Resumo
Introdução: A cirurgia cardíaca é um procedimento complexo que requer cuidados intensivos no período pós-operatório a fim de garantir uma recuperação adequada e prevenir complicações. A assistência de enfermagem desempenha um papel crucial nesse contexto, fornecendo cuidados especializados, monitoramento contínuo, intervenções direcionadas para promover a estabilidade hemodinâmica, prevenir infecções, manejar a dor e facilitar a reabilitação do paciente. Objetivo: Analisar a assistência de enfermagem no período pós-operatório de cirurgia cardíaca, destacando as intervenções realizadas pela equipe de enfermagem para promover a recuperação dos pacientes. Métodos: Trata-se de um artigo de revisão integrativa da literatura nas bases de dados SciELo e BIREME. Resultados: A assistência de enfermagem no período pós-operatório de cirurgia cardíaca envolve uma série de intervenções que visam garantir a estabilidade do paciente, prevenir complicações e promover uma recuperação adequada. Conclusão: O processo de enfermagem como metodologia de trabalho contribui para uma assistência de qualidade, relacionada nas orientações necessárias para cada caso, e para melhor assistência sobre cuidados envolvendo pacientes, familiares e a enfermagem.
Referências
BRASIL, M. et al. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. [s.l: s.n.].
BUENO, F. R. et al. Capacidade de exercício e seu valor prognóstico no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Fisioterapia em Movimento, v. 25, n. 4, p. 839–847, dez. 2012.
DUARTE, S. DA C. M. et al. O cuidado de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca: um estudo de caso. Escola Anna Nery, v. 16, n. 4, p. 657–665, dez. 2012.
DAHER, M. et al. Parada cardíaca súbita em anestesia geral como a primeira manifestação da origem anômala de artéria coronária esquerda. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 62, n. 6, p. 881–884, dez. 2012.
FERNANDA MARINHO MANGIONE; NUNES, T.; PAULO SAMPAIO GUTIERREZ. Caso 05/12: mulher de 67 anos portadora de hipertensão arterial e fibrilação atrial com choque seguido de parada cardíaca sem pulso dois meses após cirurgia para correção de aneurisma de aorta ascendente. Arquivos Brasileiros De Cardiologia, v. 99, n. 5, p. 153–158, 1 nov. 2012.
MAGALHÃES, M. G. P. DE A. et al. Mediastinite pós-cirúrgica em um Hospital Cardiológico de Recife: contribuições para a assistência de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, n. 4, p. 865–871, ago. 2012.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Leticia Ferreria Gomes, Michele Alves Primo, Gislayne da Silva, Lauhanda Primo Borges, Márlin Alves de Oliveira e Faria, Henrique de Melo Bordoni, Leandro da Silva Gomes , Núbia Lafaiete Dias da Silva, Heloisa Marilak Alves Veloso, Vinícius Oliveira Cunha Nogueira, Rebeca Mariana Alvim Morais, Wislane Leite Machado