COVID-19, a relação direta entre o capital, solidariedade e as vidas.
PDF

Palavras-chave

Pandemia
Covid-19
Coronavirus

Como Citar

Coelho Paraguassu, E. . (2020). COVID-19, a relação direta entre o capital, solidariedade e as vidas. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 2(3), 01–04. Recuperado de https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/33

Resumo

A COVID-19 está impondo à humanidade uma mudança radical na forma de viver e conviver socialmente. Não é pouco. Não se compara a outras epidemias enfrentadas recentemente. Ninguém da nossa geração ou da geração de nossos pais ou filhos havia vivenciado situação similar. Estamos confinados. Estamos apavorados diante de um vírus, cujos feitos não são completamente conhecidos.

Em Macapá, e certamente em outras cidades também, carros de som circulam com mensagens que lembram filmes sobre futuros distópicos: “fiquem em casa, não se contaminem, não saiam às ruas”. Multiplicam-se imagens de policiais obrigando as pessoas a voltarem para a casa ou de moradores de rua abordando os passantes para suplicar auxílio.

As ruas constituem o local público por excelência. O espaço em que o reconhecimento do outro se faz real, em que enxergamos pessoas que vivem realidades diversas da nossa, praticamos empatia, exercemos nossa humanidade. É também o espaço em que a maioria de nós coloca seu corpo e sua alma à venda, em troca da remuneração que lhes permite comer, vestir e morar. Mas o espaço público está proibido.

Em algumas cidades do sul do país barricadas de pedras impedem o acesso dos carros a alguns locais. A lógica do inimigo interno, sustentada de modo irresponsável por parte da imprensa e de nossos governantes nos últimos anos, hoje é potencializada diante da ameaça concreta da pandemia.

Há um tanto de histeria e de descolamento da realidade, seja nos discursos terroristas que levam pessoas a estocar alimentos, comprar remédios que não combatem o vírus ou fazer barricadas, quanto naqueles habitados por pensamentos mágicos, para os quais nada de mal pode acontecer. Não estamos enfrentando uma “gripezinha” como referiu-se nosso querido presidente da república, mas também estamos longe de estarmos enfrentando uma doença com alta carga virulenta e alta ou moderada letalidade.

PDF

Referências

1- Éber Coelho Paraguassu. COVID-19, o curto-circuito do capital e a rede de solidariedade. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 2, n. 3, p. 01-04, 2020.

Os autores são detentores dos direitos autorais mediante uma licença CCBY 4.0.