Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) configura-se como uma estratégia fundamental para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis desde a infância. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre ações de EAN desenvolvidas em ambientes escolares com crianças e adolescentes. As buscas foram realizadas nas bases BVS, PubMed e SciELO, com descritores em português e inglês, incluindo publicações entre 2019 e 2024. Os resultados apontam que a escola é um espaço privilegiado para práticas educativas que promovem hábitos alimentares saudáveis, especialmente quando as ações envolvem atividades lúdicas, interativas e alinhadas à realidade dos estudantes. Evidenciou-se também que barreiras socioeconômicas impactam diretamente a efetividade das intervenções, reforçando a necessidade de estratégias inclusivas e adaptadas ao contexto local. Projetos de extensão universitária mostraram-se eficazes na promoção da saúde e na articulação entre escola, universidade e comunidade.
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