Resumo
Este estudo investigou incidência de lepra nas regiões brasileiras no lapso de tempo entre 2019 e 2023. A hanseníase é uma infecção granulomatosa crônica, também conhecida como lepra. A lepra é uma doença infecciosa causada pelo bacilo álcool resistente Mycobacterium leprae, que causa patologia que afeta a pele com lesões características, Sistema Nervoso Periférico (SNP) e órgãos internos. Este estudo tem como objetivo avaliar a incidência nos últimos 5 anos de casos de hanseníase nas regiões brasileiras, na população adulta. Assim, se poderá formar políticas de saúde públicas e intervenções direcionadas à prevenção e controle de saúde relacionado com a lepra em todas as regiões do Brasil. Este é um estudo epidemiológico descritivo. Foram analisados dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde do Brasil. Foi empregado como instrumento, a pesquisa de caráter bibliográfico, utilizando como base de dados MEDLINE, PUBMED, LILACS e SciELO. Os participantes selecionados foram pacientes adultos masculinos e femininos de todas as regiões do Brasil, no período de 2019 a 2023. Foram elaborados relatórios do ano de diagnostico e registro para lepra, considerando variáveis como a região de realização do exame, faixa etária e diagnósticos de lepra. A análise da frequência de diagnósticos de hanseníase no Brasil entre 2019 e 2023 indica uma tendência geral de declínio no número de casos após 2019. No entanto, ainda é crucial manter esforços contínuos de conscientização, detecção precoce e acesso aos serviços de saúde.
Referências
ARAÚJO, M. G. Hanseníase no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 36(3):373-382, mai-jun, 2003.
BLUTEAU, D. Raphael. Vocabulário português e latino. v.7. Lisboa: Paschoal da Silva. 1720.
GOULART, I. M. B.; et al. Imunopatologia da hanseníase: a complexidade dos mecanismos da resposta imune do hospedeiro ao Mycobacterium leprae. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 35(4): 365-375, jul-ago, 2002.n.
INCA - Instituto Nacional de Câncer. Resolução CNS 466/12. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/legislacao/resolucao-cns-466-12. Acesso em 29 de novembro de 2023.
MENDONÇA, V. A.; et al. Imunologia da hanseníase. An Bras Dermatol. 2008;83(4):343-50. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abd/a/tLJZgCGdYrsP5kwZQqKVP9s/ Acesso em 29 de novembro de 2023.
Ministério da Saúde. Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan Net do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinannet/cnv/hanswbr.def. Acesso em 15 de novembro de 2023.
STEINMANN P.; et al. O impacto a longo prazo do programa de Profilaxia Pós-Exposição da Hanseníase (LPEP) na incidência da hanseníase: um estudo de modelagem. PLoS Negl Trop Dis. 2021;15(3):e0009279. doi: 10.1371/journal.pntd.000927
PEDRO, H. da S. P.; et al. Hanseníase e laboratório: uma interação desafiadora. BEPA 2014;11(126):1-14. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38223 Acesso em 25 de novembro de 2023.
ZAMPARONI, Valdemir. Lepra: doença, isolamento e segregação no contexto colonial em Moçambique. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.13- 39. Disponível em: scielo.br/j/hcsm/a/85mKFdZS89CRYZMCr75p3NK/?format=pdf Acesso em 29 de novembro de 2023.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Lucas Santos Sousa, Soraya Martins Mendes Vieira, Evile Cristina Silva Rabelo, Janessa Moura dos Santos, Ana Lícia Araújo da Silva, Gabriella da Silva Barros, Isabella Ferreira Nascimento, Geovana Ponciano Mendonça , Fabiana de Morais, Anísia Ferreira de Lima , Larissa da Fonseca Guimarães , Tercília Maria Sousa Soares, Erick Silva Freire , Rosane Cristina Mendes Gonçalves, Marcos Antônio Silva Batista