Resumo
O Divertículo de Meckel é a anomalia congênita mais comum no intestino delgado. Uma obliteração incompleta do ducto onfalomesentérico é a causa da alteração, encontrada em 2% da população. Na maioria dos casos a doença diverticular é assintomática, mas pode se apresentar com uma variedade grande de manifestações clínicas quando surge algum tipo de complicação, geralmente na forma de inflamação, obstrução ou sangramento, tornando amplo o rol de diagnósticos diferenciais. Seu diagnóstico é difícil e ainda considerado um grande desafio porque, geralmente, os exames complementares mostram somente as alterações que são decorrentes das complicações. O diagnóstico, na maioria dos casos, é feito durante a cirurgia.
Referências
BATISTA, Ana Beatriz Esteves et al. Obstrução intestinal causada por Diverticulite de Meckel: Relato de caso. Revista de Saúde, v. 10, n. 1, p. 38-43, 2019.
CURVELLO, Camilla Farias Amorim. Obstrução intestinal por divertículo de Meckel: Relato de caso. Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos, v. 11, n. 1, p. 15-17, 2016.
OLIVEIRA, Stéphanie Gonçalves et al. ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO POR DIVERTÍCULO DE MECKEL EM ADULTO. Revista de Patologia do Tocantins, v. 5, n. 4, p. 44-46, 2018.
SOBOTTA. Atlas de anatomia humana. Órgãos internos, 23 ED, GUANABARA KOOGAN, 2006

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Letícia Santos de Barros Moreira, Dulcídio de Barros Moreira Junior , Lucas Santos de Barros Moreira, Sarah Rabelo Fernandes