Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Brasil, destacando seus principais marcos e desafios, com o intuito de compreender o papel da ESF na reorganização da Atenção Primária à Saúde e sua contribuição para a melhoria do acesso e da qualidade da assistência à saúde da população brasileira. Através de uma revisão narrativa da literatura, busca-se evidenciar a importância da ESF como política pública de saúde e os desafios para sua consolidação no Sistema Único de Saúde (SUS). Espera-se que este estudo contribua para um melhor entendimento da ESF e para a formulação de propostas de melhoria para a Atenção Primária à Saúde no país.
Referências
ADRIANO, J. O Plantão Social na Atenção Básica à Saúde: um estudo aproximativo sobre a prática profissional. 2007. 94 p. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Serviço social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
ALMEIDA, M. C. P.; MISHIMA, S. M. O desafio do trabalho em equipe na atenção à saúde da família: construindo “novas autonomias” no trabalho. Interface, Botucatu, v. 5, n. 9, p. 50-53, 2001.
BEHRING, Eliane. R. Política Social no Capitalismo Tardio. São Paulo: Cortez, 1998.
BERTUSSI, D. C., OLIVEIRA, M. S. M., LIMA, J. V. C. A Unidade Básica no Contextodo Sistema de Saúde. In: ANDRADE, S. M., SOARES, D. A., CORDENI J. R., L. (OPG). Bases da Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: VEL, 2001.
BRASIL, Ministério da Saúde, 2000. Avaliação da implantação e funcionamento do PSF. Brasília; Ministério da Saúde.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília; Senado, 1988.
BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria n° 1886 / 1997. Reconhece no PACS e no PSF estratégias para o aprimoramento e consolidação do SUS e aprova normas e diretrizes para tais programas, incorporando ainda a figura normativa do programa similar. Brasília – DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil.1997
BRASIL. Ministério da Saúde. Norma Operacional Básica, n° 01 / 93, Portaria n° 234 / 92. Diário Oficial da União. Brasília – DF, 1993.
BRASIL. Ministério da Saúde. Norma Operacional Básica, n° 01 / 96, Portaria n° 234 / 92. Diário Oficial da União. Brasília – DF, 1996.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 3925 de 13 de novembro de 1998. Implanta o Manual da Atenção Básica. Brasília – DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. 1998.
BRASIL. Ministério da Saúde. I Mostra de Experiências em Saúde da Família. Brasília: MINISTÉRIO da Saúde. 1998.
BRASIL. Ministério da Saúde. Perfil dos Médicos e dos Enfermeiros do PSF. Brasília: Ministério da Saúde. 2000
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da Família: uma estratégia para a organização da Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2001
BRASIL. Ministério da Saúde. Promoção da Saúde: Declaração Ama-Ata, Carta de Otatwa, Declaração de Adelaide, Declaração de Sudsvall, Declaração de Santa-fé de Bogotá, Declaração de Jacarta, Rede de Megapaíses e Declaração do México. Brasília – DF.2001
BRAVO, Maria Inês de Souza. Superando Desafios – O Serviço Social na década de 90. In: Superando Desafios. Rio de Janeiro: UFRJ, 1988.
BREILH, J & Granada, E. Investigação da saúde na Sociedade: Guia Pedagógico sobre um novo enfoque do método epidemiológico. Tradução de José da Rocha Cavalheiro et. Al. São Paulo, Instituto de Saúde / ABRASCO, 1986.
CARVALHO, G. B., CORDENI J. R., L. A Organização do sistema de saúde no Brasil. In: ANDRADE S. M., SOARES, D. A., CORDENI J. R., L. (org). Bases da Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: VEL, 2001.
COHN, Amélia. A saúde na previdência social e na seguridade: antigos estigmas e novos desafios. In: COHN, Amélia, ELIAS. Saúde no Brasil: políticas e organização de serviços. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2001.
GOULART, Flavio A. de Andrade. Experiências em Saúde da Família: cada caso é um caso? Tese de doutorado. F 10 CRUZ. Rio de Janeiro: 2002 (Mimeo).
MENDES, Eugenio Vilaça. Uma agenda para saúde. 2.ed.. São Paulo: Hucitec, 1999.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 ANDREWS BARCELLOS RAMOS