RELEVÂNCIA DE ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS E INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
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Palavras-chave

Educação Alimentar e Nutricional
Transtorno do Espectro Autista
Alimentação infantil

Como Citar

Priscylla Fernandes Vasconcelos Lino , L., Vieira, M. H. dos S., Izabele Xavier Guedes Martins , L., Fernandes Maia , B., Cileyne Pereira dos Santos , V., Nunes Frade , B., Alves Ferreira Moreira, D., Luiza Nóbrega de Almeida Marinho, J., Luiza Almeida Leandro, A., de Brito Alves , S., & do Nascimento Souza, F. (2024). RELEVÂNCIA DE ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS E INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(6), 1797–1811. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n6p1797-1811

Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por uma desorganização neural influenciado por múltiplos fatores genéticos, ambientais e imunológicos que desempenham um papel na sua patogênese, de modo a apresentar comprometimento no comportamento como deficiências na interação social, na linguagem, na comunicação e no jogo imaginativo, envolve um grupo de manifestações, como anormalidades metabólicas, inflamação intestinal, desequilíbrio imunológico, sintomas relacionados com o sistema gastrintestinal e problemas comportamentais. A intervenção nutricional tem um papel de suma importância no tratamento e evolução, sendo estudada como agente adjuvante da terapia da TEA, devido aos casos com melhoras significativas e diminuição dos sintomas, diminuindo carências  nutricionais e problemas associados. Este estudo buscou reunir informações acerca da relevância das estratégias nutricionais e das intervenções de educação nutricional no desenvolvimento de crianças com tea, a partir de uma revisão bibliográfica. Foi realizada uma busca de artigos publicados enre os anos de 2019 e 2024, nas bases de dados PubMed e Scielo, utilizando os termos de busca relevantes, como autismo, seletividade alimentar e comportamento alimentar. Foram incluídos estudos que abordassem especificamente a alimentação seletiva em crianças com TEA. Foram excluídos artigos duplicados, artigos que não abordavam a temática da pesquisa, estudos com amostras não representativas ou com métodos inadequados, restando em 11 artigos utilizados. Observou-se que intervenções nutricionais por meio de suplemento com nutrientes diversos, como probióticos, ômega 3, vitaminas do complexo B, vitamina D, carnitina, ácido fólico e carnosina, apresentou eficácia na redução de sintomas gastrointestinais destas crianças. prática de educação nutricional, para as crianças, pais e profissionais, é primordial no tratamento da seletividade alimentar apresentada pelas mesmas e que as estratégias nutricionais e comportamentis corretas contribuem para melhores escolhas alimentares, auxiliando em um desenvolvimento mais saudável, destacando a educação nutricional como importante meio de promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida de crianças com TEA.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n6p1797-1811
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