SIMULAÇÃO CLÍNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
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Palavras-chave

Treinamento por simulação; Capacitação em serviço; Enfermagem; Mascaras laríngeas

Como Citar

Silva, R. D. B., Pereira, M. G. N., de Rocco, K. M. W., de Oliveira, T. M. N., & Martins, E. A. P. (2023). SIMULAÇÃO CLÍNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(4), 58–77. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p58-77

Resumo

Objetivo: revisar a utilização da simulação clínica como estratégia para a capacitação de profissionais e estudantes de enfermagem para a inserção da máscara laríngea. Método: revisão integrativa, utilizada a estratégia PICO, sendo “p” população: enfermeiros/estudantes, “I” intervenção: simulação clínica, “C” e “O” não se aplicou. O filtro utilizado para as buscam foram com os descritores; (enfermagem) OR (nursing) AND NOT (Estudantes de Enfermagem) AND (simulação) OR (simulation) OR (simulacion) AND (Manuseio das Vias Aéreas) OR (Máscaras laríngeas), ouve necessidade de ampliar o cruzamento com os descritores enfermagem AND máscara laríngea, justificada pela necessidade de atender o objetivo dessa revisão. Resultados: obteve-se 836 textos nas bases de dados LILACS (825) BDENF – Enfermagem (122), aplicado filtro em assunto principal – treinamento por simulação (45), educação em Enfermagem (40), ensino (20), simulação de paciente (19), angariou-se um resultado de 99 trabalhos deixando a busca genérica ao objetivo de estudo. Aplicado filtro utilizando descritores “simulação de paciente’ com resultado de 16 publicações nas bases de dados BDENF – Enfermagem (15), assunto principal simulação de paciente (15), estudantes de enfermagem (7) em idioma língua portuguesa, últimos 10 anos. Conclusão: Concluiu-se que a viabilidade do ensino no manejo de vias aéreas por máscara laríngea se mostra altamente dependente da simulação clínica dado o próprio conceito da mesma e as situações quais a demandam. Porém, esbarra-se na escassez de artigos quais relacionem a capacitação na inserção de máscara laríngea através da simulação realística na língua portuguesa.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p58-77
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