Resumo
Introdução: Telemedicina é definida, amplamente, como o uso das tecnologias de
informação e comunicação na área da saúde. É uma ferramenta essencial durante o
período da pandemia pois tem a capacidade de reduzir o número de pessoas
frequentando os serviços de saúde, dessa forma também se reduz a propagação do
vírus em ambiente ambulatorial ou hospitalar e o número de leitos hospitalares
ocupados por outras comorbidades liberando-os para as pessoas infectadas.
Objetivo: identificar a visão do médico frente ao uso da telemedicina durante a
pandemia da COVID-19 no Brasil. Métodos: Estudo de caráter descritivo e
transversal, realizado por meio de um formulário eletrônico elaborado no Google
Forms online, via web: WHATSAPP e redes sociais virtuais, por meio de
compartilhamentos do link. Aplicou-se um instrumento denominado “Questionário de
Telessaúde e Teleatendimento”. Resultados: Participaram deste estudo, 15
médicos, com idade média 42 + 2,4 anos, sendo 10 homens e 5 mulheres. A maioria
dos médicos atuam na área clínica, sendo 15,4% cirurgiões, 80% dos participantes
trabalham em consultórios, 46,7% relatou a qualidade do acesso a internet como
boa, 33,3% tem um conhecimento básico em informática, 66,7% não teve
capacitação para o uso do sistema de teleconsulta, 53,3% definem seu nível de
satisfação com a teleconsulta como média e 66,7% concordam que é uma forma de
diminuir os encaminhamentos. Conclusão: a ascensão rápida da aplicação da
telemedicina no Brasil durante a pandemia da COVID-19, mostra-se uma rica fonte
de dados cuja análise é fundamental para compreendermos os prós e contras da
utilização dessa tecnologia.
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