NEUROCIÊNCIA E TDAH: EXPLORANDO CONEXÕES CEREBRAIS E AVANÇOS EM INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS
PDF

Palavras-chave

Neurociência, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, Abordagens terapêuticas, Bases neurais.

Como Citar

Pantoja, A. F., Leite , J. P., Paula, L. C. de, Salge, C. B. F., Mattos, T. B. de, Reis , G. Ávila, Schiavoni , L. C., Israel , T. de S., Bertogna , A. C. B., Aguiar, J. B., Miranda, D. P. L., Santos, M. do N., Brito , M. L. de, & Magalhães, P. D. S. (2024). NEUROCIÊNCIA E TDAH: EXPLORANDO CONEXÕES CEREBRAIS E AVANÇOS EM INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(1), 471–490. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n1p471-490

Resumo

A temática envolvendo a neurociência e o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é complexa e multifacetada, além de envolver o entendimento das bases neurais e como cada região é afetada e interferida, também é possível a partir disso desenvolver melhores e eficientes processos terapêuticos que ajudem na melhora significativa na qualidade de vida de cada indivíduo. Objetivo: Entender a relação entre a neurociência e o TDAH, além de abordar os melhores caminhos terapêuticos. Metodologia: A busca bibliográfica para realização da revisão integrativa foi conduzida em bases de dados especializadas, PubMed e Scopus, utilizando uma combinação de termos controlados e não controlados relacionados à neurociência, TDAH e intervenções terapêuticas, os Mesh usados: “Attention Deficit Disorder with Hyperactivity”; “Neurociencia Cognitiva”; “Mental Health”. Resultados: Os múltiplos sistemas neurais e  neurotransmissores afetados nesse processo causam impactos no sistema nervoso e com isso surge a importância de desenvolvimento de abordagens terapêuticas. Desse modo, os principais pontos de impacto são córtex pré-frontal, sistema dopaminérgico, núcleo estriado e rede atencional. Cada região afetada causa uma série de mudanças confirmando a teoria que o TDAH é uma condição neurobiológica. 

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n1p471-490
PDF

Referências

Abreu JNS. Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade [Internet]. teses.usp.br. 2007 [cited 2023 Dez 3]. Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-08012008-160148/pt-br.php

BASES NEUROBIOLÓGICAS DO TDAH: o olhar da Neurociência em crianças com problemas de aprendizado – Avanços & Olhares [Internet]. [cited 2023 Dez 3]. Available from: https://revista.institutoiesa.com/arquivos/1661

Castro CXL, de Lima RF. Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. Revista Psicopedagogia [Internet]. 2018;35(106):61–72. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862018000100008

Causas Neurológicas e Inovações: O que a neurociência nos revela - UPMEN [Internet]. 2023 [cited 2023 Dez 3]. Available from: https://www.upmen.com.br/blog/causas-neurologicas-e-inovacoes-o-que-a-neurociencia-nos-revela/

Couto T de S, de Melo-Junior MR, de Araújo Gomes CR. Aspectos Neurobiológicos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Uma Revisão. Ciências & Cognição [Internet]. 2010 Apr 1;15(1):241–51. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212010000100019

Dias DQ. Como a neurociência explica a meditação no auxílio do processo de aprendizagem de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção – TDAH. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento [Internet]. 2023 Jan 3 [cited 2023 Dez 3];04(12):94–107. Available from: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/meditacao-no-auxilio

Luzia JC, Silva JLT da. A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA PARA O MANEJO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). Anais do Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL [Internet]. 2022 [cited 2023 Dez 3];(4):10–0. Available from: https://anais.uel.br/portal/index.php/proensino/article/view/1785

RETOMANDO O TDAH: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS QUE AINDA PERSISTEM EM TORNO DE UM VELHO TEMA-por Elisabete Castelon Konkiewitz – NEUROCIÊNCIAS EM DEBATE [Internet]. Cienciasecognicao.org. 2018 [cited 2023 Dez 3]. Available from: https://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/arquivos/4179

Stroh JB. TDAH - diagnóstico psicopedagógico e suas intervenções através da Psicopedagogia e da Arteterapia. Construção psicopedagógica [Internet]. 2010 Dec 1;18(17):83–105. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200007

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DANNA PAES DE BARROS DE LUCCIA [Internet]. Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-06112014-123923/publico/DeLuccia_corrigida.pdf

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Andreyson Farias Pantoja, Jéssica Pinheiro Leite , Luiza Corsino de Paula, Carolina Bugiato Faria Salge, Tamyres Bernardini de Mattos, Guilherme Ávila Reis , Lara Cabral Schiavoni , Tháles de Souza Israel , Ana Carolina Bertoluci Bertogna , Julliana Barroso Aguiar, Deborah Patrão Luiz Miranda, Mylena do Nascimento Santos, Myllena Lucena de Brito , Patrícia De Souza Magalhães