Resumo
A educação em saúde, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde, busca a construção de conhecimentos que fortaleçam a autonomia das pessoas em relação aos cuidados com sua saúde. A humanização do atendimento é essencial, envolvendo a colaboração entre profissionais de saúde e usuários para desenvolver conhecimento e autonomia. O objetivo deste trabalho foi identificar a relevância de ações de extensão com abordagem educativa para pessoas que residem em zona rural, além de relatar a experiência acadêmica discente no Projeto Rondon 2023/2024. A prática de extensão universitária, como exemplificado pelo Projeto Rondon, é um processo educativo e cultural que promove a interação entre universidades e a sociedade para enfrentar desigualdades e melhorar a qualidade de vida. A Operação Onça Cabocla, realizado em Minas Gerais, envolveu a participação de estudantes e professores em atividades educativas sobre saúde bucal para comunidades rurais. As oficinas abordaram temas como a importância da higiene bucal para diferentes faixas etárias e o uso de estratégias interativas, para aumentar a eficácia da educação em saúde. O relato de experiência mostra que a integração de práticas educativas adaptadas às necessidades locais e o envolvimento de um grupo multidisciplinar de acadêmicos contribuem para a promoção da saúde bucal e o empoderamento das populações rurais. No entanto, para aprimorar essas iniciativas, é crucial realizar pesquisas adicionais que avaliem o impacto a longo prazo das ações extensionistas e explorem maneiras de integrar conhecimentos locais e acadêmicos para enfrentar desafios de saúde em áreas rurais de forma mais abrangente e eficaz.
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Nova proposta de classificação territorial do IBGE vê o Brasil menos urbano. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-07/nova-proposta-de-classificacao-territorial-do-ibge-ve-o-brasil-menos-urbano. Acesso em: 13 mar. 2024.
ATLAS BRASIL. Atlas Brasil 2010. Disponível em: https://infosanbas.org.br/municipio/olhos-dagua-mg/#:~:text=Indicadores%20populacionais%20e%20socioecon%C3%B4micos,o%20que%20%C3%A9%20considerado%20m%C3%A9dio. Acesso em: 13 mar. 2024.
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 set. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 13 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacoes_campo.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.866, de 2 de dezembro de 2011. Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 dez. 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2866_02_12_2011.html. Acesso em: 13 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
BRASIL. Portaria Normativa nº 77/GM-MD, de 20 de agosto de 2020. Aprova a Diretriz Estratégico-Operacional do Projeto Rondon. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 ago. 2020. Seção 1, p. 23-24. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-normativa-n-77/gm-md-de-20-de-agosto-de-2020-276623337. Acesso em: 13 mar. 2024.
DUTRA, V.; OLIVEIRA, E. Mesa redonda como estratégia de ensino-aprendizagem da contabilidade ambiental. Disponível em: https://www.sbpcnet.org.br/livro/68ra/resumos/resumos/2902_13f0ab3ec783ead92597b8a2ca95ff39b.pdf. Acesso em: 06 ago. 2024.
FERNANDES, M. C. et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 4, p. 169–194, dez. 2012.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
GARNELO, L. et al. Acesso e cobertura da Atenção Primária à Saúde para populações rurais e urbanas na região norte do Brasil. Saúde em Debate, v. 42, n. spe1, p. 81–99, set. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2022: Olhos D'Água. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mg/olhos-dagua.html > Acesso em: 13 mar. 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Classificação e caracterização dos espaços urbanos e rurais do Brasil: uma primeira aproximação. Rio de Janeiro, 2017. [PDF].
JESUS, B. Técnica dizer-mostrar-fazer na odontopediatria: uma revisão de literatura. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário AGES, Paripiranga, 2021.
LUCCHESE, P. T. R. Equidade na gestão descentralizada do SUS: desafios para a redução de desigualdades em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 8, n. 2, p. 439–448, 2003.
MARTINS, L. et al. Assistência odontológica à gestante: percepção do cirurgião-dentista. Revista Pan-Amazônica de Saúde, v. 4, n. 4, p. 11-18, 2013.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Equidade. In: SAÚDE, Secretaria de Atenção Primária à. O que é equidade. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/equidade/o-que-e-equidade. Acesso em: 13 mar. 2024.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF, 2004. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/Brasil/arquivos/diretrizes_da_politica_nacional_de_saude_bucal.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.
OLIVEIRA, J. C. et al. Construção de diagnósticos de saúde na agricultura familiar: uma iniciativa à luz do programa universidade sem fronteiras. Revista Ciência e Extensão, v. 8, n. 3, p. 142-154, 2012.
OLIVEIRA, M. F.; CASTANHO, J. L. C.; OLIVEIRA, R. S. C. Saúde e marginalização social: suprimindo falhas curriculares. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 1793, 2019. DOI: 10.5712/rbmfc14(41)1793. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1793. Acesso em: 13 ago. 2024.
PAULA, G. M. R. et al. A importância da educação em saúde na primeira infância. Entre Aberta Revista de Extensão, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 52–59, 2020. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1321. Acesso em: 13 ago. 2024.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Andreia Queiroz Carrilho, Thiago de Amorim Carvalho