Resumo
O presente trabalho aborda a assistência emergencial a vítimas de queimaduras graves, destacando a importância de protocolos de estabilização inicial para garantir a sobrevida e a recuperação dos pacientes. O estudo explora as principais condutas adotadas pela equipe de saúde, como a avaliação da extensão e profundidade das lesões, administração de medicamentos, hidratação e medidas de alívio da dor, baseando-se em diretrizes do Ministério da Saúde e em evidências científicas. Além disso, são discutidas as especificidades do atendimento a diferentes graus de queimaduras e as orientações para profilaxia contra complicações, como infecções e úlceras por estresse. A pesquisa enfatiza a necessidade de padronização das práticas assistenciais e a capacitação contínua das equipes de enfermagem, a fim de melhorar os resultados no atendimento a esses pacientes. O estudo conclui que a efetividade no tratamento de queimaduras graves depende da execução correta e rápida das intervenções, aliado à formação técnica e científica dos profissionais envolvidos.
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras. Brasília-DF, 2012. 19p.
BRITO, M. E. M. et al. A cultura no cuidado familiar à criança vítima de queimaduras. Rev. Eletr. Enf., v.12 n. 2, abr.-jun. 2010.
CANTARELLI-KANTORSKI, K. J. et al. Caracterização dos atendimentos por queimaduras em um serviço de pronto-socorro. Rev. Bras. Queimaduras, 2014.
DUARTE, M. de L. C. et al. Percepções da equipe de enfermagem sobre seu trabalho em uma unidade de queimados. Rev. Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 35, n. 1. p. 77-84, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v33n1/a11v33n1. pdf. Acesso em: 27 out. 2018.
GAWRYSZEWSKI, V. P. et al. Atendimentos decorrentes de queimaduras em serviços públicos de emergência no Brasil, 2009. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2011.
MENDES K. D. S.; SILVEIRA R. C. C. P.; GALVÃO C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a Incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, 2008.
MOULIN, L. L. et al. Perfil sociodemográfico e clínico de vítimas de queimaduras atendidas em um hospital de referência. Revista Nursing, 2018.
PAN, R. et al. Conhecimento de profissionais de saúde acerca do atendimento inicial intra-hospitalar ao paciente vítima de queimaduras. Rev. Gaúcha Enferm., v. 39, Porto Alegre, 2018.
PINHO, F. M. de et al. Guideline das ações no cuidado de enfermagem ao paciente adulto queimado. Rev. Bras Queimaduras, 2016.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Maria Eduarda Bezerra do Nascimento, Benedita Tatiane Gomes Liberato, Mirelly Feitosa Moreira Gomes Bonfim, Samia Vasconcelos Marques Leite, Isabella Castilho Freire, Marcos Antonio da Conceição, Otávio Welley de Araújo , Maísa Cordeiro Consolin, Layane Reis De Oliveira , Joziane Lima Pequeno, Pedro Henrique Silva Fonseca, Márcia Mara Cavalcante da Silva , Diego Tomas de Almeida