TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DOS FATORES GENÉTICOS E AMBIENTAIS DO DIAGNÓSTICO
PDF

Palavras-chave

Interação gene-ambiente, Predisposição genética para doença, Transtorno de Personalidade Antissocial.

Como Citar

Marsura , A. M., Rangel , L. R., Guimarães , E. da C., Coimbra , R. B., Ferreira , V. M. F., Silva , G. O., Mendonça , T. B., Mendonça , T. B., Reis , P. V. D. dos, Lourenço , P. H., Pardin , E. P., & Hammerschmidt , R. M. (2023). TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DOS FATORES GENÉTICOS E AMBIENTAIS DO DIAGNÓSTICO. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(4), 2716–2726. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p2716-2726

Resumo

O Transtorno de Personalidade Antissocial é uma condição psiquiátrica complexa caracterizada por padrões persistentes de desrespeito pelos direitos dos outros, comportamentos impulsivos, falta de empatia e remorso, além de tendências para a manipulação e a enganação. A compreensão do Transtorno de Personalidade Antissocial envolve a análise cuidadosa de uma ampla gama de fatores, incluindo fatores genéticos e ambientais, que desempenham um papel fundamental no seu desenvolvimento e diagnóstico. O presente artigo consiste em uma revisão integrativa, no qual tem como objetivos discorrer acerca dos fatores genéticos e ambientais que influenciam no diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial, mediante considerações acerca da patologia e da interseção entre eles, no intuito de ampliar os conhecimentos da sociedade, de estudantes e profissionais da área acerca do tema em questão. Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foi realizada uma pesquisa dos tipos básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica, nas bases de dados. Os fatores genéticos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do Transtorno de Personalidade Antissocial. Estudos científicos têm apontado que a predisposição genética é um dos componentes-chave para a compreensão desse transtorno complexo. Os fatores ambientais exercem um papel de extrema importância no desenvolvimento do Transtorno de Personalidade Antissocial. Eles constituem influências externas que moldam a maneira como os indivíduos com o transtorno interagem com o ambiente que os cerca e influenciam a manifestação de seus comportamentos. Em suma, é possível concluir que a interseção entre fatores genéticos e ambientais é essencial para compreender o Transtorno de Personalidade Antissocial.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p2716-2726
PDF

Referências

APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. American Psychiatric Association. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BINS, H. D. C. B.; TABORDA, J. G. V. Psicopatia: influências ambientais, interações biossociais e questões éticas. Debates em Psiquiatria. 2016.

BOTERO, J. C. R. et al. Cognição Social em Pessoas com Transtorno Antissocial Da Personalidade: Uma Revisão Teórica. Revista Lasallista de Investigación. 2015.

COSTA, J. B. P.; VALERIO, N. I. Transtorno de personalidade anti-social e transtornos por uso de substâncias: caracterização, comorbidades e desafios ao tratamento. Temas psicol. [online]. 2008.

DAVOGLIO, T. R. et al. Personalidade e psicopatia: implicações diagnósticas na infância e adolescência. Estudos de Psicologia (Natal) [online]. 2012.

LIMA, I. V. M.; VALLADA FILHO, H. P. Aspectos Genéticos. In: Louzã Neto, M. R.; Cordás, T. A. (Org.). Transtornos da personalidade. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

MARMORATO, P. G.; ANDRADE, E. R. Transtornos da Conduta na Infância e Transtorno da Personalidade Antissocial. In: Louzã Neto, M. R.; Cordás, T. A. (Org.). Transtornos da personalidade. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

MONTEIRO, M. P. G. Fatores que contribuem para a formação de uma personalidade psicopática em crianças e adolescentes: uma análise neurológica e social. Rev. de Psicol. da criança e do adolescente. 2016.

MORANA, H. C. P.; STONE, M. H.; ABDALLA-FILHO, E. Transtornos de personalidade, psicopatia e serial killers. Brazilian Journal of Psychiatry [online]. 2006.

NATRIELLI FILHO, D. G. et al. Fatores de risco envolvidos no desenvolvimento da psicopatia: uma atualização. Diagn. Tratamento. 2012.

REBESCHINI, C. Trauma na infância e transtornos da personalidade na vida adulta: relações e diagnósticos. Saúde e Desenvolvimento Humano. 2017.

SILVA, J. P. F. A Psicopatia a partir da Psicanálise: desmistificando a visão da mídia. Mneme - Revista de Humanidades. 2016.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão Integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ana Maria Marsura , Lays Ribeiro Rangel , Eugenya da Costa Guimarães , Rafael Borges Coimbra , Vitória Macedo Falcão Ferreira , Geovanna Oliveira Silva , Tarso Braz Mendonça , Tiago Braz Mendonça , Paulo Victor Dias dos Reis , Pedro Henrique Lourenço , Edinho Pereira Pardin , Rafaela Maia Hammerschmidt