EDUCAÇÃO CONTINUADA: A NECESSIDADE DE TREINAMENTO E EDUCAÇÃO CONTÍNUA PARA OS PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA EM LIBRAS.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Linguagem de sinais, Odontologia, Educação.

How to Cite

Omena, A. de A. A., Veríssimo, M. H. G., Sousa, A. R. S., Barbosa, E. R., Pereira, G. G. P., Gomes, J. V. de O. S., Alves, I. G. A., Neta, H. N. S. N., Souza, L. S. L. de S., Querino, E. M. da C., Mendonça, A. R. S., Dantas, A. L. da S., Pascaretta, M. C., & Barbosa, G. A. (2024). EDUCAÇÃO CONTINUADA: A NECESSIDADE DE TREINAMENTO E EDUCAÇÃO CONTÍNUA PARA OS PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA EM LIBRAS. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(11), 835–846. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n11p835-846

Abstract

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) vem se tornando cada vez mais importante em diferentes áreas profissionais. No caso do curso de Odontologia, o componente curricular é optativo e possui uma carga horária variada entre 20 à 80 horas. Sabendo da importância do estudo de sinais para que o profissional se torne apto a atender pacientes surdos e assim, proporcionando sua inclusão no serviço odontológico, se faz necessário o seu estudo. Contudo, grande parte dos dentistas não a dominam. Assim, se faz necessário a necessidade de treinamentos para esses profissionais, com um ensino que seja teórica/prática, a fim de aproximar o acadêmico ou profissional à realidade do paciente surdo. Para esta pesquisa, foram utilizadas as bases de dados eletrônica: U.S National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o livro Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos - Ronice Muller de Quadros. Além disso, foram utilizados dois descritores para a composição da chave de pesquisa, sendo os seguintes (MeSH/DeCS). A oferta de disciplinas relacionadas ao ensino de Libras em instituições de ensino superior (IES) é mais comum nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul do Brasil..  

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n11p835-846
PDF (Português (Brasil))

References

QUADROS, Ronice Müller de; BECKER KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. 2007.

CORRÊA, Ygor; CRUZ, Carina Rebello. Língua brasileira de sinais e tecnologias digitais. Penso Editora, 2019.

JONES, T.; CUMBERBATCH, K. Sign language in dental education—A new nexus. European Journal of Dental Education, v. 22, n. 3, p. 143-150, 2018.

DOS SANTOS, Rafaela Santos et al. A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 6, p. 23076-23085, 2022.

MOURA, Ana Beatriz Rodrigues et al. Ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de Odontologia: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e54311326830-e54311326830, 2022.

OLIVEIRA, Yanik Carla Araújo de et al. A língua brasileira de sinais na formação dos profissionais de enfermagem, fisioterapia e odontologia no estado da Paraíba, Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, p. 995-1008, 2012.

Ramos AP, Bortagarai FM. A comunicação não-verbal na área da saúde. Rev. CEFAC. 2012; 14(1):164-170.

Brasil, Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 [página na internet]. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. [Acesso em 27 de outubro de 2022]. Disponível em:https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5626-22-dezembro2005-539842-publicacao original-39399-pe.html.

Almeida IT, Dionísio DSM, Nunes LMN. Odontologia e Acessibilidade para os surdos: Uma pesquisa exploratória. Revista Interface – Integrando Fonoaudiologia e Odontologia, 2021; 2(2): 24-33.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 André Omena, Matheus Harllen, Ana Raquel, Enrick Rodrigues, Gabriela Gaião, João Vitor, Ivna Guimarães, Hyraildes Nogueira, Letícia Soares, Emile Micaelle, Alane Raiane, Ana Letícia, Mirella Carvalho Pascaretta, Gabriela Agra Barbosa