief Report: Healthcare Providers' Discussions Regarding Transportation and Driving with Autistic and Non-autistic Patients. J Autism Dev Disord. 2023;53(6):2535-2539. doi:10.1007/s10803-021- 05372-3

SILVA, Eloir Marques da. ENFERMAGEM: CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE AO

CUIDAR. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 9, p. 308–321, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i9.11143. Disponível em:

https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11143. Acesso em: 13 mar. 2024.

SOUSA, Deborah Luiza Dias de et al . Análise do comportamento aplicada: a percepção de pais e profissionais acerca do tratamento em crianças com espectro autistaApplied behavior analysis: parent and professional perception about treatment in children with autism spectrum. Contextos Clínic, São Leopoldo , v. 13, n. 1, p. 105-124, abr.​2020​.​Disponível​em

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983- 34822020000100007&lng=pt&nrm=iso>.​acessos em 13 mar. 2024. http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.06.

SOUZA, K. O; CARDOSO, K T; MATOS, A. H. C. O PAPEL DA ENFERMAGEM NO

CUIDADO COM CRIANÇAS DO ASPECTRO AUTISTA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v.27, n.6, p. 2391-2407, 2023. ISSN 1982-114X DOI: 10.25110/arqsaude.v27i6.2023-018.

TAVEIRA, Maria das Graças Monte Mello et al. Transtornos do espectro autista: visão de discentes dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade pública. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2023, v. 28, n. 06 [Acessado 13 Março 2024], pp. 1853-1862. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-

15292022 https://doi.org/10.1590/1413-81232023286.15292022EN>.

Epub 29 Maio 2023. ISSN 1678-4561. https://doi.org/10.1590/1413-

15292022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Maria Eduarda Godoi Sabeh, Alessandro Gabriel Macedo Veiga, Aline Cristina Dias de Oliveira