TRATAMENTO CIRÚRGICO DE GLAUCOMA EM CÃES: COMPARAÇÃO ENTRE CICLODESTRUIÇÃO E IMPLANTES DE DRENAGEM
PDF

Palavras-chave

Controle da dor
Neuropatia óptica
Oftalmologia veterinária

Como Citar

Araújo, S. L. V., Almeida, R. B. A., De Miranda, C. B., Campos , N. H., De Albuquerque, F. A. S. A., Andrade, M. B., Araújo, I. F. de A., Aquere, N. L. R., Procópio, D. L., Henriques, I. A., Ataíde, W. F., & Rueda, F. J. S. (2025). TRATAMENTO CIRÚRGICO DE GLAUCOMA EM CÃES: COMPARAÇÃO ENTRE CICLODESTRUIÇÃO E IMPLANTES DE DRENAGEM. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 7(1), 854–860. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n1p854-860

Resumo

Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão literária sobre o manejo cirúrgico do glaucoma em cães, com foco nas técnicas de ciclodestruição e implantes de drenagem, analisando sua eficácia, segurança e impacto na qualidade de vida dos pacientes. A pesquisa foi conduzida nas bases de dados Google Scholar, Scopus e Web of Science, utilizando os termos “glaucoma em cães”, “ciclodestruição”, “implantes de drenagem” e “tratamento cirúrgico do glaucoma”. Foram priorizados estudos publicados nos últimos 20 anos, bem como referências clássicas fundamentais para o entendimento da doença e suas abordagens terapêuticas. A revisão revelou que o glaucoma é uma condição oftalmológica séria, marcada por um aumento da pressão intraocular (PIO), sendo uma das principais causas de cegueira em animais de estimação. A ciclodestruição, dentre as técnicas analisadas, demonstrou ser eficiente na diminuição da PIO em olhos cegos e doloridos. Ela se sobressaiu pelo alívio instantâneo da dor, apesar de ser restringida por problemas como hipotonia ocular e inflamação crônica. Por outro lado, os dispositivos de drenagem, como as válvulas de Ahmed, demonstraram maior eficácia no controle contínuo da PIO em olhos com potencial visual, com menos complicações, como fibrose peri-implantar e deslocamento do dispositivo. Os progressos recentes em biomateriais e tecnologias cirúrgicas têm aumentado a efetividade dessas duas estratégias, com ênfase no aprimoramento de métodos menos invasivos e materiais menos invasivos. Conclui-se, portanto, que tanto a ciclodestruição quanto os implantes de drenagem são intervenções essenciais no manejo do glaucoma em cães, sendo a escolha da técnica dependente do estágio da doença e dos objetivos clínicos, enquanto a conscientização sobre o diagnóstico precoce e avanços em tecnologias minimamente invasivas permanecem fundamentais para a saúde e qualidade de vida dos animais.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n1p854-860
PDF

Referências

ALMEIDA, Janine Leite de. Glaucoma em cães e gatos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Anhanguera Educacional, Niterói, 2020.

CARBONI DA SILVA, Tanise. Glaucoma em cães e gatos: revisão de literatura e estudo retrospectivo. Trabalho apresentado à Faculdade de Veterinária como requisito parcial para a obtenção da graduação em Medicina Veterinária. Porto Alegre: UFRGS, 2017.

MARTINS, Miguel Ângelo Leal. Abordagem clínica ao glaucoma. Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Évora: Universidade de Évora, 2024.

GELATT, Kirk N.; BROOKS, Dennis E. Veterinary ophthalmology. 4th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 1999.

SLATTER, Douglas H. Textbook of small animal surgery. 3rd ed. Philadelphia: Elsevier Saunders, 2005.

DRANCE, S. M. Pathogenesis of glaucoma. Journal of Glaucoma, v. 10, p. S48-S49, 2001.

WHITEMAN, A. L. et al. New insights into glaucoma. Veterinary Ophthalmology, v. 5, n. 2-3, p. 3-7, 2002.

SAMUELSON, D. A. Ophthalmic surgery in animals. Progress in Veterinary Sciences, v. 25, p. 102-108, 2013.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Sabrina Lorena Virgínio Araújo, Ronaldo Bruno Alves Almeida, Camila Barros De Miranda, Natália Herief Campos , Felipe Arnaud Sampaio Alencar De Albuquerque, Marina Barbosa Andrade, Isabelle Freitas de Andrade Araújo, Nayana Lorene Ribeiro Aquere, Débora Lopes Procópio, Isabelle Alves Henriques, Wanessa Ferreira Ataíde, Francisco Javier Santos Rueda

Downloads

Não há dados estatísticos.