IMPACTOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO EM MEDICINA NO EXTREMO SUL DA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Palavras-chave

Medicina; Transtornos psicológicos; Psicoestimulantes.

Como Citar

Ferreira Stein, S., Pereira Arruda, C., Santos Andrade, G., Souza Gonçalves, I., Calazans Carletto, J. V., de Souza Costa Neto, V., & Lima Silva, H. P. (2024). IMPACTOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO EM MEDICINA NO EXTREMO SUL DA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(11), 4047–4059. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n11p4047-4059

Resumo

A formação em Medicina é frequentemente associada a prestígios profissionais e recompensas financeiras, mas também acarreta desafios significativos que impactam a saúde mental dos estudantes. A transição da adolescência para a idade adulta, aliada à intensa carga acadêmica e às exigências emocionais do curso, cria um ambiente propenso ao desenvolvimento de transtornos psicológicos. Assim, busca-se aqui expor a experiência da realização de um estudo desenvolvido por estudantes de medicina da Faculdade Pitágoras, na disciplina de Habilidades Gerais, onde os mesmos buscaram identificar e descrever os desafios enfrentados por discentes das instituições privadas de medicina do Extremo Sul da Bahia, analisando suas expectativas profissionais e como avaliam sua saúde mental durante a graduação.  A metodologia da pesquisa foi desenvolvida em duas etapas principais: a coleta de dados primários por meio de um questionário online e a análise das variáveis socioeconômicas e de saúde mental dos estudantes de Medicina. O questionário foi elaborado para captar informações relevantes e incluiu seções sobre dados demográficos, situação socioeconômica, experiência acadêmica, saúde mental e perspectivas profissionais. Assim, a formação médica no Extremo Sul da Bahia enfrenta desafios significativos, tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino. Os dados obtidos indicam que questões relacionadas à saúde mental, estresse acadêmico e insegurança profissional são comuns, refletindo um quadro que exige atenção urgente das instituições e políticas educacionais. A implementação de estratégias de apoio psicológico e de desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode ser um caminho importante para melhorar a experiência acadêmica e o futuro profissional desses estudantes.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n11p4047-4059
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Copyright (c) 2024 Lucas Oliveira; Suélen Ferreira Stein, Camila Pereira Arruda, Gabriele Santos Andrade, Isabella Souza Gonçalves, João Vitor Calazans Carletto, Valter de Souza Costa Neto, Henika Priscila Lima Silva