Resumo
Resumo: Objetivo: Avaliar a influência da alimentação na vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Método: Trata-se de pesquisa de abordagem quantitativa e transversal, do tipo exploratória e descritiva, realizada com 134 participantes, dentre eles, pessoas com TEA ou responsável por alguma pessoa enquadrada no TEA, de diversas áreas do país, por meio de um questionário misto, com uso da análise de dados, identificando o perfil sociodemográfico, o grau de dependência e/ou necessidade de suporte (autismo leve, moderado ou severo) e os hábitos alimentares de cada indivíduo. Resultados: Os dados coletados indicam que algumas mudanças na alimentação podem trazer benefícios a essas pessoas, como resolução dos problemas gastrointestinais, melhora do sono, melhora na concentração, diminuição das estereotipias motoras e verbais, diminuição do comportamento autoagressivo, melhora na linguagem verbal e não verbal, impulso positivo na afetividade e melhora no contato ocular. Conclusão: A maioria dos entrevistados nunca experimentou fazer mudanças alimentares, o que reflete uma falta de conhecimento da população acerca dos benefícios que uma alimentação adequada a cada situação pode trazer, assim como os prejuízos que o consumo de determinados alimentos pode acarretar na vida de pessoas com TEA, tendo em vista, ser muito comum a sensibilidade alimentar, que pode incluir alergias alimentares, intolerâncias e sensibilidades ao glúten ou à lactose, por exemplo.
Referências
Alves LR. Autismo e alimentação: uma nova visão para o tratamento. 2023.
Barros BS. Perfil alimentar de crianças com transtorno do espectro autista. 2018 apud Da Silva CC. Comportamento alimentar de crianças e adolescentes autistas: revisão integrativa. 2021.
Carvalho JA, et al. Nutrição e autismo: considerações sobre a alimentação do autista. 2012.
Carvalho JA, Santos CSS, Carvalho MP, Souza LS. Nutrição e autismo: considerações sobre a alimentação do autista. 2012.
Connor ZL, Hennessy-Priest K, Kneafsey R, Lycett D. Let down by low expectations: a qualitative interview/participatory photography study of feeding problems in autistic children [internet]. Journal of Occupational Therapy, Schools, & Early Intervention. 2022;0(0):1–19. [Acesso em 16 ago. 2022]. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19411243.2022.2054485 apud Da Silva TI. Comportamentos alimentares associados à seletividade alimentar em crianças escolares diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo de revisão narrativa. 2022.
Da Silva CC. Comportamento alimentar de crianças e adolescentes autistas: revisão integrativa. 2021.
De Azevedo SSD. Abordagem nutricional com dietas de restrição no transtorno do espectro autista: uma investigação dos últimos dez anos. 2022.
Denis JS. Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista. Santa Rosa, 2018.
Freitas LL. Comportamento alimentar de autistas e seus fatores associados. 2020. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2472.
Gardenghi G. Transtornos do espectro do autismo, inflamação e alterações glicêmicas na gestação e no pós-parto. 2019.
Gardenghi G. Transtornos do espectro do autismo, inflamação e alterações glicêmicas na gestação e no pós-parto. 2019.
Leal M, Nagata M, Cunha NM, Pavanello U, Ferreira NV. Terapia nutricional em crianças com transtorno do espectro autista. 2017.
Magagnin T, Ferraz F, Soratto J, Da Silva MA, Nunes RZ. Concepção e desenho do estudo, análise e interpretação dos dados, revisão do artigo e aprovação da versão final. 2021.
Marcelino C. Autismo esperança pela nutrição. São Paulo, SP: M. Books, 2010.
Pavan DC. Seletividade alimentar em crianças com transtorno do espectro autista: a atuação do psicólogo no tratamento da seletividade através da terapia ocupacional. 2021.
Reis AC, Claro LC. O transtorno do espectro autista no atendimento educacional especializado em uma rede municipal de educação. Educação em Saúde: Desafios e Práticas Contemporâneas em Pesquisa: Científica Digital, 2023.
Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Alimentação no tratamento de autismo. 2022. Disponível em: https://www.sbcm.org.br/v2/index.php/not%C3%ADcias/1149-sp-1240144781. Acesso em: 07 de dez. de 2022.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Estela Brasil Frauches Novaes, Juliana Ferreira da Silva