Resumo
Introdução: Os transtornos de ansiedade (TAs) na infância estão entre as condições psiquiátricas mais comuns e podem trazer consequências graves ao desenvolvimento emocional, social e acadêmico se não tratados precocemente. Originados por uma interação de fatores genéticos, ambientais e experiências de vida, esses transtornos têm impactos duradouros, mas podem ser atenuados por intervenções precoces e estratégias preventivas. Esta revisão analisa evidências sobre TAs na infância, destacando abordagens preventivas e avanços na área. Metodologia: Este estudo utilizou uma revisão integrativa para sintetizar e analisar criticamente as evidências sobre transtornos de ansiedade na infância, com busca em bases renomadas de artigos. Resultados e Discussão: Os transtornos de ansiedade na infância, com prevalências entre 4,2% e 10%, afetam o funcionamento social, acadêmico e emocional, sendo associados a déficits cognitivos em memória, atenção e linguagem. Esses prejuízos podem intensificar dificuldades escolares e sociais, especialmente em casos mais severos ou com comorbidades. Programas preventivos, como o FRIENDS, demonstram eficácia significativa na redução de sintomas. Considerações Finais: Os transtornos de ansiedade na infância têm alta prevalência e causam impactos significativos no desenvolvimento infantil. Intervenções precoces e estratégias preventivas, como programas baseados em terapia cognitivo-comportamental, são essenciais. Pesquisas regionais são necessárias para promover avanços no manejo desses transtornos e reduzir seus impactos a longo prazo.
Referências
• VIANNA, Renata Ribeiro Alves Barboza et al. Transtornos de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 5, n. 1, p. 46-61, 2009.
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• CUNHA, Marina. Ansiedade e perturbações de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão teórica. Interações: Sociedade e as novas modernidades, n. 10, 2006.
• SANTOS, Havanny Siqueira et al. Transtorno de ansiedade na infância: alterações cognitivas e os impactos na aprendizagem escolar da terceira infância. Psicologias em Movimento, v. 2, n. 1, p. 105-116, 2022.
• SBICIGO, Juliana B. et al. Memory and language impairments are associated with anxiety disorder severity in childhood. Trends in psychiatry and psychotherapy, v. 42, n. 2, p. 161-170, 2020.

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