Resumo
A formação em Medicina é frequentemente associada a prestígios profissionais e recompensas financeiras, mas também acarreta desafios significativos que impactam a saúde mental dos estudantes. A transição da adolescência para a idade adulta, aliada à intensa carga acadêmica e às exigências emocionais do curso, cria um ambiente propenso ao desenvolvimento de transtornos psicológicos. Assim, busca-se aqui expor a experiência da realização de um estudo desenvolvido por estudantes de medicina da Faculdade Pitágoras, na disciplina de Habilidades Gerais, onde os mesmos buscaram identificar e descrever os desafios enfrentados por discentes das instituições privadas de medicina do Extremo Sul da Bahia, analisando suas expectativas profissionais e como avaliam sua saúde mental durante a graduação. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida em duas etapas principais: a coleta de dados primários por meio de um questionário online e a análise das variáveis socioeconômicas e de saúde mental dos estudantes de Medicina. O questionário foi elaborado para captar informações relevantes e incluiu seções sobre dados demográficos, situação socioeconômica, experiência acadêmica, saúde mental e perspectivas profissionais. Assim, a formação médica no Extremo Sul da Bahia enfrenta desafios significativos, tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino. Os dados obtidos indicam que questões relacionadas à saúde mental, estresse acadêmico e insegurança profissional são comuns, refletindo um quadro que exige atenção urgente das instituições e políticas educacionais. A implementação de estratégias de apoio psicológico e de desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode ser um caminho importante para melhorar a experiência acadêmica e o futuro profissional desses estudantes.
Referências
AMARAL, N. A. et al. Precisamos falar sobre uso de Metilfenidato por estudantes de medicina - revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, n. 2, 2022.
BARDAGI, M. P. EVASÃO E COMPORTAMENTO VOCACIONAL DE UNIVERSITÁRIOS: ESTUDOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA NA GRADUAÇÃO, 2007. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10762/000602010.pdf>.
BARBOSA-MEDEIROS, M. R.; CALDEIRA, A. P. Saúde mental de acadêmicos de medicina: estudo longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 3, 1 jan. 2021.
BRASIL. Sistema de Saúde no Brasil: organização e financiamento. [s.l: s.n.]. Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sistema_saude_brasil_organizacao_financiamento.pdf>.
CONCEIÇÃO, L. DE S. et al. Saúde mental dos estudantes de medicina brasileiros: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 24, n. 3, p. 785–802, dez. 2019.
FERREIRA, R. R. et al. A saúde mental dos estudantes de medicina: uma revisão integrativa. Research Society and Development, v. 12, n. 3, p. e14912339975-e14912339975, 3 mar. 2023.
LIMA, J. L .F.; RABELO, P. W. L.; MACHADO, Y. C.. SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA: CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS, SOCIOECONÔMICAS E CONTEXTUAIS. Pensar Acadêmico, v. 21, n. 2, p. 1401–1410, 18 ago. 2023.
MORAIS, V. E. G. et al. A saúde mental de universitários do curso de graduação de medicina no Brasil. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, n. 1, p. 5089–5104, 9 fev. 2024.
OTTERO, C. L. S.; IOST, A. R. J.; GONÇALVES, S. J. C. A saúde mental dos estudantes de medicina: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 3, p. e9751–e9751, 17 mar. 2022.
ROHDE, L. A. et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, n. suppl 2, p. 07-11, 1 dez. 2000.
TRINDADE, L. H. OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA O JOVEM DA NOVA CLASSE MÉDIA. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://repositorio.fgv.br/server/api/core/bitstreams/86df32bb-2273-4fad-bc4f-752792c1df1d/content>. Acesso em: 18 nov. 2024.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Lucas Oliveira; Suélen Ferreira Stein, Camila Pereira Arruda, Gabriele Santos Andrade, Isabella Souza Gonçalves, João Vitor Calazans Carletto, Valter de Souza Costa Neto, Henika Priscila Lima Silva