DETRIMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ENSAIO FILOSÓFICO PARA UMA PEDAGOGIA DA PLURIDIVERSIDADE
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Palavras-chave

Educação; Pluriversalidade; Detrimento da educação.

Como Citar

Souza , Érica M. M. de, Soares , D. C., Vieira, J. L., Junior , E. B. de L., Junior, A. S. C. B., Mendes , I. R. dos S., Carvalho , M. P. de, Coelho , S. R., Ribeiro , E. F. de S., Dutra , J. T., Oliveira , R. G. de A., & Gonçalves, T. R. (2024). DETRIMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ENSAIO FILOSÓFICO PARA UMA PEDAGOGIA DA PLURIDIVERSIDADE. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(6), 269–288. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n6p269-288

Resumo

No cenário da educação brasileira, a busca por uma abordagem pluriversal emerge como um caminho crucial. A reflexão sobre as tensões entre igualdade e diferença destaca a necessidade de superar práticas marginalizadoras, em sintonia com a exclusão e "denigração" educacional. A crítica à "educação bancária" ressalta a importância da participação ativa e do pensamento crítico dos alunos, enquanto a filosofia decolonial propõe uma reavaliação profunda das estruturas de poder e conhecimento. Nesse contexto, a pluriversalidade na educação não apenas celebra a diversidade, mas impulsiona uma transformação autêntica, valorizando vozes diversas e promovendo a inclusão. No Brasil, um país rico em culturas e desigualdades, a pluriversalidade é uma resposta para construir uma educação mais justa, equitativa e conectada às complexidades da sociedade brasileira.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n6p269-288
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Referências

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