Análise das habilidades avaliadas na entrevista das seleções nacionais de residência médica
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Palavras-chave

Avaliação educacional, Entrevista, Medicina, Internato e Residência.

Como Citar

Resende, L. T. de, Lima, L. B. A. de, & Bispo, L. (2024). Análise das habilidades avaliadas na entrevista das seleções nacionais de residência médica. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(2), 115–125. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n2p115-125

Resumo

 

Introdução: A necessidade de especialização médica mediante a complexidade das demandas em saúde faz com que as residências médicas sejam a primeira opção para a pós-graduação. Tal premissa fomenta a necessidade de preparo prévio para seleção pelos acadêmicos de medicina, sejam para as etapas objetivas, como as de análise de competências e habilidades. A entrevista, por possuir um caráter mais subjetivo, é um critério a ser trabalhado com peculiaridade, de forma a impactar na classificação do candidato. Objetivo: Caracterizar as habilidades avaliadas nas entrevistas das seleções brasileiras de residência médica. Método: Estudo transversal, de abordagem mista, realizado com base em um roteiro estruturado de pesquisa dos editais nacionais recentes de residência médica, publicados pelas instituições de ensino. Foi utilizado como base da pesquisa o Resmédica, site com informações atuais quanto aos editais de residência médica. Resultados: Dos 351 editais, 182 (52%) contém a entrevista como critério avaliativo. São avaliadas habilidades técnicas (hard skills) e não técnicas (soft skills), tais como a argumentação curricular, leitura e interpretação da língua inglesa e raciocínio crítico-reflexivo. Conclusão: As habilidades avaliadas nas entrevistas das seleções de residência médica se dividem em habilidades técnicas, voltadas ao conhecimento do profissional e à qualidade do currículo apresentado, e habilidades não técnicas, tais como a capacidade de resolver problemas, raciocínio crítico-reflexivo, comprometimento, trabalho em equipe e afins.

 

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n2p115-125
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