A PANDEMIA PASSA: REFLEXÕES SOBRE O LUTO E AS PERDAS VIVIDAS DURANTE A PANDEMIA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n9p1173-1185

Palavras-chave:

Luto, Qualidade, Perdas, Sofrimentos, Dor

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe uma onda de desafios e mudanças profundas para toda a humanidade. Entre os muitos impactos, o luto se destacou como uma experiência universal, embora vivenciada de maneiras únicas. As restrições sanitárias, o isolamento social e a ausência de rituais tradicionais de despedida complicaram ainda mais o processo de luto, criando um cenário onde a dor da perda foi, muitas vezes, exacerbada pela impossibilidade de se despedir adequadamente. O objetivo deste estudo é explorar e compreender as diferentes dimensões do luto experimentado durante a pandemia, analisando como as circunstâncias excepcionais influenciaram a maneira como as pessoas processaram suas perdas. A análise revelou que o luto vivido durante a pandemia foi marcado por um profundo senso de isolamento e interrupção. A impossibilidade de realizar rituais tradicionais de despedida, como funerais e velórios, deixou muitas pessoas sem a oportunidade de compartilhar sua dor e encontrar conforto na presença de entes queridos. Entretanto, o estudo também evidenciou a resiliência humana, com muitas pessoas encontrando novas formas de expressar seu luto e buscar apoio, seja por meio de tecnologias digitais ou pela criação de novos rituais de lembrança. À medida que a pandemia recua, é fundamental que as sociedades reconheçam o impacto duradouro do luto e das perdas vividas durante esse período. Integrar o entendimento dessas experiências na saúde mental coletiva e promover espaços de escuta e acolhimento será crucial para a recuperação emocional e para a reconstrução de uma vida mais plena e conectada. A reflexão contínua sobre essas experiências permitirá transformar a dor em aprendizado, fortalecendo as relações humanas e a capacidade de enfrentar adversidades futuras.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Pereira Leite Marinho, Universidade Católica de Pernambuco

Formada em Medicina pela UPE em julho de 1994. Residência Médica em Pediatria no Hospital Barão de Lucena (SES-PE) -1995 a 1997. Título de Especialista em Medicina do Tráfego pela AMB e ABRAMET - 05 de agosto de 1996.
Especialização em Dermatologia no HC-UFPE (1997- 1999).Especialização Multiprofissional em Saúde das Famílias e das Comunidades pela UFPE (2015 - 2016). Pós-graduação em Psiquiatria pela Unifil 400h/aula (maio 2016 a setembro de 2018).
Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental na UNICAP (Setembro de 2019 a fevereiro de 2022).

Isabella Peixoto Dos Santos, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) / Instituto de Doenças do Tórax (IDT)

Especialista em Clínica Médica pela SMS/RJ, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) / Instituto de Doenças do Tórax (IDT)

Helena Côrtes De Alencar, Universidade Estácio de Sá / IDOMED

Graduanda de Medicina pela Universidade Estácio de Sá / IDOMED

Ana Beatriz Farias Silva, Universidade Estácio de Sá/ IDOMED

Graduanda de medicina pela Universidade Estácio de Sá/ IDOMED

Maria Clara Pontoja Melo, Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

Ana Beatriz Ferreira De Castro, Universidade Paulista (UNIP)

Graaduada em Enfermagem pela Universidade Paulista (UNIP)

Roseli Barbosa Nunes, Faculdade Anísio Teixeira

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Anísio Teixeira. 

João Henrique dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Piauí - UFPI

Referências

ALVES, Daliana de Freitas Geraldo. Dificuldades psicológicas enfrentadas por famílias no luto na pandemia do Covid-19. Repositório Institucional Unicambury, v. 1, n. 1, 2021.

ALVES, Marta Sofia Pinto. A pandemia e os processos de luto: A influência das variáveis clínicas numa amostra portuguesa. 2023.

AZEVEDO, Lais Vilasbôas et al. RECONTAR O INVISÍVEL: EXPERIÊNCIAS DE LUTO POR COVID-19. 2023.

BARRETO, Bruna dos Santos et al. Silêncio: uma experimentação artística em meio a pandemia. 2021.

BARROS, Raquel Ramos Barbosa et al. Rituais de luto em tempos de pandemia de Covid-19: uma revisão narrativa. 2023.

CHAVES, Ana Carolina de Lima. Memorial da Pandemia: uma análise da memória do luto. 2023.

CHISSANO, Yuri Albino. Vivências e relações sociais reconfiguradas em tempos da Covid-19: um estudo a partir dos rituais fúnebres na cidade de Maputo. 2022.

CANABARRO, Ivo dos Santos; SCHONARDIE, Elenise Felzke; STRÜCKER, Bianca. A ressignificação do lugar e do não-lugar: considerações sobre as dimensões das ocupações dos lugares em um período de pandemia no Brasil. Revista de Direito da Cidade, v. 14, n. 1, p. 1-26, 2022.

CASELLATO, Gabriela; MAZORRA, Luciana; TINOCO, Valéria. Os desafios enfrentados por idosos na pandemia-Algumas reflexões. Revista Kairós-Gerontologia, v. 23, p. 379-390, 2020.

CUNHA, Madalena et al. Coping e processo de luto em familiares e pessoas significativas de vítimas mortais de COVID-19. Revista de Enfermagem Referência, p. 1-8, 2023.

DAHDAH, Daniel Ferreira. O processo de elaboração do luto e as respostas ocupacionais no cotidiano de mães enlutadas. 2019.

DA SILVA COSTA, Luís Henrique. O DILEMA CHAMADO MORTE. Revista Cedigma, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2024.

DA SILVA COSTA, Luís Henrique. A MORTE E O MORRER NO CONTEXTO HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO AOS PACIENTES E FAMILIARES. Revista Cedigma, v. 2, n. 3, p. 1-14, 2024.

DA SILVA, Sahra Victória de Jesus et al. PREVALÊNCIA E IMPACTO DO ADOECIMENTO MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Cedigma, v. 2, n. 2, p. 1-18, 2024.

DE ARAUJO RIBEIRO, Rebecca; SALGUEIRO, Maria Amélia Dalvi. Luto e escrita performática em contexto de pandemia. Palimpsesto-Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, v. 23, n. 45, p. 453-472, 2024.

DE FARIA PEREIRA, Mateus Henrique; DE ARAUJO, Valdei Lopes. Atualismo: pandemia e historicidades no interminável 2020. Estudos Ibero-Americanos, v. 47, n. 1, p. e39802-e39802, 2021.

DOS SANTOS, Isabella Peixoto et al. FINITUDE E BIOÉTICA NO FIM DA VIDA: DESAFIOS ÉTICOS E CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS NO CUIDADO DE PACIENTES TERMINAIS. Revista Cedigma, v. 2, n. 3, p. 81-94, 2024.

DUARTE, Pedro. A pandemia e o exílio do mundo. Bazar do Tempo Produções e Empreendimentos Culturais LTDA, 2020.

DUNKER, Christian et al. Sonhos confinados: o que sonham os brasileiros em tempos de pandemia. Autêntica Editora, 2021.

ENGEL, Mariane; DE LIZ, Rafael Gustavo; FAHT, Beatriz Hering. A NECESSIDADE DE APOIO PSICOLÓGICO NO ENFRENTAMENTO DO LUTO PÓS TEMPOS PANDÊMICOS. Revista Científica Sophia, p. 4-4, 2023.

FARINATTI, Débora. As múltiplas faces do traumático na pandemia: desafios e possibilidades. Horizontes Psicanalíticos, p. 21, 2021.

FINE, Carla. Sem tempo de dizer adeus: Como sobreviver ao suicídio de uma pessoa querida. WWF Martins Fontes, 2018.

FORESTI, Taimara; HODECKER, Maísa; BOUSFIELD, Andréa Barbará S. A concepção de morte na história e a COVID-19: uma retrospectiva teórica. Psicologia argumento, v. 39, n. 105, p. 390-407, 2021.

FRANCO, Maria Helena Pereira. O luto no século 21: uma compreensão abrangente do fenômeno. Summus Editorial, 2021.

GAJANIGO, Paulo; SOUZA, Rogério. A pandemia e o ordinário: apontamentos sobre a afinidade entre experiência pandêmica e registros cotidianos. Sociedade e Estado, v. 36, p. 37-60, 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. Editora Atlas AS, 2008.

KLEIN, Rafaela Fabricio. O desamparo frente a uma realidade traumática: desafios da escuta no contexto pandêmico. 2021.

LIMA, Lara Vento Moreira et al. SAÚDE MENTAL E LUTO: ABORDAGEM PARA APOIO E TRATAMENTO EM COMUNIDADES ATINGIDAS POR DESASTRES. Revista Cedigma, v. 2, n. 3, p. 38-50, 2024.

LOPES, Ana Paula Neves. Construindo o (im) provável: a ressignificação das trajetórias e dos projetos de vida de jovens egressos do sistema socioeducativo do Ceará. 2022.

MÁRIO, Vandelir Camilo Neves Deolindo. Desafios e estratégias na criação do Memorial Cardeal Dom Lucas Moreira Neves. 2017. Tese de Doutorado.

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. Luto e morte em tempos de pandemia: reflexões a partir da psicologia. Editora UEMG, 2021.

MERGULHÃO, Bruna Rafaela de Vasconcelos. O silêncio que fala: Os ritos fúnebres como performance e o cemitério como lugar de memória. 2020. Dissertação de Mestrado.

OLIVEIRA, Dhiene Santana Araújo; BISCONCINI, Karen Pereira; GUTIERREZ, Beatriz Aparecida Ozello. Processo de luto diante da pandemia: repercussões frente à Covid-19 no Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, v. 23, p. 499-516, 2020.

OLIVEIRA, Fernanda Walmer. Memórias narradas sobre a COVID-19: cotidianos atravessados pela pandemia. 2022.

PIROS, Ludmila Montandon; DE ANDRADE BARRETO, Luciane. Saudade de minha terra-relato de interações com migrantes em UTI hospitalar durante a pandemia de Covid-19. TRAVESSIA-revista do migrante, v. 1, n. 92, 2021.

SILVA, Bárbara Caroline Gomes da et al. Os mortos pela COVID-19 no Brasil: uma análise das desigualdades raciais. 2023.

TEIXEIRA, Paulo Tadeu Ferreira. Pandemia Covid-19: Reflexões Sobre o Enlutamento/Covid-19 Pandemic: Reflections on Bereavement. ID on line. Revista de psicologia, v. 15, n. 54, p. 582-592, 2021.

TONDATO, Marcia Perencin; ARAUJO, Dayse Maciel. Entre a necessidade e a sociabilidade:: transformações nas relações de consumo na pandemia Covid19. Comunicação & Informação, v. 24, 2021.

TREVISAN, Mauro et al. Representações sociais da elaboração do luto e de suas dificuldades por parte de filhos e filhas que perderam os pais. 2017.

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Marinho, L. de F. P. L., Santos, I. P. D., Alencar, H. C. D., Silva, A. B. F., Melo, M. C. P., De Castro, A. B. F., Nunes, R. B., & Silva, J. H. dos S. (2024). A PANDEMIA PASSA: REFLEXÕES SOBRE O LUTO E AS PERDAS VIVIDAS DURANTE A PANDEMIA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(9), 1173–1185. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n9p1173-1185