O Plágio Acadêmico
PDF

Palavras-chave

Uso da Web, Pesquisa, Plágio, Ética, Direitos Autorais.

Como Citar

Assis, A. C. S. de, Silva, B. E. A. da, Pires, K. V. L. e, Gomes, L. L., Silva, L. M. B. da, Moura, L. K. R., Mendonça, L. S., Martins, L. M. da C., Oliveira, L. de J. S. de, Rende, S. G. S., & Aquino, R. L. de. (2023). O Plágio Acadêmico: um estudo descritivo. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(3), 798–810. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n3p798-810

Resumo

Introdução: No âmbito da pesquisa, o plágio é um grande vilão, e sua disseminação impede o surgimento de novas ideias e criações. Atualmente, há diversas leis que protegem o autor, uma vez que plágio é considerado crime, pois viola os direitos autorais, com pena que pode variar de multa a detenção. Contudo, percebe-se que há um desconhecimento da gravidade desta ação, visto que tem se tornado recorrente. Objetivo: Conhecer e discutir sobre a prática do plágio no meio acadêmico, apresentando os tipos de plágio existentes. Material e Método: A metodologia de pesquisa adotada é de caráter exploratório, e utilizou-se da pesquisa bibliográfica, que permitiu o aprofundamento teórico-crítico da temática. Revisão de Literatura: existem vários tipos de plágio, que não é de conhecimento geral, dado que no meio acadêmico, a prática de plagiar, muitas vezes é comum, pois com as constantes inovações tecnológicas, há uma certa facilidade de acesso a variadas produções científicas. No entanto, muito tem se falado sobre a questão ética, isto é, até que ponto a inteligência artificial pode ser usada, e o quanto ela pode ser prejudicial, principalmente no campo da pesquisa. Considerações Finais: É evidente que o plágio deve ser combatido de forma gradual, sendo necessário que haja uma maior discussão a respeito dessa questão em instituições de ensino, tais como escolas, faculdades e universidades, vale ressaltar que as Mídias digitais são um grande aliado para ampliar o conhecimento e a discussão a respeito deste assunto.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n3p798-810
PDF

Referências

AIRES, J. P. O plágio e a integridade em pesquisa: uma revisão sistemática no Brasil. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 17, n. 2, p. 125-145, 2019. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/2660/1882. Acesso em: 15 mai. 2023.

ANDERSON, Nash et al. AI did not write this manuscript, or did it? Can we trick the AI text detector into generated texts? The potential future of ChatGPT and AI in Sports & Exercise Medicine manuscript generation. BMJ Open Sport & Exercise Medicine, v. 9, n. 1, p. e001568, 2023.

ARAÚJO, E. R. de O. O plágio na pesquisa científica do ensino superior. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, jan/jun. 2017. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/download/11725/8794>. Acesso em: 21 maio 2023.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: Referências: Elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

BARBASTEFANO, R. G.; DE SOUZA, C. G. Percepção do conceito de plágio acadêmico entre alunos de engenharia de produção e ações para sua redução. Revista Produção Online, [S. l.], v. 7, n. 4, 2008. DOI: 10.14488/1676-1901.v7i4.52. Disponível em: https://producaoonline.org.br/rpo/article/view/52. Acesso em: 22 maio. 2023.

BRASIL. Código Penal: Lei 10.695/2003. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 jul. 2003.

CATÂNIO, Antônio Ricardo; SANTOS, E. F.; ABBAS, K. Domínio do conhecimento docente como mecanismo de inibição de plágio nas práticas de instruções. Ética na pesquisa: debates sobre a formação de pesquisadores. Maringá: Eduem, p. 39-60, 2016. Disponível em: https://www.anpcont.org.br/pdf/2016/EPC412.pdf. Acesso em: 21 mai. 2023.

ASSIS, Alan Jhones Barbosa de; HOLANDA, Cleonice Andrade; AMORIM, Rivadávio Fernandes

Batista de. A new side of an old problem: self-plagiarism in scientific publications.

Geriatrics, Gerontology and Aging, v. 13, n. 2, 2019. Disponível em:

http://ggaging.com/details/533/en-US/nova-face-de-um-velho-problema--o-autoplagio-no-

cenario-da-producao-cientifica. Acesso em: 22 mai. 2023.

BURDINE, Lauren K.; DE CASTRO MAYMONE, Mayra B.; VASHI, Neelam A. Text recycling: Self-

plagiarism in scientific writing. International journal of women's dermatology, v. 5, n. 2, p. 134-

, 2019.

CLARKE, Robert; LANCASTER, Thomas. Eliminating the successor to plagiarism? Identifying the

usage of contract cheating sites. In: Proceedings of 2nd international plagiarism conference.

Northumbria Learning Press, 2006. p. 19-21.

DUKE UNIVERSITY. Unintentional Plagiarism.Plagiarism Tutorial Associate Vice Provost for

Undergraduate Education Dean of Academic Affairs for Trinity College of Arts and Sciences.

Disponível em: https://plagiarism.duke.edu/unintent/. Acesso em: 06 mai. 2023.

Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences Volume 5, Issue 3 (2023), Page 05-43.

FURLANETTO, Maria Marta; RAUEN Fábio José; SIEBERT, Silvânia (ed.). Plágio e autoplágio:

desencontros autorais. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 18, n. 1, p. 11-19,

jan./abr. 2018. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ld/a/B4bbw7ZyVjh8XnGHQJrKgzG/?lang=pt. Acesso em 22 de mai.

O Plágio Acadêmico: um estudo descritivo

Assis et. al.

GALVÃO, Marli Teresinha Gimeniz. Plágio na construção de trabalhos científicos. Rev Rene, v.

, n. 2, p. 187-188, 2014.

KROKOSCZ, Marcelo. A eficiência dos softwares de detecção de similaridade e plágio. Instituto Antiplágio. São Paulo, 16 fev. 2022. Disponível em: https://www.institutoantiplagio.com.br/?p=673&preview=true. Acesso em: 28 de maio 2023

KROKOSCZ, M. Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 745–768, set. 2011.

MALSHATER, Muneer. Exploring the role of artificial intelligence in enhancing academic performance: A case study of ChatGPT. Available at SSRN, 2022.

MATEUS, S, SILVA, J. F, SILVA, L.S.F. PLÁGIO : CONCEITO, TIPOS E SUA FUNÇÃO METODOLÓGICA. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 23– 32, 2020. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/876. Acesso em: 6 maio. 2023.

MCCUEN, R. H. The plagiarism decision process: the role of pressure and rationalization. IEEE Transactions on Education, v. 51, n. 2, maio, p. 152-156, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/3052931_The_Plagiarism_Decision_Process_The_R ole_of_Pressure_and_Rationalization. Acesso em: 21 mai. 2023.

https://bsc.ua.edu/wp-content/uploads/2017/07/plagiarism-1.pdf. Acesso em: 22 mai. 2023.

Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences Volume 5, Issue 3 (2023), Page 05-43.

LANCASTER, Thomas; CLARKE, Robert. Contract cheating: The outsourcing of assessed student

work. Handbook of academic integrity, v. 1, p. 639-654, 2016.

Lei no 9.610/98, de 19 de fevereiro de 1998. Lei de Direitos Autorais. Casa Civil. Brasília.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 21 maio

MARQUES, Fabrício. O plágio encoberto em textos do ChatGPT. Pesquisa FAPESP, v. 326, p. 40-

, abril, 2023.

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE AUTORIA. Nem tudo que parece é: entenda o que é

Plágio. Rio de Janeiro: IACS, 2011.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma

abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

ROIG, Miguel. Avoiding plagiarism, self-plagiarism, and other questionable writing

practices: a guide to ethical writing. 2015. Second revision. Disponível em:

SANCHEZ, Otavio Próspero; INNARELLI, Patricia Brecht. Desonestidade acadêmica, plágio e

ética. v. 12, n.1, junho, p. 46-49, 2012. Disponível em:

https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/26325/22800-41264-1-PB.pdf.

O Plágio Acadêmico: um estudo descritivo

Assis et. al.

SPINAK, E. Ética editorial – outros tipos de plágio... e contando [online]. SciELO em Perspectiva, 2017. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2017/07/20/etica-editorial-outros-tipos-de- plagio-e-contando/. Acesso em: 06 mai. 2023.

Acesso em: 21 mai. 2023.

SCORSOLINI-COMIN, Fábio. Projeto de pesquisa em ciências da saúde: guia prático para

estudantes. Editora Vozes, 2021.

WACHOWICZ, Marcos; COSTA, José Augusto Fontoura. Plágio acadêmico [recurso eletrônico].

Curitiba: Gedai Publicações/UFPR, 2016. 224p. IS

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Andreza Cristina Silva de Assis, Bruna Elaine Araújo da Silva, Karla Viviane Lima e Pires, Larissa Lima Gomes, Lean Mariama Barbosa da Silva, Lorena Karolina Rodrigues Moura, Luana Santos Mendonça, Luanne Maria da Costa Martins, Luiza de Jesus Santos de Oliveira, Sávio Gabriel Silva Rende, Rafael Lemes de Aquino