Resumo
O exame preventivo ou Papanicolau é um teste realizado para detectar a existência de alguma alteração celular do colo uterino, o qual pode ser utilizado para pesquisar não só a existência de alterações celulares malignas ou pré-malignas, mas também para pesquisar a presença do vírus HPV e várias outras infecções ginecológicas. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva de caráter transversal de campo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Os objetivos do trabalho foram: conhecer a adesão ao exame Papanicolau pelas alunas de enfermagem e medicina do UNITPAC - Araguaína,TO e compreender se tais alunas sabem sobre a importância e quais patologias são detectadas pelo exame Papanicolau. Como resultado observou-se que mais da metade das acadêmicas de enfermagem e medicina realizam o exame rotineiramente e em relação ao conhecimento acerca da importância do mesmo como ferramenta diagnóstica, conclui-se que a temática é conhecida pelas acadêmicas, no entanto, ainda é um assunto que requer educação em saúde.
Referências
AVILA, Fernando Alves de et al. A importância do exame panicolau na prevenção e manutenção da saúde da mulher. IV seminário de enfermagem, 2016.
BRASIL, Ministério da saúde. Biblioteca virtual em saúde. Papanicolau (exame preventivo do colo do útero setembro de 2015.
Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. – 2. ed. rev. atual. – Rio de Janeiro: INCA, 2016.
FEBRASGO. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. 2017. Dispondível em : https://www.febrasgo.org.br/pt/revistas/item/240-revista-brasileira-de-ginecologia-e-obstetricia-2017-vol-39-n-8]. Acesso em:03/02/2024
FERREIR, Fernanda de Amorim Alves Letícia; SILVA, André Oliveira. Incidência das Principais Doenças e Infecções Diagnosticadas Através do Exame Papanicolau no ESF Central-Itapuranga-GO-2011-2012. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v. 7, n. 1, 2014.
INCA. Instituto Nacional do Câncer. Câncer de colo de útero. 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-colo-do-utero. Acesso em 02 de março de 2023.
MACIEL, Lélia Maria Araújo; DE SOUZA, Rafael Assunção Gomes; DE ANDRADE AOYAMA, Elisângela. A importância do exame papanicolau realizado pelo enfermeiro para o diagnóstico do Câncer no Colo Utererino. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde, 2020.
SILVA E, DIAS M, FERNANDES C et al. 2015. Fatores relacionados a não adesão à realização do exame de Papanicolau. Rev Rene. 2015 jul-ago.
SILVA, J. P. et al. Exame Papanicolau: fatores que influenciam a não realização do exame em mulheres de 40 a 65 anos. Arquivos de Ciências da saúde. v. 25, n. 2, p. 15-19. 2018.
SILVA, Valdízia Mendes e et al. Fatores que influenciam a não adesão da mulher ao exame papanicolau: revisão de literatura. Revista interdisciplinar em saúde, Cajazeiras - Paraíba, 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Heloise Mariane Teodoro dos Santos Rodrigues, Caio Roberto Viana Araújo, Evelling Lorena Cerqueira de Oliveira, Luiza Moreira Cunha, Lucas Shangenis de Holanda Gama, Nicole Moreira Cunha, Iangla Araújo de Melo Damasceno