AS DIFICULDADES DA TRIAGEM DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS NA ATENÇÃO BÁSICA
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Palavras-chave

Acesso à Atenção Primária; Centros Comunitários de Saúde; Transtorno do Espectro Autista; Atitude do Pessoal de Saúde; Criança.

Como Citar

Zamba , M. A. D. S. Ângelo, Feitosa , D. M. S. S. C., Veras , I. D. J. A., Lima , L. R., Souza , G. G., Soares , N. T. S., Lopes , A. S. V., Oliveira , M. L. D., Silva , F. de M. A. M., Aragão , F. B. A., & Loyola , C. M. D. (2023). AS DIFICULDADES DA TRIAGEM DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS NA ATENÇÃO BÁSICA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(5), 4673–4691. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p4673-4691

Resumo

A revisão integrativa analisa o papel do médico de família e demais profissionais da atenção básica na identificação e cuidado do Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a importância da formação contínua e colaboração interdisciplinar. Analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde na condução da triagem do TEA na atenção básica, sob a perspectiva da equipe. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, abrangendo estudos publicados de 2013 a 2023. A pesquisa foi construída com base na estratégia PICO (Paciente, Intervenção, Comparação e Outcomes) e utilizou descritores em saúde relacionados ao TEA. Foram identificados 427 artigos, que passaram por critérios de elegibilidade. Os artigos selecionados foram lidos na íntegra, resumidos e os resultados organizados em um quadro. Foram selecionados dez estudos que abordaram facetas do cuidado e diagnóstico do TEA. Os resultados encontrados apontaram as dificuldades a serem superadas pelos profissionais da saúde, para que estes se sintam confiantes e capacitados a realizar a triagem e o diagnóstico de forma precoce: as complexidades das consultas médicas e questões relacionadas à remuneração dos profissionais de saúde e a necessidade de colaboração interdisciplinar. Esta revisão integrativa identificou a complexidade do diagnóstico e cuidado do TEA e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e colaborativa para melhorar o atendimento de crianças no espectro, enfatizando a necessidade de promover a capacitação e o suporte adequados aos profissionais de saúde na atenção primária para melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA e suas famílias.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p4673-4691
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Copyright (c) 2023 Mery Anne Dos Santos Ângelo Zamba , Daniela Maria Silva Santos Carvalho Feitosa , Isadora De Jesus Almeida Veras , Lucyneide Rocha Lima , Gabriela Gaspar Souza , Nicole Tifane Sampaio Soares , Angélica Silva Varão Lopes , Marcela Lobão De Oliveira , Flor de Maria Araújo Mendonça Silva , Francisca Bruna Arruda Aragão , Cristina Maria Douat Loyola