Resumo
Mídias sociais são plataformas digitais que facilitam a interação e o compartilhamento de informações entre os usuários por meio da criação e disseminação de conteúdo. Nesse contexto, nos últimos anos, se destacaram como ferramentas valiosas e versáteis na área da educação médica. Entre as diversas vantagens oferecidas, destacam-se o acesso a informações atualizadas em tempo real, a participação em discussões acadêmicas globais, a troca de pesquisas e práticas inovadoras, além de promover uma educação mais interativa e personalizada. Este cenário promissor sinaliza para um futuro em que a educação médica se torna mais dinâmica, acessível e interconectada. Diante disso, este estudo objetiva investigar a estrutura intelectual da literatura sobre o uso de mídias digitais na graduação médica, para tanto o método bibliométrico foi o elegível. A delimitação temporal contemplou o período de 2004 a 2024. A coleta de dados foi realizada entre os meses de abril e maio de 2024 e processada a busca nas bases de dados U.S. National Library of Medicine/PUBMED, Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A amostra final constituiu-se por 31 manuscritos. Os resultados mostraram que a maioria dos artigos são de origem dos Estados Unidos da América, a revista com o maior número de publicações foi a Revista BMC Medical Education, o ano em destaque foi 2020, em sua maioria na língua inglesa e com abordagem qualitativa. No mais, o número de autores variou entre 4 a 6, ademais, a temática central na maioria dos estudos contemplou o uso de mídias sociais como auxiliadoras no processo formador de estudantes da graduação de medicina. Espera-se, por fim, que esse trabalho possa contribuir significativamente para o campo da graduação médica ao abrir caminho para novas pesquisas sobre o uso de mídias sociais como ferramenta de ensino e aprendizagem, aumentando assim o interesse e a visibilidade do tema.
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