Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno complexo que necessita de diagnóstico, tratamento e apoio abrangentes para a criança e a família. O propósito é superar desafios e melhorar o desempenho acadêmico, social e emocional. A conscientização e recursos adequados são vitais para o bem-estar das crianças afetadas e suas famílias. Este estudo teve como objetivo entender os desafios atuais no diagnóstico e tratamento do TDAH. Para alcançar isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, seguindo as orientações do protocolo PRISMA. As bases de dados Medline, Lilacs e Scielo foram pesquisadas, utilizando critérios específicos para a inclusão ou exclusão de informações pertinentes. A principal conclusão deste estudo é a necessidade de abordagens flexíveis e colaborativas no diagnóstico e tratamento do TDAH. O estudo reconhece a complexidade inerente a essa condição e destaca a importância de uma abordagem mais refinada e individualizada no processo de tomada de decisão terapêutica. Ele ressalta que a padronização do tratamento é frequentemente dificultada por fatores como a gravidade dos sintomas, a presença de comorbidades e a disponibilidade de recursos, além da necessidade de incluir desde o início as preferências dos usuários e familiares para garantir um manejo mais eficaz do TDAH.
Referências
ALVES, Júlia de Oliveira et al. Aspectos clínicos, diagnóstico diferencial e tratamento de jovens com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Research, Society and Development, v. 12, n. 2, p. e0112239941-e0112239941, 2023.
ANTSHEL, Kevin; RUSSO, Natalie. Autism spectrum disorders and ADHD: Overlapping phenomenology, diagnostic issues, and treatment considerations. Current psychiatry reports, v. 21, p. 1-11, 2019.
BARBARINI, Tatiana de Andrade. Corpos,“mentes”, emoções: uma análise sobre TDAH e socialização infantil. Psicologia & sociedade, v. 32, p. e173058, 2020.
DONIZETTI, Iara da Silva. TDAH e a importância de um diagnóstico correto. Caderno Intersaberes, v. 11, n. 32, p. 18-31, 2022.
DUARTE, Thayla Brandão et al. TDAH: Atualização dos estudos que trazem diagnóstico e terapêutica baseado em evidências. Brazilian Journal of Surgery & Clinical Research, v. 35, n. 2, 2021.
FAIRMAN, Kathleen A.; PECKHAM, Alyssa M.; SCLAR, David A. Diagnosis and treatment of ADHD in the United States: Update by gender and race. Journal of Attention Disorders, v. 24, n. 1, p. 10-19, 2020.
MANARA, Kalil Maihub; PICCININI, Cesar Augusto. A tomada de decisão no tratamento de crianças com indicadores de TDAH. Psicologia em Estudo, v. 29, p. e55617, 2024.
MUSZKAT, Mauro; RIZZUTTI, Sueli. Orientações práticas na abordagem do neurodesenvolvimento: Manual para pais, cuidadores, profissionais de saúde e educação. São Paulo: CRV, 2024.
NOGUEIRA, Maiara de Moura et al. Indicação de medicamentos no tratamento de crianças com TDAH. TDAH: análises, compreensões e intervenções clínicas e pedagógicas, v. 1, n. 1, p. 72-82, 2023.
THEODÓRIO, Daieny Panhan; SILVA, Alessandro Pereira; SCARDOVELLI, Terigi Augusto. Jogos sérios brasileiros para auxílio do diagnóstico e tratamento de TDAH: revisão integrativa. Interfaces da Educação, v. 11, n. 32, p. 60-78, 2020.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Sara Izabel Cargnin Henrique Neves , Matheus Lobato Farinon, Luiz Carlos Illafont Coronel