Resumo
INTRODUÇÃO: A violação aos Direitos Humanos no campo cibernético é um dos maiores desafios das instituições democráticas. OBJETIVO: analisar, a partir das produções científicas, em que medida a comunicação é usada em garantia (promoção da efetivação) e/ou em fragilização dos Direitos Humanos e da cibercidadania. METODOLOGIA: Revisão Integrativa de consultas nas bases de dados: BVS, PubMed, Medline e Lilacs no período de janeiro a setembro de 2024. Os Descritores foram utilizados individualmente ou combinados. Foram resgatados n=348 publicações, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas n=38 artigos publicados completos sobre a temática e disponíveis gratuitamente. Após aplicação dos critérios de inclusão de exclusão, n=26 estudos foram selecionados para serem lidos na íntegra. Após esses procedimentos, selecionaram-se n=13 trabalhos com enfoque na resposta à questão norteadora, na adequação do conteúdo empregado para subsidiar a estruturação desta revisão integrativa. RESULTADOS: O crowdfunding pode perpetuar injustiças não intencionais, especialmente aquelas decorrentes de fatores socioeconômicos. O gênero feminino, crianças, negros, refugiados, LGBTTs são os mais afetados. Pessoas que demonstram altos níveis da tétrade sombria (narcisismo, psicopatia, maquiavelismo e sadismo) diminuem a gravidade abuso nas redes sociais online o narcisismo e sadismo são propensos a culpar a vítima; as atitudes antipáticas são sustentados pela propensão à ideologia sexista hostil e benevolente elevado. O deepfake, fake news, cyber-agressão/cyberbullying, cyberstalking. podem causar às vítimas, depressão, baixa autoestima, ansiedade, agressividade, medo e outros sentimentos negativos. A Educação em Direitos Humanos digital fortalece o trabalho sistemático de construção da autoestima resultante do senso ético, da postura e do respeito às diferenças individuais. CONCLUSÕES: Os crimes cibernéticos são resultantes das desigualdades e afetam a todos e apresentam características físicas, psicológicas, sexual, moral e institucional. Esses estereótipos são enraizados levando a marginalização e a exclusão de grupos que não se encaixam, e/ou, não se adaptam a esses padrões. A Educação em Direitos Humanos digital facilita o diálogo construtivo e a formação de consensos necessários para a democracia.
Referências
Agamben, G. (2004). Estado de exceção; tradução de Iraci Poleti. São Paulo: Boitempo.
Álvarez-García et al. (2018). Individual, family, and community predictors of cyber-aggression among adolescents. The European Journal of Psychology Applied to Legal Context, v.10, p. 79-88.
Bickell, E. G. (2019). The framing effect of the media in the regulation of GMOs: a case study of Russia. Russ J. Commun. v. 11, n. 3., p. 240–252. DOI: https://doi.org/10.1080/19409419.2019.1678348
Brandão, Juliana Ribeiro; Lagreca, Amanda (2022). Projeto Medidas Protetivas Já Rio Branco (AC). In. Práticas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres: experiências desenvolvidas pelos profissionais de segurança pública e do sistema de justiça. São Paulo: Casoteca FBSP, 2022.
Brasil. Senadonotícia (2024). Discurso em defesa da regulação de redes sociais converge com PL das Fake News. Brasília: Agência Senado, 09/01/2024, 13h47.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília: Subchefia para Assuntos Jurídico da Casa Civil, 1988. Brasília: Subchefia para Assuntos Jurídico da Casa Civil, 1988.
Brasil. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (2024). Políticas para combater discurso de ódio nas plataformas digitais é tema de diálogo entre Direitos Humanos e União Europeia. Brasília: MDR, Publicado em 05/07/2024 13h59 Atualizado em 05/07/2024 14h42.
Buckels, E. E. (2018). Internet trolling and everyday sadism:Parallel effects on pain perception and moral judgment. Journal of Personality, v. 87, n. 2, p. 328-340. https://doi.org/10.1111/jopy.12393.
Campos-Toscano, A. F. (2009). O percurso dos gêneros do discurso publicitário: uma análise das propagandas da Coca-Cola. São Paulo: Cultura Acadêmica.
Candau, V. M. (2005). A configuração de uma educação em direitos humanos. Educação em direitos humanos: desafios atuais. In: Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. Rio de Janeiro, Cap. III, p., 397-412.
Candau, V., Sacavino, S. (2013). Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 59-66.
Castro, L. C. Os perigos da internet: riscos, ameaças e desafios na era digital. São Paulo: Novatec Editora, 2021
Chan, H. C. (Oliver), & Wong, D. S. W. (2016). Traditional School Bullying and Cyberbullying Perpetration. Youth & Society, v. 51, n. 1, p. 1-27. https://doi.org/10.1177/0044118x16658053
Chan, W. S., Leung, A. Y. (2020). Facebook as a Novel Tool for Continuous Professional Education on Dementia: Pilot Randomized Controlled Trial. J Med Internet Res, v. 22, n. 6:e16772. Doi: 10.2196/16772.
SPINELLI, Claudeny Barbosa. Mentiras que matam verdades que curam, uma diferença entre viver ou morrer. Recife: Bargaço, 2012.
SPINELLI, Claudeny Barbosa; COELHO, Ana Amélia de Carvalho; MADEIRA, Erika Becker Figueirêdo & SILVA, Ednaldo Antonio da. Lei Maria da Penha: Abordagem prática acerca do seu funcionamento e aplicação 1ª. Recife: F B da Silva Livros - Editora Nossa Livraria, 2023.
Correa-Chica, Andrea et al. (2024). Episodic versus thematic media framing of violence against social leaders and human rights defenders in Colombia. Int J Psychol, v. 59, n. 3, p 390-397. https://doi.org/10.1002/ijop.13113
Costa, B. H. B. P. et al., (2024). As vacinas contra a covid-19 em plataformas de vídeos curtos no Brasil: o caso do Kwai. RECIIS, v. 18, n.2. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1561816
Culloty, Eileen (2024). Deepfakes are still new, but 2024 could be the year they have an impact on elections. Theconversation, Publicado: 19 março 2024 15:17 -03.
Daneli, J. C., Aquino, S. R. F. (2016). Qual educação para os direitos humanos? Revista Direitos Humanos e Democracia, v. 4, n. 8, p. 3-37.
Duncan, Z., & March, E. (2019). Using Tinder to start a fire: Predicting antisocial use of Tinder with gender and the Dark Tetrad. Personality and Individual Differences, v. 145, p. 9-14. DOI: https://doi.org/10.1016/j.paid.2019.03.014
Eysenbach G. (2020) How to fight an infodemic: The four pillars of infodemic management. J Med Internet Res., v. 22, n. 6:e21820. Doi: https://doi.org/10.2196/21820
Ferreira, A. (2021). Direitos na Pandemia: Mapeamento e Análise das Normas Jurídicas de Resposta à COVID-19 no Brasil. Boletim n. 10. Conectas. https://www.conectas.org/publicacao/boletim direitos-na-pandemia-no-10/
Foucaulti, Michel (2004). Nascimento da Biopolítica, Tradução: Eduardo Brandão, Editora Martins Fontes.
Ferreira, T., & Deslandes, S. (2018). Cyberbullying: concepts, dynamics, characters and health implications. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 10, p. 3369-3379. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320182310.13482018
Freire, N. P., Cunha, I. C. K. O., Neto, F. R. G. X. (2021). A infodemia transcende a pandemia. Ciênc. saúde coletiva, v. 26, n. 09. https://doi.org/10.1590/1413-81232021269.12822021
Gomes, J. Á. F. , Bentolila, S. (2021). COVID-19 no Brasil: tragédia, desigualdade social, negação da ciência, sofrimento e mortes evitáveis. Rev. Psicol. Divers. Saúde, Salvador, v. 10, n. 3, p. 349-359. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i3.3595.
Gregori, Amanda Gomes; Priolo Filho, Sidnei Rinaldo; França, Alex Bacadini (2022). Avaliação de Crenças sobre Violência no Namoro (ACVN): Um Novo Instrumento Brasileiro. Psicologia Clínica e Cultura. Psic.: Teor. e Pesq., v.38, ponível: https://doi.org/10.1590/0102.3772e38411.pt
Groh M, et al. (2024). Human detection of political speech deepfakes across transcripts, audio, and video. Nat Commun, v. 15, n. 1, p. 7629. DOI: 10.1038/S41467-024-51998-Z.
Hand, C. J. et al., (2024). Initial tweet valence, abuse volume, and observer Dark Tetrad characteristics influence perceptions of female celebrity abuse on Twitter. Sci Rep., v. 14, n. 1, p. 11507. doi: 10.1038/s41598-024-62273-y.
Hallén, M., Tryselius, K. (2024). Health, human rights and freedom at stake? A critical discourse analysis of the Swedish media debate on the national COVID-19 pandemic strategy. Int J Qual Stud Health Well-being, v. 19, n.1 :2387842. Doi:10.1080/17482631.2024.2387842.
Hernando-Gómez, A. et al. (2024). Digital Violence in University Student Couples: England vs. Spain. Int J Environ Res Public Health, v.21, n. 7:926. Doi:10.3390/ijerph21070926.
Jalles, N. C. S., Rinaldi, D. L. (2023). Os Fenômenos de Massa e as Redes Sociais no Contexto Político Brasileiro: Uma Leitura Psicanalítica. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 23, n. 4, p. 1577-1596.
Kemp, S. (2024). Digital 2024: global overview Report. DataReportal, 31 jan.
Kim, S., et al. (2023). Characteristics of Intimate Partner Violence and Survivor's Needs During the COVID-19 Pandemic: Insights From Subreddits Related to Intimate Partner Violence. J Interpers Violence, v., 38, p. 17-18. DOI: 10.1177/08862605231168816.
Kircaburun, K., Jonason, P. K., & Griffiths, M. D. (2018). The Dark Tetrad traits and problematic social media use: The mediating role of cyberbully ing and cyberstalking. Personality and Individual Differences, v. 135, p. 264-269. https://doi.org/10.1016/j.paid.2018.07.034
Leonel, F. (2021) Covid-19: Estudo avalia condições de trabalho na Saúde. Agência Fiocruz de Notícias.
Libâneo, J. C. (2002). Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: Pimenta, S. G.,Ghedin, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo:Cortez.
Luigi, R. (2022). Mídias Digitais: a guerra da Ucrânia é a primeira guerra transmitida pelas redes sociais ainda não preparadas para lidar com a certificação da informação e repletas de informações distorcidas. Le Monde Diplomatique, Brasil, 28 de fevereiro.
Meirelle, F. S. (2024). 35ª Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas. São Paulo: FGV.
Mallepeddi, S., Patel, P. D., D'Amico, C., Thiessen, C. (2024). Ethical and Policy Issues Arising in Crowdfunding for Solid Organ Transplantation: A Content Analysis of Newspaper Coverage of Recipient and Donor Fundraising Campaigns.Transplante Proc, v. 56, n. 6: p. 1216-1221. Doi: 10.1016/j.transproceed.2024.03.040.
Moor, L., & Anderson, J. R. (2019). A systematic literature review of the relationship between dark personality traits and antisocial online behaviours. Personality and Individual Differences, v.144, p.40-55. https://doi.org/10.1016/j.paid.2019.02.027
Smoker, M., & March, E. (2017). Predicting perpetration of intimate partner cyberstalking: Gender and the Dark Tetrad. Computers in Human Behavior, v. 72, p.390-396.
Mwebesa, E. et al. (2024) Impact of mass media campaigns on knowledge of malaria prevention measures among pregnant mothers in Uganda: a propensity score-matched analysis. Malar J., v. 23, n. 1, p, 256. Doi: 10.1186/s12936-024-05083-x.
Muñoz-Zapata, D. E. , Osorio-Franco, J. M. (2024). Redes sociales como escenarios para la visibilización de las violencias basadas en género durante la pandemia de covid-19 en Colombia. Salud Colect; 20: e4601. https://doi.org/10.18294/sc.2024.4601
OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (2024). The OECD Truth Quest survey methodology and findings OECD Digital Economy papers, jun. no. 369. Paris: OECD Publishing.
O'Connor, R. M. et al. (2024). Unmet financial needs among patients crowdfunding to support gynecologic cancer care. Gynecologic Oncology, v. 186, p. 199 - 203.
OECD (2024), “The OECD Truth Quest Survey: Methodology and findings”, OECD Digital Economy Papers, No. 369, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/92a94c0f-en
Oliveira, S. C., Winter, E., Oliveira, A. L. C. (2023). A importância da gestão estratégica da comunicação nas instituições de ensino como um caminho para construção efetiva da sustentabilidade cidadã local. Revista Augustus, v. 59, n. 32, p. 210-227. https://doi.org/10.15202/1981896.2023v32n59p210.
Pablo, Z. M. L. (2007). Ciber-civismo en el puesto de trabajo: un estudio empírico de la influencia de un entorno actitudinal favorable sobre la conducta cívica organizativa (OCB) a través de Internet. Rev. psicol. trab. órgão, v. 23, n. 2, p. 251-266.
Pickard, V. (2019). Democracy without journalism?: Confronting the misinformation society. Oxford University Press.
Podszus, B. et al. (2024). A National Review of Crowdfunding for Plagiocephaly Helmets. Cleft Palate Craniofac J. doi: 10.1177/10556656241256728
PRISMA (2021). Transparent Reporting of Systematic Reviews and Meta-Analyses [Internet]. Disponível em:<https://www.prisma-statement.org>
Rabinow, P. (2006). O conceito de biopoder hoje. Revista de Ciências Sociais, n. 24.
Raminelli, F. P., Feltrin, L. P. (2012). Blogs no Poder Judiciário brasileiro: entre a liberdade de expressão e a potencial violação do direito à honra. In: Veronese, A., Rover, A. J., Ayuda, F. G. (coord.). O novo constitucionalismo Latino Americano: desafios da sustentabilidade. Encontro Nacional do CONPEDI, 21., 2012. Niterói. Anais. Niterói, RJ. Florianópolis: Funjab, p. 249-265.
Resett, Santiago; Gamez-Guadix, Manuel .(2017). Traditional bullying and cyberbullying: Differences in emotional problems, and personality. Are cyberbullies more Machiavellians? J Adolesc , v. 61, p. 113-116. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2017.09.013
Rocha, L. L.(2008) Televisão, mediações e sociabilidade em Rede: novos cenários e práticas de consumo. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal, RN: Intercom.
SaferNet. Indicadores da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. Curitiba:SaferNet.org.br, 2024, disponível em:. Acesso em 05, set., 2004.
Sampaio, R. C., Mitozo, I., Massuchin, M. G., Fontes, G. S., Penteado, C. L. C. (2018). BIB, São Paulo, n. 85, p. 126-147.
Santos, B. S. (1997) Uma concepção multicultural dos direitos humanos. Cedec – Revista de Cultura e Política, Lua Nova, São Paulo, n. 39, p. 105-124.
Santos, Emily (2024). O que os nudes falsos em Itararé ensinam sobre o aumento de casos de deepfakes pornográficos em escolas. In. Educação. Rio de Janeiro: Globo, 11/10/2024 05h04. O que os nudes falsos em Itararé ensinam sobre o aumento de casos de deepfakes pornográficos em escolas | Educação | G1 (globo.com)
Santos, Isabella Leandra Silva; Pimentel, Carlos Eduardo (2024). O lado obscuro da internet:uma revisão de literatura sobre o comportamento antissocial online. Psico, Porto Alegre, v. 55, n. 1, p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.39859
Secchi, L., Junior, M. V. W., Moraes, C. J. (2021). Crowdfunding e desempenho eleitoral no Brasil: análise estatística das eleições para deputado federal em 2018. Rev. Adm. Pública, v. 55, n. 5, https://doi.org/10.1590/0034-761220200876
Silva, E. A., Nascimento, C. A. D. (2009). Um estudo psicossocial da mídia. In: Juventude e Família: encontros e desencontros na sociedade contemporânea. JONIC – Jornada de Iniciação Científica da FIR, 8., 2009. Recife: COPPE; Estácio/ FIR.
Silva, Ednaldo Antônio da (2017).. A telessaúde e seus impactos na formação continuada dos profissionais de saúde em rede. EM REDE, A EaD e os processos de formação na área da saúde, v. 04, n.01, p, 116-129, 2017.
Silva, E. A. (2018). A Mídia e sua Cultura da Virtualidade a Serviço da Fragmentação dos Vínculos Educacionais. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 55, p. 259–271, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.33276. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/33276. Acesso em: 3 set. 2024.
Silva, E. Tecnologia de Comunicação e Informação (2021): ferramentas de promoção da educação em Direitos Humanos. Editora Unijuí, Ano 9, n.18. DOI: https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.18.7342
Silva, E. A. (2018). Evasão Escolar: Uma Análise do Impacto da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS) em Escolas Públicas em Pernambuco/Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Administração Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Escola Superior de educação Almeida Garrett - ESEAG, Lisboa.
Silva, B. T. (2024). O impacto humanitário e migratório dos conflitos e guerras no mundo. In: Longe da equidade: mulheres encaram obstáculos no mercado de trabalho Brasileiro, Revista PUC Minas, n. 29, Primeiro semestre. O impacto humanitário e migratório dos conflitos e guerras no mundo – Revista PUC Minas
Snyder, J., Zenone, M., Grewal, A., Caulfield, T. (2024). Crowdfunding for Complementary and Alternative Cancer Treatments in Tijuana, Mexico: Content Analysis. JMIR Cancer, v.10:e52018. doi: 10.2196/52018.
Tangcharoensathien V, et al., (2020). Estrutura para gerenciar a infodemia COVID-19: métodos e resultados de uma consulta técnica on-line e de crowdsourcing da OMS. J Med Internet Res.,v. 22, n. 6, :e19659. DOI: 10.2196/19659
Teles, L., Godoy, M. (2023). Extremistas bolsonaristas articulavam invasão de sedes dos três Poderes nas redes desde 3 de janeiro. Rio de Janeiro: Estadão, 08/01/2023 | 20h19, atualização: 09/01/2023 | 12h07. Extremistas bolsonaristas articulavam invasão de sedes dos três Poderes nas redes desde 3 de janeiro - Estadão (estadao.com.br)
Tesch, Z.,Prónay, S., Buzás, N. (2024) Can the group effect dominate the influence of the child on the parent's decision to care for type 1 diabetes? J Pediatr Nurs, v. 76: e19-e26. ttps://doi.org/10.1016/j.pedn.2024.01.014
Theopilus, Y, et al., (2004). Preventive Interventions for Internet Addiction in Young Children: Systematic Review. JMIR Ment Health, v.11:e56896. doi: 10.2196/56896.
Wardell, S., Withey-Rila, C. (2024). A critical analysis of trans-visibility through online medical crowdfunding. Soc Sci Med., v. 345:116682. DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2024.116682
Wakefield, J. (2022). Como a guerra na Ucrânia ameaça dividir a internet no mundo. BBC New, 11 mar. https://www.bbc.com/portuguese/geral-60711412
Wanberg, L. J.; Pearson D. R. (2024). Evaluating the Disease-Related Experiences of TikTok Users With Lupus Erythematosus: Qualitative and Content Analysis. JMIR Infodemiology, v.4: e51211.DOI: 10.2196/51211
Waters, A. R et al., (2024). LGBTQ+ inequity in crowdfunding cancer costs: The influence of online reach and LGBTQ+ state policy. Cancer Med., v.13, n. 3: e6926, . doi: 10.1002/cam4.6926
Waters A. R. et al. (2024) Material, Psychological, and Behavioral Financial Hardship Among Lesbian, Gay, and Bisexual Cancer Survivors in the United States. JCO Oncol Pract. 10.1200/OP.24.00114.
Watson, S. et al. (2024). Descriptions of Scientific Evidence and Uncertainty of Unproven COVID-19 Therapies in US News: Content Analysis Study. JMIR Infodemiology, v.4, p. e51328. Doi: 10.2196/51328.
Wright, C. et al., (2021). Effects of brief exposure to misinformation about e-cigarette harms on twitter: a randomised controlled experiment. BMJ Open, v. 11, n. 9, e045445. Doi: 10.1136/bmjopen-2020-045445.
Vigani, M. (2017). O papel dos meios de comunicação de massa e lobbies na formulação de regulamentos de OGM. In: Adenle, A. A., Morris, E. J. e Murphy, D. J Imprensa da Universidade de Cambridge. DOI: 10.1017/9781316585269.018.
Yang, J., Xu, K., & Rodriguez, L. (2014). The rejection of science frames in the news coverage of the golden rice experiment in Hunan, China. Health, Risk & Society, 16(4), 339–354. https://doi.org/10.1080/13698575.2014.9230
Xian, X., Neuwirth, R. J., Chang, A. (2024). Government-Nongovernmental Organization (NGO) Collaboration in Macao’s COVID-19 Vaccine Promotion: Social Media Case Study. JMIR Infodemiology, v. 4, e51113. Doi: 10.2196/51113
Zhai, Y., Shen, W. (2024). Signaling theory in charity-based crowdfunding: Investigating the effects of project creator characteristics and text linguistic style on fundraising performance. Heliyon, v.10, n.4,; e25756. DOI:10.1016/j.heliyon.2024.e25756
Zhu, X. (2024). Racial Disparities in Medical Crowdfunding: The Role of Sharing Disparity and Humanizing Narratives. Health Communication, p. 1-12, https://doi.org/10.1080/10410236.2023.2289765

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Ednaldo Antônio da Silva