Uso de tecnologias no suporte ao desenvolvimento de crianças com TEA
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Palavras-chave

Transtorno do Espectro Autista; Tecnologias assistivas; Crianças.

Como Citar

Marina Martins da Ponte, Michele Carvalho Alves Egüez Jelski, Sophia Maria Duarte Frascari, Milena Chisti Kouros, Caroline Rosa Teodoro, Alexandre Teixeira de Almeida, Lucas Frederico Garcia Kohler, João Francisco Perin, Bianca Rios Sampaio, Rafaella Souza Guimarães, Luis Paulo Bastos Lobo, Tatiana Vanessa Nozaki, & Santos , A. V. dos. (2025). Uso de tecnologias no suporte ao desenvolvimento de crianças com TEA . Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 7(1), 1671–1681. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n1p1671-1681

Resumo

Este estudo explora o emprego de tecnologias digitais educacionais externas para indivíduos autistas, investigando suas potencialidades na aprendizagem e no aprimoramento das habilidades sociais e comportamentais. O artigo discute o papel essencial das Tecnologias Assistivas (TAs) na promoção da autonomia, desenvolvimento e integração social de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Inicialmente, enfatizamos que as TAs englobam uma variedade de dispositivos e sistemas que podem beneficiar crianças com TEA em áreas como comunicação, habilidades motoras e interação social. A pesquisa ressalta que, apesar dos benefícios das TAs, há desafios importantes relacionados ao acesso e à utilização dessas tecnologias, especialmente em contextos socioeconômicos desfavorecidos. A metodologia proposta para o estudo inclui a delimitação do tema e dos objetivos, revisão da literatura e análise qualitativa dos dados encontrados. Uma revisão de literatura abordará o impacto das TAs no desenvolvimento e na qualidade de vida das crianças com TEA, enquanto uma análise qualitativa identificará padrões e temas emergentes associados ao uso dessas tecnologias. Na discussão e nos resultados, o artigo apresenta evidências do impacto positivo dos TAs no desenvolvimento e na qualidade de vida das crianças com TEA, destacando categorias como dispositivos de comunicação alternativos, aplicativos de aprendizagem adaptativos e sistemas de suporte para habilidades motoras e sensoriais. Contudo, são reconhecidos desafios como a necessidade de adaptação personalizada das tecnologias e disparidades no acesso aos recursos tecnológicos. Por conseguinte, reforçar o potencial transformador dos TAs na vida das crianças com TEA e na sociedade em geral, promovendo inclusão e acessibilidade. São enfatizadas a importância da pesquisa contínua, abordando questões éticas e de privacidade, e a necessidade de mais estudos para compreender integralmente os impactos das TAs no desenvolvimento dessas crianças. Em resumo, o avanço na pesquisa, desenvolvimento e melhoria das TAs é crucial para garantir o pleno potencial e bem-estar das crianças com TEA.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n1p1671-1681
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