Resumo
A doação de sangue é um ato de solidariedade e um gesto altruísta e voluntário, em que sua falta constitui um problema de saúde pública. Assim, a pandemia da COVID-19 impactou o sistema de saúde em todo o mundo de diversas maneiras, desde a superlotação, falta de materiais e mão de obra até a doação de sangue como medida de precaução contra o contato.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Manual de orientações para promoção da doação voluntária de sangue – 1. ed. Brasília, DF, 2015.
CABRAL, R. D. V. S.; MALIGERI, S. A.; SAITO, E. K. O IMPACTO DA PANDEMIA NOS BANCOS DE SANGUE. Hematology, Transfusion and Cell Therapy, v. 43, p. S487, 2021.
DOS SANTOS VACCARO LIMA, Viviane et al. Impacto da pandemia COVID-19 na doação de sangue: Uma revisão integrativa. Saúde Coletiva, v. 12, n. 77, 2022.
PIMENTA, I. S.; SOUZA, T. F. Desafios da doação de sangue durante a pandemia no Brasil. Hematology, Transfusion and Cell Therapy, v. 42, p. 529, 2020.
ZUCOLOTO, M. L. Conhecimento, religiosidade, medo, qualidade de vida e outras variáveis de interesse associadas à prática da doação de sangue. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em:https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-27082018-104431/pt-br.php.Acesso em 30 mar. 2020.
https://portal.fiocruz.br/noticia/bancos-de-sangue-estao-com-estoque-baixo-na-pandemia
https://ufmg.br/comunicacao/noticias/hemocentros-brasileiros-registram-queda-nas-doacoes-de-sangue

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 thais ortega teixeira guerra, André Adeir Chaves do Carmo, Leonardo Cunha Nobre, Randolpho Rodrigues Rocha, Roberto Ferreira Sena Filho