Resumo
Introdução: A extensão universitária desempenha papel fundamental na formação acadêmica, por meio dela, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar exames clínicos para diagnóstico de lesões neoplásicas, inflamatórias e virais, além de solicitar exames laboratoriais, como hemograma, coagulograma, glicemia em jejum e hemoglobina glicada. Também realiza procedimentos cirúrgicos, acompanhando o paciente desde a anamnese até a cirurgia, possibilitando uma formação integrada e prática.Metodologia: A metodologia baseada na observação ativa, onde os alunos são imersos em atividades clínicas, promovendo o aprendizado pela prática em um ambiente supervisionado. Relato de Experiência: O Serviço de Diagnóstico e Tratamento das Lesões Bucomaxilofaciais é uma extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizado no Ambulatório de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário Lauro Wanderley, no CRAS do Centro de Ciências da Saúde da UFPB e na Clínica de Cirurgia I da UFPB. O projeto atende pacientes em contextos clínicos e cirúrgicos e conta com a participação de graduandos em Odontologia da UFPB e outras instituições. Essa experiência proporciona aos alunos uma vivência prática de alta complexidade, possibilitando trocas de conhecimentos e contribuindo para a formação interdisciplinar. Para a população, o projeto oferece acesso a cuidados especializados. Conclusão: A extensão universitária promove trocas de experiências, aprendizado prático e interdisciplinar, enriquecendo a formação profissional. A convivência no Sistema Único de Saúde (SUS) permite aos alunos observar sua estrutura, a relevância do apelo-dentista e os desafios enfrentados. Essas vivências fortalecem a integração da extensão e pesquisa na formação acadêmica, contribuindo para uma carreira profissional sólida e abrangente.
Referências
- Schweyen R, Al-Nawas B, Arnold C, Hey J. A cross-sectional survey of attitudes towards education in implant dentistry in the undergraduate dental curriculum. Int J Implant Dent. 2020 Jul 8;6(1):26. doi: 10.1186/s40729-020-00224-8. PMID: 32638176; PMCID: PMC7340723.
- Iurcov R, Pop LM, Iorga M. Impact of COVID-19 Pandemic on Academic Activity and Health Status among Romanian Medical Dentistry Students; A Cross-Sectional Study. Int J Environ Res Public Health. 2021 Jun 4;18(11):6041. doi: 10.3390/ijerph18116041. PMID: 34199729; PMCID: PMC8200025.
- Budd N, Andersen P, Harrison P. ENHANCING STUDENT NURSE PREPARATION FOR PAEDIATRIC PRACTICE. Aust Nurs Midwifery J. 2017 Feb;24(7):32. PMID: 29257636.
- Sarzosa N, Araya P, Ruiz M, Araya M, Biénzobas C, Chelebifski S, Ayala MJ, Sáez CG. Investigación en pregrado de las escuelas de medicina de Chile: Motivación y participación de estudiantes de medicina asistentes al Congreso Chileno de Estudiantes de Medicina (COCEM) [Participation of Chilean undergraduate medical students in scientific research]. Rev Med Chil. 2020 Dec;148(12):1825-1832. Spanish. doi: 10.4067/S0034-98872020001201825. PMID: 33844750.
- Knutsson S, Axelsson J, Lindqvist G. An application of the caritative caring approach - nursing students' experiences of practising caring and uncaring encounters by simulation at a clinical training centre. Int J Qual Stud Health Well-being. 2022 Dec;17(1):2100610. doi: 10.1080/17482631.2022.2100610.
- Huynh J, Donnelly LR, Brondani MA. Exploring dental student participation in interdisciplinary care team conferences in long-term care. Gerodontology. 2017 Jun;34(2):249-256. doi: 10.1111/ger.12259.
- Sidhu SK, Murray SM, Chatzopoulou D, Holmes S. Scoping an interdisciplinary model of student dental therapists in maxillofacial trauma. Br Dent J. 2024 Jul 8. doi: 10.1038/s41415-024-7561-y.
- Harris JA, Ji YD. Understanding Health Policy and Its Importance in Residency Education for Oral and Maxillofacial Surgery. Oral Maxillofac Surg Clin North Am. 2022 Nov;34(4):529-536. doi: 10.1016/j.coms.2022.03.004. Epub 2022 Oct 9. PMID: 36224069.
- DA SILVA, Laís Cristina et al. Percepções de Discentes de Odontologia em Relação ao Papel da Extensão para a Formação Profissional: Revisão de Literatura. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, v. 12, n. 1, p. 98-102, 2023.
- GOMES, Vitória Lucena et al. O impacto de um projeto de extensão universitária na formação profissional de estudantes: uma revisão da literatura: The impact of a university extension Project on the professional training of students: a review of the literature. Revista Coopex., v. 15, n. 02, p. 5221-5333, 2024.
- ANUNCIAÇÃO, MDS et al. integração ensino-serviço nos cursos de odontologia do brasil pós-dcns: uma revisão integrativa. REVISTA FOCO, v. 16, n. 11, p. e3338-e3338, 2023.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Kaio Kennuir Gomes Palmeira, Laíse Nascimento Correia Lima, Ilan Hudson Gomes de Santana, João Victor Gonçalves da Silva, Kátia Caetana Pereira, Wendson Thiago de Miguel Ferreira Felipe, Beatriz Lima Januário², Janyelle Beatriz Nascimento Silva, Kaylanni Roberto Oliveira, Mateus Correia Vidal Ataíde, Eduardo Dias Ribeiro, Marcos Antonio de Farias Paiva