Resumo
Introdução: condições psiquiátricas em pacientes com queixas gastrointestinais representam um desafio clínico complexo, exigindo uma abordagem integral das questões de saúde, tanto psíquicas quanto físicas. Objetivo: relatar a presença de comorbidades psiquiátricas em pacientes com queixas gastrointestinais e enfatizar a importância da abordagem baseada no modelo biopsicossocial, tanto na assistência ao paciente quanto na educação médica. Método: relato de experiência construído acerca da história de um caso conduzido por estudantes do oitavo semestre de Medicina em uma clínica de Gastroenterologia. Resultado e conclusão: é necessário a prática de uma abordagem multidisciplinar na medicina, ainda mais para pacientes com queixas gastrointestinais, pois tais sintomas estão presentes diversas vezes com questões psiquiátricas. Isso ressalta a importância da formação médica com a prática da medicina centrada na pessoa.Referências
Góralczyk-Bińkowska A, Szmajda-Krygier D, Kozłowska E. The Microbiota-Gut-Brain Axis in Psychiatric Disorders. Int J Mol Sci [Internet]. 2022 Oct 1 [cited 2023 Sep 27];23(19). Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36232548/
Folks DG. The interface of psychiatry and irritable bowel syndrome. Curr Psychiatry Rep [Internet]. 2004 [cited 2023 Sep 27];6(3):210–5. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15142474/
Gao F, Guo R, Ma Q, Li Y, Wang W, Fan Y, et al. Stressful events induce long-term gut microbiota dysbiosis and associated post-traumatic stress symptoms in healthcare workers fighting against COVID-19. J Affect Disord [Internet]. 2022 Apr 15 [cited 2023 Sep 27];303:187–95. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35157946/
Silva BMF da, Lima AC da C, Santos LS dos, Brito ANM de. Association of intestinal microbiota with anxiety and depression disorder. Research, Society and Development [Internet]. 2021 Apr 17 [cited 2023 Sep 18];10(4):e45210414316–e45210414316. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14316
Ellis G, Sevdalis N. Understanding and improving multidisciplinary team working in geriatric medicine. Age Ageing [Internet]. 2019 Jul 1 [cited 2023 Sep 27];48(4):498–505. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30855656/
Luiz F, Marco PI, Da A, Ii R. O relatório Flexner: para o bem e para o mal. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2008 Dec [cited 2023 Sep 18];32(4):492–9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/QDYhmRx5LgVNSwKDKqRyBTy/
Stewart M, Belle Brown J, Weston WW, McWhinney IR, McWilliam CL, Freeman TR. Medicina Centrada na Pessoa: Transformando o Método Clínico. Artmed; 2021.
Ministério da Educação. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA.
Söderquist F, Syk M, Just D, Kurbalija Novicic Z, Rasmusson AJ, Hellström PM, et al. A cross-sectional study of gastrointestinal symptoms, depressive symptoms and trait anxiety in young adults. BMC Psychiatry [Internet]. 2020 Dec 1 [cited 2023 Sep 27];20(1):1–10. Available from: https://link.springer.com/articles/10.1186/s12888-020-02940-2
Ribeiro DF, Pieri VC de, Pieri VC de, Oliveira TP de, Oliveira TP de, Lew JVR, et al. CONTEXTO BIOPSICOSSOCIAL DA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL E SUA ABORDAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Anais da Mostra Científica do Programa de Interação Comunitária do Curso de Medicina [Internet]. 2022 Nov 29 [cited 2023 Sep 27];5(0). Available from: https://www.periodicos.univag.com.br/index.php/picmed/article/view/2174
Decety J. Empathy in Medicine: What It Is, and How Much We Really Need It. Am J Med [Internet]. 2020 May 1 [cited 2023 Sep 18];133(5):561–6. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31954114/
Reyes XP. REVOLUCIÓN FLEXNERIANA Y SU INFLUENCIA EN LA EDUCACIÓN MÉDICA. Revista Científica de la Escuela Universitaria de las Ciencias de la Salud [Internet]. 2019 Dec 30 [cited 2023 Sep 27];6(2):61–72. Available from: https://camjol.info/index.php/RCEUCS/article/view/9765
Rios IC, Braga C, Ii S. A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos Estudantes. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2015 Sep [cited 2023 Sep 18];39(3):401–9. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/gTydDcCgK9NHfWJVDR4R6Fc/abstract/?lang=pt
IGDA Workgroup W. IGDA. 2: Interviewing the patient. The British Journal of Psychiatry. 2003;182(S45):s42–3.
Fragkos KC, Crampton PES. The Effectiveness of Teaching Clinical Empathy to Medical Students: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Acad Med [Internet]. 2020 Jun 1 [cited 2023 Sep 18];95(6):947–57. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31688037/
Doring J. Medicina Baseada em Empatia: vendo através do olhar do outro . 2019.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Andressa Goldman Ruwel, Victoria Boeira Duarte, Flávia Céspedes Gurski , Gabriel Ferreira da Silva, Cristina Kroeff Schmitz Gibz, André Castagna Wortmann