INTERPRETAÇÃO DO ELETROCARDIOGRAMA REVISÃO DE LITERATURA
PDF

Palavras-chave

Eletrocardiograma, Interpretação, Análise.

Como Citar

Costa, L. de O. jacome, Espindola, J. de A., Corbelli, V. de C. R., Baião, L. G., Monteiro, L. F., Mendes, T. dos S., Rocha, J. N., Drumond, M. M., Costa, A. V. S., Coelho, G. S., Fonseca, J. A. S. da, & Luz, L. T. L. (2024). INTERPRETAÇÃO DO ELETROCARDIOGRAMA REVISÃO DE LITERATURA . Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(7), 1707–1718. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n7p1707-1718

Resumo

O primeiro eletrocardiograma humano foi registrado em 1887 e o eletrocardiógrafo foi invetado em 1902. Este é um elemento para avaliar doenças cardíacas porque mostra como as eletricidade do coração fluem pela superfície do corpo. É seguro e barato. Estudantes de medicina e médicos têm dificuldade em entender os eletrocardiogramas, então novos softwares e tecnologias digitais ajudam. Essas ferramentas digitais melhoram o conhecimento, a compreensão e o aprendizado na educação médica. O objetivo desta revisão sistemática de literatura é avaliar o ensino de interpretação de eletrocardiogramas na área médica e determinar qual método é mais adequado para ensinar: tradicional, com aulas presenciais, digitais, usando plataformas digitais ou a combinação de ambas. Após os critérios de exclusão, foram avaliados doze trabalhos científicos que abordam o tempo de educação médica na interpretação de eletrocardiogramas, utilizando os termos eletrocardiograma, ensino ou aprendizagem, software computador ou baseado em web e seus conteúdos em inglês. Após a revisão, pode-se concluir que o uso de plataformas digitais melhorou a interpretação de eletrocardiogramas devido à disponibilidade em horários e locais mais flexíveis, bem como à repetição conforme necessário. Mas os alunos não gostam dessa abordagem porque não há horários definidos, os alunos precisam de disciplina e não há interatividade em grupo. Isso mostra que esse tipo de ensino deve ser usado como um complemento ao ensino tradicional.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n7p1707-1718
PDF

Referências

Akbarzadeh, F., Kazemi, B., Alizadeh, A., & Akbarzadeh, A. (2012). The Efficacy of Web-Based Multimedia Education of Normal Electrocardiogram in Junior and Senior Medical Students. Research and Development in Medical Education. 1. 10.5681/rdme.2012.016.

Barthelemy, F. X., Segard, J., Fradin, P., Hourdin, N., Batard, E., Pottier, P., Potel, G., & Montassier, E. (2017). ECG interpretation in Emergency Department residents: an update and e-learning as a resource to improve skills. Eur J Emerg Med.

Bojsen, S., Räder, S. Holst, A., Kayser, L., Ringsted, C., Svendsen, J., & Konge, L. (2015). The acquisition and retention of ECG interpretation skills after a standardized web-based ECG tutorial–a randomised study. BMC medical education.

Cantillon, P. (2003). ABC of learning and teaching in medicine: Teaching large groups. BMJ;7386(326):437-437. Clayden, G. S., & Wilson. B. (1988). Computer-assisted learning in medical education. Med Educ.

Davies, A., Macleod, R., Bennett-Britton, I., McElnay, P., Bakhbakhi, D., & Sansom, J. (2016). E-learning and near-peer teaching in electrocardiogram education: a randomised trial. Clin Teach.

Fent, G., Gosai, J., & Purva, M. (2015). Teaching the interpretation of electrocardiograms: which method is best? J Electrocardiol.

Fent, G., Gosai, J., & Purva, M. (2016). A randomized control trial comparing use of a novel electrocardiogram simulator with traditional teaching in the acquisition of electrocardiogram interpretation skill. JournalofElectrocardiology.

Fincher, R. E., Abdulla, A. M., Sridharan, M. R., Houghton, J. L., & Henke, J. S. (19888). Computer-assisted learning compared with weekly seminars for teaching fundamental electrocardiography to junior medical students. South Med J.

Giffoni, R. T., & Torres, R. M. (2010). Breve história da eletrocardiografia. Revista Médica de Minas Gerais; 20(2):263-270.

Henry, J. B. (1990). Computers in medical education: information and knowledge management, understanding, and learning. Hum Pathol.

Keis, O., Grab, C., Schneider, A., & Öchsner, W. (2017). Online or face-to-face instruction? A qualitative study on the electrocardiogram course at the University of Ulm to examine why students choose a particular format. BMC Medical Education.

Kopeć, G., Waligóra, M., Pacia, M., Chmielak, W., Stępień, A., Janiec, S., Magoń, W., Jonas, K., & Podolec, P. (2018). Electrocardiogram reading: a randomized study comparing 2 e-learning methods for medical students. Pol Arch Intern Med.

Marçal, E., Andrade, R., & Rios, R. (2005). Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade Virtual. RENOTE – RevistaNovasTecnologiasnaEducação.

Montassier, E., Hardouin, J. B., Segard, J., Batard, E., Potel, G., Planchon, B., et al. (2016). e-Learning versus lecture-based courses in ECG interpretation for undergraduate medical students: a randomized noninferiority study. Eur J Emerg Med

Nilsson, M., Bolinder, G., Held, C., Johansson, B., Fors, U., & Östergren, J. (2008). Evaluation of a web-based ECG-interpretation programme for undergraduate medical students. BMC Medical Education2008; 8:25.

Pastore, C. A., Pinho, J. A., Pinho, C., Samesima, N., Pereira Filho, H. G., Kruse, J. C. L., et al. (2016). III Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia Sobre Análise e Emissão de Laudos Eletrocardiográficos. ArqBrasCardiol; 106(4)1:1-23.

Piemme, T. E. (1988). Computer-assisted learning and evaluation in medicine. JAMA.

Pontes, P. A. I., Chaves, R. O., Castro, R. C., de Souza, É. F., Seruffo, M. C. R., & Francês, C. R. L. (2018). Educational Software Applied in Teaching Electrocardiogram: A Systematic Review. Biomed Res Int.

Sattar, Y., & Chhabra, L. (2021). Electrocardiogram. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; https://www.ncbi.nlm.ni h.gov/books/NBK549803/

Viljoen, C. A., Millar, R. S., Manning, K., & Burch, V. C. (2020). Effectiveness of blended learning versus lectures alone on ECG analysis and interpretation by medical students. BMC medical education, 20(1), 488.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Luana de Oliveira jacome Costa, Jalila de Arêdes Espindola, Victória de Cássia Ribeiro Corbelli, Leticia Grossi Baião, Lauren Felipe Monteiro, Thalyssa dos Santos Mendes, Jade Novaes Rocha, Mariana Moreira Drumond, Ana Victoria Santos Costa, Gabriella Simões Coelho, José Augusto Silva da Fonseca, Luciana Toffoli Lemos Luz