Resumo
O paclitaxel (PTX) é um medicamento antineoplásico de origem natural, originalmente isolado da casca do Teixo (Taxus bevifolia). Atualmente, é empregado no tratamento de diversos tipos de câncer, com destaque atua na fase M da divisão celular, onde bloqueia o funcionamento do fuso mitótico ao estabilizar os microtúbulos, responsáveis por conferir forma à célula por meio do citoesqueleto. Comercialmente conhecido como Taxol®, o PTX possui baixa solubilidade em água, o que pode ocasionar diversas reações adversas, como neuropatia periférica e reações de hipersensibilidade. Este trabalho consistiu em uma análise do uso do antineoplásico PTX, abordando suas reações adversas, bem como a influência na qualidade de vida de pacientes com câncer de mama submetidos ao referido fármaco. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e transversal, por meio de revisão bibliográfica e aplicação de questionário a 52 pacientes que fazem uso do medicamento paclitaxel, em variados ciclos de quimioterapia em um hospital do município de Mogi Guaçu. Das pacientes participantes, (50%) tinham idade superior a 51 anos e somente (1,9%) tem de 20 a 30 anos de idade, (38,5%) delas estavam há mais tempo em tratamento, (92%) referiram ter apresentado alguma reação adversa e somente (8%) não apresentaram, (83%) referiram dores nos ossos e/ou dores musculares, (50%) apresentaram alterações no exame que antecede a quimioterapia com o taxano. Somente (4%) das participantes apresentaram reação alérgica imediata a aplicação intravenosa, (2%) a administração do taxano foi interrompida, não conseguindo ser administrado no mesmo dia, (67%) apresentaram reações dermatológicas, (60%) se sentiram fracas e precisaram repousar em casa após a administração do taxano, (83%) não apresentaram lesões na cavidade oral, somente (17%) apresentaram. Conclui-se que a maioria das participantes apresentaram reações adversas, e que não foram somente náuseas, vômito, diarréia e queda de cabelo como a maioria das pessoas pensam ao se tratar de quimioterapia.
Palavras-chave: Quimioterápicos. Câncer de mama. Paclitaxel. Reações adversas medicamentosas.
Referências
BONASSA, E. M. A.; GATO, M. I. R.; RODRIGUES, L. A. Terapêutica oncológica para enfermeiros e farmacêuticos. 5ª ed. 2023. Rio de Janeiro: Atheneu.
FRANCIOLI, A. L. S.; et al. Quimioterápicos utilizados no tratamento do câncer de mama. In: VII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica, outubro de 2014.
GATO, M. I. R. et al. MOC – Drogas. Manual de oncologia clinica do brasil – Agentes oncológicos. 11ª ed. 2022. São Paulo: Dêndrix.
GOODMAN, L. S; GILMAN, A. As Bases Farmacológicas da Terapêutica. Porto Alegre: AMGH Ltda, 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Atlas On-line de Mortalidade. Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil, RJ; 2019. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/app/mortalidade>. Acesso em: 18. Jul. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). A situação do câncer de mama no Brasil: síntese de dados dos sistemas de informação. Rio de Janeiro: INCA, 2019. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/situacao-do-cancer-de-mama-no-brasil-sintese-de-dados-dos-sistemas-de-informacao>. Acesso em: 18 julho 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Estimativa 2023 Incidência de Câncer no Brasil, RJ 2022. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2023.pdf>. Acesso em: 18 Jul. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Incidência: Apresenta dados de incidência do câncer de mama no Brasil, regiões e estados. Rio de Janeiro. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/controle-do-cancer-de-mama/dados-e-numeros/incidencia>. Acesso em: 31 Ago. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). . Dados e números sobre câncer de mama – relatório anual 2023. 2023. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/publicacoes/relatorios/dados-e-numeros-sobre-cancer-de-mama-relatorio-anual-2023>. Acesso em 31 Ago. 2024.
LARA, J.; ADAMI, E. R. O uso dos taxanos para o tratamento do Câncer de Mama. Tópicos em Ciências da Saúde, v. 16. Belo Horizonte: Poisson, 2020. Disponível em: <https://www.poisson.com.br/livros/saude/volume16/Saude_vol16.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2024.
OLIVEIRA, S. G. DE et al. Fotobiomodulação para o tratamento de Neuropatia Periférica Induzida por Paclitaxel: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 4, p. 19435–19465, 31 ago. 2023. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62642/45081>. Acesso em: 31 Ago. 2024.
SILVA, R. O. L. Química Farmacêutica, Estabilidade e Manejo dos Medicamentos Oncológicos. 2013. São Paulo: Elsemer.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Amanda Cristina Negri Moreira, Tamires Alves dos Santos