Boas práticas na gestão da cadeia de suprimentos: experiência de um hospital de referência
PDF

Palavras-chave

Gestão, Cadeia de Suprimentos, Hospital, Setor Saúde.

Como Citar

Calandrine, E. F., Araujo, L. C. B., Mendes, T. da S., Santos, W. C. L. V. dos, Monteiro, C. N., Ferreira Filho, H. R., Sousa Júnior, A. da S., & Silva, J. M. L. da. (2023). Boas práticas na gestão da cadeia de suprimentos: experiência de um hospital de referência. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(5), 858–868. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p858-868

Resumo

Historicamente as atividades econômicas impactam em menor ou maior grau no meio ambiente, seja por meio das tecnologias utilizadas, recursos consumidos ou tipo de resíduos produzidos. As instituições de saúde, são organizações complexas, que gerenciam muitos processos e produtos. Assim, para haver um gerenciamento eficiente e eficaz das informações na organização, faz-se necessário estabelecer procedimentos de maneira estruturada, que forneça aos gestores condições de alcançar os objetivos definidos pela organização. O objetivo desse estudo é apresentar em forma de relato de experiência as estratégias de estão da Cadeia de Suprimentos adotadas em um hospital de referência na região norte. Como resultados foram identificados que na Instituição é utilizado um sistema de informação para gerenciar estoque (Soul MV). A forma de aquisição dos produtos para a saúde são por meio de licitação ou por dispensa, os materiais são solicitados em parcelas para os fornecedores, otimizando o espaço interno para armazenamento, como forma de melhor distribuição de medicamentos e insumos foi criado centros de distribuição satélites, localizados próximos aos maiores consumidores (UTI, Centro Cirúrgico, etc.). Vale ressaltar a experiência pioneira no atendimento ao centro cirúrgico, onde são preparados diariamente kits personalizados por tipo de cirurgia. Como conclusão, destaca-se a importância de investimento na Cadeia de Suprimentos, pois a eficácia das intervenções na gestão do fluxo de informações na logística hospitalar podem impactar positivamente na qualidade de vida dos pacientes.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p858-868
PDF

Referências

Barbieri CJ, Claude M. Logística Hospitalar: teoria e prática. São Paulo: Editora Saraiva; 2009.

Neil R. The ol’ switcheroo. Using knowledge from other industries. Mater Manage Health Care. 2004;13(5):14-8.

Lambert DL, Cooper M. Issues in Supply Chain Management. Indust Market Manage. 2000;29:65-83.

Vecina Neto G, Reinhardt Filho W. Gestão de recursos materiais e de medicamentos. Série Saúde e Cidadania, vol. 12. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; 2002.

Carvalho C, Dias B. Estratégias Logísticas – Como Servir o Cliente a Baixo Custo. Lisboa: Edições Silabo; 2004.

Pontes AT, et al. A utilização de indicadores de desempenho no setor de suprimentos hospitalares. IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2008. Disponível em: http://www.ceatenf.ufc.br/Artigos/16.pdf. Acesso em: 10/06/2023.

Moons K, Waeyenbergh G, Pintelon L. Measuring the logistics performance of internal hospital supply chains–a literature study. Omega. 2019;82:205-217. DOI: https://doi.org/10.1016/j.omega.2018.01.007.

Cunha APS. Gestão de estoque hospitalar: Um estudo de caso na farmácia de um hospital público do Distrito Federal [monografia]. Universidade de Brasília; 2018.

Dias JC. Logística global e macrologística. Lisboa: Edições Sílabo; 2005.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas; 2010.

Figueiredo AM, Souza SRG. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses – Da redação científica a apresentação do texto final. 4ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris; 2011.

Garcia SE. Gestão de Estoques: otimizando a cadeia logística e a cadeia de suprimentos. Rio de Janeiro: E-papers Serviços editoriais; 2006.

Ballou RH. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas; 2009.

Carvalho CJ, Ramos T. Logística na Saúde. Lisboa: Edições Silabo; 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Edilson Ferreira Calandrine, Lia Crystina Bastos Araujo, Tatiana da Silva Mendes, Walda Cleoma Lopes Valente dos Santos, Camila Negrão Monteiro, Hélio Raymundo Ferreira Filho, Alcinês da Silva Sousa Júnior, Jéssica Maria Lins da Silva