IMPLICAÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NA COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS
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Palavras-chave

COVID-19; Pandemias; Crescimento e desenvolvimento.

Como Citar

Santos, J. F. D., Mostarda, A. P. A., & Mostarda, C. T. (2023). IMPLICAÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NA COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(5), 2141–2152. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p2141-2152

Resumo

Introdução: Com a pandemia da COVID-19 vários países adotaram o distanciamento social como medida preventiva, que ocasionou no isolamento social das famílias, consequentemente, as crianças que estavam em curso do desenvolvimento da comunicação e linguagem tiveram esses processos retardados ou não iniciados. Objetivo: analisar os impactos do isolamento social durante a pandemia da COVID-19 na comunicação de crianças em São Luís - MA. Métodos: Adotou-se estudo observacional do tipo longitudinal de caráter retrospectivo avaliando prontuários fonoaudiológicos, sobre o comportamento comunicativo, de 15 crianças atendidas numa clínica fonoaudiológica, considerando-se a última e a primeira avaliação antes e após o isolamento social, respectivamente. As respostas foram analisadas em porcentagem e para análise estatística adotou-se teste não paramétrico quadrado. Resultados: Observa-se que houve diferenças significativa (P < 0,05) nos resultados obtidos pelas avaliações dos prontuários quanto aos aspectos de linguagem das crianças atendidas depois do isolamento social, as crianças passaram a não obedecer a ordens e comandos auditivos e visuais depois do isolamento, onde se observa aumento de 14% e diferiu significativamente (P < 0,05) antes do isolamento social. Ocorreu mudança significativa (P < 0,05) na relação das crianças que conseguiam às vezes se comunicar formando frases de 2 ou 3 palavras corretamente para não se comunicar depois do isolamento social, com diminuição de 36% para 14% das crianças que conseguiam às vezes se comunicar e aumento de 14% para 36% no quantitativo de crianças que não conseguem. Conclusão: O isolamento social durante a pandemia do COVID-19 influenciou negativamente na comunicação de crianças em São Luís – MA.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p2141-2152
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