Alterações anatômicas e funcionais do cérebro de pacientes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
PDF

Palavras-chave

Alterações. Anatomia. Função. Cérebro. TDAH.

Como Citar

Rodrigues, A. R. de A., Moura e Silva, A. V., Macedo, G. M. V., Rodrigues, M. V. C. T., Neto, R. F., Palombit, K., Leite, C. M. de C., & Bastos, K. de A. S. (2023). Alterações anatômicas e funcionais do cérebro de pacientes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(4), 27–41. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p27-41

Resumo

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúbrio neurodesenvolvimental multifatorial que se caracteriza por desatenção, hiperatividade, inquietação, esquecimento e impulsividade. Existem evidências de que o TDAH se trata, de fato, de uma disfunção da neurotransmissão dopaminérgica na área frontal, regiões subcorticais e região límbica cerebral, evidenciada através de estudos científicos, apoiados por evidências neurológicas e estudos genéticos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar, por meio da literatura científica, as alterações anatômicas e funcionais do cérebro de pacientes com TDAH. Este estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, realizada com artigos publicados nas bases de SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico, periódicos online, como a Revista Saúde em Foco e a Associação Saúde da Família, e os livros Princípios de Anatomia e Fisiologia e Princípios de neurociência, utilizando os descritores “alterações”, “anatomia”, “função”, “cérebro” e “TDAH”. As descobertas mais relevantes mostram que há a diminuição da quantidade e atividade da substância branca e cinzenta do cérebro de indivíduos com TDAH, além da evidência da redução do córtex pré-frontal em indivíduos com TDAH. Além disso, notou-se que o déficit nos neurotransmissores dopamina e norepinefrina influenciam na sintomatologia do TDAH. Desta forma, conclui-se que o TDAH apresenta alterações anatômicas e funcionais importantes que afetam o desenvolvimento do circuito cerebral, gerando uma disfunção e uma alteração no funcionamento neurobiológico, além de provocar um funcionamento atípico do lobo frontal e de estruturas associadas a ele, influenciando no déficit comportamental inibitório e prejudicando as funções executivas do portador de tal condição clínica.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p27-41
PDF

Referências

AZEREDO, L.A. Abordando a regulação dopaminérgica no TDAH: estudo sobre o gene do transportador de dopamina (slc6a3/dat1), fatores de transcrição e suas possíveis interações. Orientador: Dr. Claiton Henrique Dotto Bau. 2014. Tese de doutorado (Pós-graduando em Genética e Biologia molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [S. l.], 2014.

CIRCUNVIS, B.C.; SOUZA, B.F.B.; BESPALHOK, D.N.; OLIVEIRA, M.B. Componentes Bióticos e Genéticos relacionados ao TDAH: Revisão de Literatura. Biosaúde, v. 19, n. 2, p. 99-110, 2017.

KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.; JESSELL, T.M.; SIEGELBAUM, S.A.; HUDSPETH, A.J. Pincípios de Neurociências. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

NOGUEIRA, D.R.; OLIVEIRA, J.P.; FRANCO, J.; ROMANO, L.H. A funcionalidade dos neurotransmissores no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Revista Saúde em Foco, [s. l.], ed. 11, 2019.

SILVEIRA, F.M.; RODRIGUES, F.A. interface cérebro e máquina: atividade neuronal no transtorno déficit de atenção e hiperatividade. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 10, p. 1764-1776, 2021.

TORTORA, Gerard J. Pincípios de Anatomia e Fisiologia. 12. ed. Guanabara Kodgan, 2016.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ana Raisla de Araújo Rodrigues, Ana Virgínia Moura e Silva, Gabriela Mota Vital Macedo, Maria Vitória Celestino Trindade Rodrigues, Raimundo Feitosa Neto, Kelly Palombit, Carla Maria de Carvalho Leite, Karinn de Araújo Soares Bastos