Abstract
O atual cenário mundial impõe desafios a quem está ingressando no mercado de trabalho, os profissionais devem estimular ainda mais suas competências e habilidades, a fim de transformar oportunidades e vislumbrar não apenas uma única direção, mas sim, um arsenal de atrativos tornando o empreendedorismo uma ferramenta importante. Trata-se de estudo descritivo de caráter quantitativo, cujos dados foram coletados por meio de um questionário online no período de um ano. Neste estudo objetivou-se analisar a percepção quanto às habilidades empreendedoras nos discentes de graduação do curso de Medicina. Os dados da pesquisa indicam que os participantes: consideram que o ensino superior tradicional não os prepara financeiramente para o mercado de trabalho, não sabem diferenciar pessoa física (PF) de pessoa jurídica (PJ), não sabem como funciona um investimento de renda fixa. Ademais, os entrevistados escolheram uma modalidade de investimento que consistentemente rende menos que títulos públicos brasileiros com maior segurança. Embora os dados indiquem inabilidades em educação financeira, os entrevistados demonstraram interesse em aperfeiçoar esse campo do conhecimento, 70% planejam sua vida financeira e 83.2% pensam em ter o próprio consultório. Conclui-se que a falta de compreensão de conceitos financeiros básicos inibe o pleno desenvolvimento profissional do médico podendo limitar a capacidade de crescimento profissional dessa classe. Contudo, o elevado interesse em abrir o próprio consultório e se planejar financeiramente indicam uma demanda reprimida onde a educação tradicional poderia explorar e capacitar os futuros médicos promovendo sucesso profissional e estabilidade econômica.
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