Resumo
Introdução: O câncer colorretal (CCR) é uma das neoplasias mais comuns e representa uma importante causa de morte mundialmente, afetando igualmente homens e mulheres. No Brasil, a incidência é maior nas regiões sul e sudeste. O CCR afeta o cólon e o reto, e pode ser esporádico ou familiar. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar, dieta inadequada e estilo de vida sedentário. A doença frequentemente apresenta sintomas silenciosos, levando a um diagnóstico tardio. Métodos de detecção precoce incluem exames de sangue oculto nas fezes, colonoscopia e tomografia computadorizada. O tratamento geralmente envolve quimioterapia, cirurgia e radioterapia, dependendo do estágio da doença. Objetivo: Compreender os aspectos relacionados às causas, sintomas, prevenção, diagnóstico, rastreamento e tratamento do câncer colorretal e o seu aumento em pacientes jovens. Metodologia: O presente estudo trata-se de um artigo de revisão bibliográfica relacionada ao câncer colorretal, realizado em junho e julho de 2024, foram selecionados 10 artigos, no qual a revisão dos artigos foi realizada na base de dados a biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Revista Brasileira de Coloproctologia, Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Brazilian Journal of Health Review. Definiu-se os seguintes critérios de seleção: textos completos, artigos, análise e revisões sistemáticas, entre os anos de 2006 e 2021, no idioma português e inglês. Resultados: A análise sobre o câncer colorretal demonstra que este tipo de câncer é a quarta causa de morte no Brasil, o que ressalta a importância da sua prevenção e diagnóstico precoce. Os principais sinais e sintomas são hematoquezia, melena, dor abdominal, anemia de causa obscura e alterações do hábito intestinal. Além disso, observou-se que houve um aumento significativo do câncer colorretal em pacientes jovens, menores de 40 e 50 anos, o que revela a necessidade de mudanças nos hábitos de vida, como alimentação saudável e atividade física. Conclusão: Conclui-se que a causa do câncer colorretal é multifatorial e possui diversos impactos na qualidade de vida de quem porta a doença e, por este motivo, é de suma importância a prevenção, diagnóstico precoce, rastreamento e tratamentos eficientes, bem como a identificação do câncer em pacientes jovens, tendo em vista os modelos atuais de estilo de vida.
Referências
ATTOLINI, Raquel Cozer; GALLON, Carin Weirich. Qualidade de vida e perfil nutricional de pacientes com câncer colorretal colostomizados. Revista Brasileira de Coloproctologia, v. 30, p. 289-298, 2010.
CAMPOS, FÁBIO GUILHERME et al. Incidência de câncer colorretal em pacientes jovens. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 44, p. 208-215, 2017.
CARNEIRO NETO, Joaquim David et al. Câncer colorretal: características clínicas e anatomopatológicas em pacientes com idade inferior a 40 anos. Revista Brasileira de Coloproctologia, v. 26, p. 430-435, 2006.
DA SILVA, Márcio; ERRANTE, Paolo Ruggero. Câncer colorretal: fatores de risco, diagnóstico e tratamento. UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 33, p. 133-140, 2017.
DE PAULA PIRES, Maria Eugênia et al. Rastreamento do câncer colorretal: revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 6866-6881, 2021.
HABR-GAMA, Angelita. Câncer coloretal: a importância de sua prevenção. Arquivos de Gastroenterologia, v. 42, p. 2-3, 2005.
MALLMANN, Giovanna Delacoste Pires et al. Câncer colorretal. Acta méd. (Porto Alegre), p. [7]-[7], 2017.
MONTEIRO, Elisângela Plazas et al. Neoplasia colorretal até 40 anos: experiência em cinco anos. Revista brasileira de coloproctologia, v. 26, p. 156-161, 2006.
SILVA, FERNANDO et al. Câncer colorretal em pacientes com idade inferior a 50 anos-experiência em cinco anos. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 47, p. e20202406, 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Caroline Martins Pereira, Gabriel Ramalho Santos, Karina Campanha, Ruan Carlos Nogueira Santos, Jhennifer Oliveira Vimercati, Ana Clara Vereza Costa, Lívia Busatto Pena, João Pedro Ramalho Santos, Milena Monteiro Bravo, Adriel Machado Toledo