A eficácia da capacitação em suporte básico de vida para crianças em idade escolar e seus diferentes métodos: uma revisão sistemática.
PDF

Palavras-chave

Conhecimento
Crianças
Ressuscitação Cardiopulmonar

Como Citar

Ramalho , P. K., Almeida, L. V. T. de, Almeida , M. M., & Oliveira , A. E. C. de. (2025). A eficácia da capacitação em suporte básico de vida para crianças em idade escolar e seus diferentes métodos: uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 7(8), 598–614. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n8p598-614

Resumo

Introdução: O suporte básico de vida é a primeira linha em casos de parada cardiorrespiratória e outras emergências e consiste em procedimentos de fácil realização para a população leiga. A capacitação dessas práticas deve ser implementada para infanto-juvenis a fim de garantir melhores desfechos em emergências. Objetivos: Avaliar a eficácia da capacitação em Suporte Básico de Vida (SBV) para crianças em idade escolar e suas diferentes metodologias. Métodos: Foram analisados estudos que possuíam como desfecho a análise de metodologias no ensino de ressuscitação cardiopulmonar para crianças em ambiente escolar, tendo como referência a base de dados MedLine via PubMed, publicados entre agosto de 2018 e maio de 2024. Conclusão: Há expressiva relevância no ensinamento de ressuscitação cardiopulmonar para crianças, sendo esta uma prática que deve ser aplicada na população a fim de reduzir a mortalidade por eventos de emergência. Além disso, a revisão evidencia que métodos com ferramentas práticas e lúdicas, com uso de ferramentas condizentes com a idade, promovem melhores resultados, apesar da metodologia tradicional também ser eficaz. Ademais, há divergências nos estudos acerca da eficiência do autodidatismo em contraposição ao treinamento por profissionais da saúde. Conclui-se, por fim, que ainda não há estudos suficientes que comprovem o melhor método de ensino de SBV para crianças, mas que o treinamento é satisfatório e necessário, sendo seu incentivo primordial na comunidade.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n8p598-614
PDF

Referências

Maia ER, Gonçalves Júnior J, Lima EP, Campos W, Jovino EM, Fernandes FF, et al. Conhecimentos em Atenção Pré-Hospitalar e Suporte Básico de Vida por Estudantes Recém-ingressos de Medicina. Rev Bras Educ Med. 2014;38(1):59-64.

Gonzalez M, Timerman S, Gianotto-Oliveira R, Polastri T, Canesin M, Schimidt A, et al. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia [Internet]. 2013;101(2):01-221. Available from: https://www.scielo.br/j/abc/a/FzpcTtwTdpf8DDBYMS7vprr/?lang=pt#

Pergola AM, Araujo IEM. O leigo e o suporte básico de vida. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2009 Jun;43(2):335–42.

Frank SM, Becker M, Qi A, Geiger P, Frank UI, Rosedahl LA, et al. Efficient learning in children with rapid GABA boosting during and after training. Current Biology [Internet]. 2022 Dec 5;32(23):5022-5030.e7. Available from: https://www.cell.com/current-biology/fulltext/S0960-9822(22)01629-3

Martínez-Isasi S, García-Suárez M, De La Peña Rodríguez MA, Gómez-Salgado J, Fernández N, Méndez-Martínez C, et al. Basic life support training programme in schools by school nurses. Medicine. 2021 Apr 2;100(13):e24819.

Monteiro M de LRBP, Ferraz AIB, Rodrigues FMP. ASSESSMENT OF KNOWLEDGE AND SELF EFFICACY BEFORE AND AFTER TEACHING BASIC LIFE SUPPORT TO SCHOOLCHILDREN. Revista Paulista de Pediatria. 2021;39.

Abelairas-Gómez C, Martinez-Isasi S, Barcala-Furelos R, Varela-Casal C, Carballo-Fazanes A, Pichel-López M, et al. Training frequency for educating schoolchildren in basic life support: very brief 4-month rolling-refreshers versus annual retraining—a 2-year prospective longitudinal trial. BMJ Open. 2021 Nov;11(11):e052478.

Kesici S, Bayrakci Z, Birbilen AZ, Hanalioglu D, Öztürk Z, Teksam Ö, et al. Peer Education Model for Basic Life Support Training among High School Children: A Randomized Trial. Prehospital and Disaster Medicine. 2021 Jul 13;36(5):553–60.

Pedrazas-López D, de Pablo-Márquez B, Cunillera-Puértolas O, Almeda-Ortega J. RCParvulari training: A basic life support training methodology applied to 5-year-old students: Effectiveness in a cluster-randomized clinical trail. Anales de Pediatría (English Edition). 2023 Feb;98(2):99–108.

Süss-Havemann C, Kosan J, Seibold T, Dibbern NM, Daubmann A, Kubitz JC, et al. Implementation of Basic Life Support training in schools: a randomised controlled trial evaluating self-regulated learning as alternative training concept. BMC Public Health. 2020 Jan 13;20(1).

Doucet L, Lammens R, Hendrickx S, Dewolf P. App-based learning as an alternative for instructors in teaching basic life support to school children: a randomized control trial. Acta Clínica Belgica. 2018 Aug 14;74(5):317–25.

Spartinou A, Vlasios Karageorgos, Konstantinos Sorokos, Panagiota Darivianaki, Petrakis EC, Michalis Papapanagiotou, et al. Effects of peer-education training on cardiopulmonary resuscitation knowledge and skill retention of secondary school students: a feasibility study. BMJ Open [Internet]. 2024 Jun 1 [cited 2024 Oct 8];14(6):e075961–1. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC11168120/

Varela-Casal C, Abelairas-Gómez C, Otero-Agra M, Barcala-Furelos R, Rodríguez-Núñez A, Greif R. Teaching Basic Life Support to 5- to 8-Year-Old Children: A Cluster Randomized Trial. Pediatrics. 2021 Oct 1;148(4).

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Paula Kling Ramalho , Luisa Veiga Tucci de Almeida, Marina Mageste Almeida , Adriana Elisa Carcereri de Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.
1 1