Resumo
Diversas são as manifestações orais decorrente do tratamento oncológico, e nesse sentido a busca por estratégias de controle e tratamento das mesmas, que sejam aceitáveis e aplicáveis se faz necessária. Frente disso o objetivo desse artigo foi levantar as principais manifestações orais em pacientes oncológicos, bem como as implicações do uso do laser de baixa potência na patogenia dessas alterações. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados National Library of Medicine (Pubmed), Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde e Google acadêmico. Foram selecionados, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 8 artigos. As manifestações orais decorrentes do tratamento antineoplásico não diferem muito quando se pensa em faixas etárias, apesar da patogenia do câncer ser diferente entre crianças e adultos. A mucosite oral ainda figura como o principal efeito adverso no complexo estomatognático da terapia antineoplásica. Para o controle e tratamento desta alteração que pode impactar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos, o laser de baixa potência parece ser uma alternativa viável, haja vista seu potencial anti-inflamatório, analgésico e de bioestimulação tecidual, sem apresentar efeitos adversos e promover facilidade e aceitabilidade em sua aplicação. Os protocolos devem ser individualizados e o cirurgião-dentista deve ser capacitado e habilitado para sua aplicação, integrando de maneira permanente a equipe de cuidados oncológicos dos pacientes.
Referências
AMBRÓSIO, M.F.S. et al. Percepção dos docentes de um curso de odontologia sobre a terapia a laser de baixa intensidade. Rev. ABENO, Espirito Santo, p. 1-9, 2022.
BARREIRO, J.A. Cuidados bucais de pacientes oncológicos pediátricos e o uso da laserterapia no tratamento de mucosites. Rev. Bras. Odontol, Brasília, p 3-6, 2019.
BRASIL. Instituto Nacional do Câncer. Incidência de Câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Ministério da Saúde, Rio de Janeiro, p. 27-33, 2022.
BRASIL. Instituto Nacional do Câncer. Incidência de Câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Ministério da Saúde, Rio de Janeiro, p. 29-33, 2023.
BRASIL. Instituto Nacional do Câncer. Incidência, mortalidade e morbidade hospitalar por câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens no Brasil: Informações dos registros de câncer e do sistema de mortalidade. Ministério da Saúde, Rio de Janeiro, p. 35-39, 2016.
COLELLA, G. et al. Intervenções para a prevenção da mucosite oral em pacientes recebendo tratamento contra o câncer: evidências de ensaios clínicos randomizados. Curr Oncol, p. 4-6, 2023.
CPPAS. Protocolo de laserterapia de baixa potência da ses/df. Comissão Permanente de Protocolos de Atenção à Saúde. p.1-7, dez. 2019.
CURRA, M. et al. Protocolos quimioterápicos e incidência de mucosite bucal. Revisão integrativa. Einstein, p.1-9, São Paulo, 2018.
FURTADO, M.M. et al. Estudo epidemiológico do câncer infantojuvenil em centro de referência do oeste do Estado do Pará. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.5, n.1, p. 627-639 jan.-feb. 2022.
GUERRA. M.R. et al. Magnitude e variação da carga da mortalidade por câncer no Brasil e Unidades da Federação, 1990 e 2015. Rev. bras. Epidemiol, Juiz de Fora, p. 103-111, mai. 2017.
JÚNIOR, W.A.M. et al. A laserterapia na prevenção e tratamento da mucosite oral em oncologia pediátrica. Rev enferm UFPE on line, Recife, p. 2404-2406, 2016.
MACHADO, F.C. et al. Manifestações orais e condutas em pacientes oncológicos pediátricos: revisão da literatura. FOL • Faculdade de Odontologia de Lins/Unimep, p. 37-44, jan.-jun. 2017.
MOREIRA, F.C.L. Manual prático para uso dos lasers na odontologia. CEGRAF UFG Revisão, editoração e impressão. Goiânia, p. 23, 2020.
NETO, J.M.A.S. Aplicação da laserterapia de baixa intensidade na odontologia: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, Alagoas, p. 2-5, 2020
NEVES, L.J. et al. Avaliação do Efeito do Laser Preventivo na Mucosite Oral Quimioinduzida em Pacientes Submetidos a Altas Doses de Metotrexato. Rev. Bras. Cancerol. Barretos, v.67, p. 2-6, 2021.
OLIVEIRA, F.A.M. Indicaçoes de tratamentos da laserterapia de baixa intensidade na odontologia: uma revisão sistemática da literatura. Hu revista, Juiz de Fora, p. 85-96, 2018.
OLIVEIRA, M.S. Estimativa/2020 – Incidência de Câncer no Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia, [S. l.], v. 66, n. 1, p. e–00927, 2020.
RIBEIRO, I.M. et al. Efeito clínicos da fotobiomodulação como terapia adjuvante não-cirúrgica na periodontite crônica: uma revisão integrativa da literatura. Rev. Flum. Odontol, Rio de janeiro, p. 7-11, 2023.
SANTOS, J.T.L. et al. Fototerapia no tratamento da mucosite oral: uma revisão de literatura. Arquivos em odontologia, Paraíba, p 1-10, 2019.
SOARES, L.S. et al. Incidência e mortalidade das neoplasias malignas na região Nordeste/ Brasil no período de 1979 a 2016: uma Revisão Integrativa. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p.33262-33275, mar. 2021.
SPEZZIA, S. Mucosite oral em pacientes cancerosos submetidos a tratamento quimioterápico. Revista ciências e odontologia, São Paulo, p. 36-40, 2020.
STEPANIENCO, C.R. Eventos adversos na cavidade oral causados por radioterapia de cabeça e pescoço e quimioterapia. Universidade de passo fundo, Lages, p. 7-40, 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Débora Machado Souza, Fabrício Campos Machado