Uso de Mídias Sociais Como Ferramenta Para a Educação Médica
PDF

Palavras-chave

mídias sociais
graduação médica
educação médica
práticas inovadoras
disseminação de conhecimento

Como Citar

Siqueira Soares, A. J., Dantas Medeiros da Silva, K., de Lucena Xavier, I., Medeiros, A. F., & Nunes Alves de Sousa, M. (2024). Uso de Mídias Sociais Como Ferramenta Para a Educação Médica. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(5), 2183–2206. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n5p2183-2206

Resumo

Mídias sociais são plataformas digitais que facilitam a interação e o compartilhamento de informações entre os usuários por meio da criação e disseminação de conteúdo. Nesse contexto, nos últimos anos, se destacaram como ferramentas valiosas e versáteis na área da educação médica. Entre as diversas vantagens oferecidas, destacam-se o acesso a informações atualizadas em tempo real, a participação em discussões acadêmicas globais, a troca de pesquisas e práticas inovadoras, além de promover uma educação mais interativa e personalizada. Este cenário promissor sinaliza para um futuro em que a educação médica se torna mais dinâmica, acessível e interconectada. Diante disso, este estudo objetiva investigar a estrutura intelectual da literatura sobre o uso de mídias digitais na graduação médica, para tanto o método bibliométrico foi o elegível. A delimitação temporal contemplou o período de 2004 a 2024. A coleta de dados foi realizada entre os meses de abril e maio de 2024 e processada a busca nas bases de dados U.S. National Library of Medicine/PUBMED, Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A amostra final constituiu-se por 31 manuscritos. Os resultados mostraram que a maioria dos artigos são de origem dos Estados Unidos da América, a revista com o maior número de publicações foi a Revista BMC Medical Education, o ano em destaque foi 2020, em sua maioria na língua inglesa e com abordagem qualitativa. No mais, o número de autores variou entre 4 a 6, ademais, a temática central na maioria dos estudos contemplou o uso de mídias sociais como auxiliadoras no processo formador de estudantes da graduação de medicina. Espera-se, por fim, que esse trabalho possa contribuir significativamente para o campo da graduação médica ao abrir caminho para novas pesquisas sobre o uso de mídias sociais como ferramenta de ensino e aprendizagem, aumentando assim o interesse e a visibilidade do tema.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n5p2183-2206
PDF

Referências

AGOPYAN, V. et al. Nos países desenvolvidos, o dinheiro que financia a ciência na universidade é público [Depoimento a Luiza Caires]. Jornal da USP. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/nos-paises-desenvolvidos-o-dinheiro-que-financia-a-ciencia-e-publico/. Acesso em: 22 maio 2024.

ALSURAIHI, A. K. et al. Use of social media in education among medical students in Saudi Arabia. Korean Journal of Medical Education, v. 28, n. 4, p. 343, 2016.

AZER, S. A. et al. Accuracy and readability of cardiovascular entries on Wikipedia: are they reliable learning resources for medical students?. BMJ Open, v. 5, n. 10, p. e008187, 2015.

BICKERDIKE, A. et al. Learning strategies, study habits and social networking activity of undergraduate medical students. International Journal of Medical education, v. 7, p. 230, 2016.

BROWN, A. et al. Does the medium matter? Evaluating the depth of reflective writing by medical students on social media compared to the traditional private essay using the REFLECT rubric. Western Journal of Emergency Medicine, v. 21, n. 1, p. 18, 2020.

BUHAGIAR, R. et al. A pilot study to assess the impact of Aboriginal and Torres Strait Islander cultural humility webinars on Australian medical school students. BMC Medical Education, v. 23, n. 1, p. 626, 2023.

CELESTINO, M. S. et al. As mídias sociais no contexto da educação superior. Informática Na Educação: Teoria & Prática, v. 22, n. 2, 2019.

CINTRA, P. R.; DA SILVA, M. D. P.; FURNIVAL, A. C. Uso do inglês como estratégia de internacionalização da produção científica em Ciências Sociais Aplicadas: estudo de caso na SciELO Brasil. Em Questão, p. 17-41, 2020.

CHAMBERS, J. et al. Online medical education using a Facebook peer-to-peer learning platform during the COVID-19 pandemic: a qualitative study exploring learner and tutor acceptability of Facebook as a learning platform. BMC Medical Education, v. 23, n. 1, p. 293, 2023.

CHANDRASINGHE, P. C. et al. A novel structure for online surgical undergraduate teaching during the COVID-19 pandemic. BMC Medical Education, v. 20, p. 1-7, 2020.

CHRETIEN, K. C. et al. A digital ethnography of medical students who use Twitter for professional development. Journal of General Internal Medicine, v. 30, p. 1673-1680, 2015.

CLEMENTI, J. A. et al. Mídias sociais e redes sociais: conceitos e características. SUCEG-Seminário de Universidade Corporativa e Escolas de Governo, v. 1, n. 1, p. 455-466, 2017.

COLE, D. et al. Using social media to support small group learning. BMC Medical Education, v. 17, p. 1-7, 2017.

COLEMAN, E.; O’CONNOR, E. The role of WhatsApp® in medical education; a scoping review and instructional design model. BMC Medical Education, v. 19, p. 1-13, 2019.

CORDOS, A. A. et al. iGeneration’s social media usage in retrieving information related to healthcare education: a web-based survey among Italian and Romanian undergraduate medical students. Annali dell'Istituto Superiore di Sanità, v. 55, n. 1, p. 34-40, 2019.

DA COSTA, G. G.; ALVES, C. L.; LUIZETI, B. O.. Os Princípios de Hong Kong e sua importância para o ecossistema científico atual. Journal of Evidence-Based Healthcare, v. 2, n. 2, p. 159-166, 2020.

DE SOUSA, M. N. A.; ALMEIDA, E. P. O.; BEZERRA, A. L. D. Bibliometrics: what is it? What is it used for? And how to do it?. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 2, p. e3042-e3042, 2024.

FERNANDES, F. Instrumentos de avaliação de cursos e instituições de educação superior, elaborados no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), entre 2006 e 2015. Nota Técnica, v. 1, 2017.

FISCHER, Q. et al. Social network as teaching material in medical school: Review and perspectives. Archives of Cardiovascular Diseases, v. 111, n. 2, p. 71-73, 2018.

FLORES, P. H. C. et al. O elo entre a educação médica e as mídias sociais como ferramenta de ensino: uma revisão narrativa. Brazilian Medical Students, v. 5, n. 8, 2021.

FORMENTIN, C. N.; LEMOS, M. Mídias sociais e educação. Simpósio Sobre Formação, 2011.

FRASER, M. T. D.; GONDIM, S. M. G. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 14, p. 139-152, 2004.

GARCIA, R. Produção científica brasileira caiu 7,4% no ano passado, a maior queda entre 51 países. O Globo: São Paulo, 24 set. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/07/24/producao-cientifica-brasileira-diminui-pela-primeira-vez.ghtml. Acesso em: 22 maio 2024.

GEORGE, D. R.; DELLASEGA, C. Use of social media in graduate-level medical humanities education: Two pilot studies from Penn State College of Medicine. Medical Teacher, v. 33, n. 8, p. e429-e434, 2011.

GUCKIAN, J. et al. Social media in undergraduate medical education: A systematic review. Medical Education, v. 55, n. 11, p. 1227-1241, 2021.

HERWECK, A. M. et al. A Medical Student's Perspective on Social Media in the Surgical Field. Annals of Surgery, v. 272, n. 2, p. 234-235, 2020.

KROHN, K. M. et al. Introducing mass communications strategies to medical students: A novel short session for fourth-year students. Academic Medicine, v. 97, n. 7, p. 999-1003, 2022.

LATIF, M. Z. et al. Use of smart phones and social media in medical education: trends, advantages, challenges and barriers. Acta Informatica Medica, v. 27, n. 2, p. 133, 2019.

LIE, D. et al. “Being the best we can be”: medical students’ reflections on physician responsibility in the social media era. Academic Medicine, v. 88, n. 2, p. 240-245, 2013.

LIN, M.; SHERBINO, J. Creating a virtual journal club: a community of practice using multiple social media strategies. Journal of Graduate Medical Education, v. 7, n. 3, p. 481-482, 2015.

LUU, N. N. et al. Assessment of YouTube as an educational tool in teaching key indicator cases in otolaryngology during the COVID-19 pandemic and beyond: neck dissection. Journal of Surgical Education, v. 78, n. 1, p. 214-231, 2021.

MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais-aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, v. 30, p. 71-81, 2001.

MARTIN, A. et al. Continuing medical and student education in dermatology during the coronavirus pandemic–a major challenge. JDDG: Journal der Deutschen Dermatologischen Gesellschaft, v. 18, n. 8, p. 835-840, 2020.

MORANO, A. C. M. S. et al. Indicadores de revistas anatômicas: desafios e perspectivas. Revista O Anatomista, v. 1, n. VII, p. 22–26, 2023.

MUSTAFA, A. G. et al. Using YouTube to learn anatomy: Perspectives of Jordanian medical students. BioMed Research International, v. 2020, 2020.

PAULINO, D. B. et al. WhatsApp® como recurso para a educação em saúde: contextualizando teoria e prática em um novo cenário de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, p. 171-180, 2018.

PICKERING, J. D.; BICKERDIKE, S. R. Medical student use of Facebook to support preparation for anatomy assessments. Anatomical Sciences Education, v. 10, n. 3, p. 205-214, 2017.

PORTO, C. A Internet e a cultura científica no Brasil: Difusão de ciência [online]. Salvador: Edufba, 2009. p. 149-165. Disponível em: https://books.scielo.org/id/68/pdf/porto-9788523209124-08.pdf. Acesso em: 22 maio 2024.

TRACTICA. Healthcare Artificial Intelligence Software, Hardware, and Services Market to Surpass $34 Billion Worldwide by 2025, According to Tractica, 2018. Disponível em: https://www.businesswire.com/news/home/20180827005149/en/. Acesso em: 17 maio. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Karen Dantas Medeiros da Silva, Ana Júlia Siqueira Soares, Ana Flávia Medeiros, Igor de Lucena Xavier, Milena Nunes Alves de Sousa