PARVOVIROSE CANINA: DIAGNÓSTICO E MANEJO
DOI:
https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n8p4433-4439Palavras-chave:
Parvovirose; Canina; TratamentoResumo
A parvovirose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente cães, especialmente filhotes e animais não vacinados. Causada pelo parvovírus canino tipo 2 (CPV-2), a doença se manifesta através de sintomas graves, como vômitos, diarreia intensa, muitas vezes com sangue, febre e perda de apetite. A patologia ataca as células do trato gastrointestinal, levando à desidratação severa e, em casos mais graves, pode causar sepse e morte. O vírus é resistente e pode sobreviver no ambiente por longos períodos, sendo transmitido através do contato com fezes contaminadas. O tratamento é de suporte, focando em hidratação e controle dos sintomas, já que não existe um antiviral específico. A prevenção é fundamental e se dá principalmente através da vacinação adequada e do controle rigoroso da higiene. Sem tratamento, a taxa de mortalidade pode ser alta, especialmente em filhotes. A rápida intervenção veterinária é crucial para aumentar as chances de recuperação.
Downloads
Referências
- Batista, M. ([s.d.]). Parvovirose canina.
- BRAGA, Í. et al. Dirceu Guilherme. Revista Interação Interdisciplinar, 2019.
- DA FONSECA COSSÉ, C. Parvovirose: Aspetos Clínicos e Epidemiológicos. [s.l: s.n.].
- FALCÃO, F. Abordagem clínica à parvovirose canina e à panleucopenia felina. [s.l: s.n.].
- Melo, T. F., Abreu, C. B. de, Hirsch, C., Muzzi, R. A. L., & Peconick, A. P. (2021). Parvovirose canina: uma revisão de literatura. Natural Resources, 11(3), 40–56. https://doi.org/10.6008/cbpc2237-9290.2021.003.0006
- SANTANA, C. Campanha de vacinação contra cinomose como ferramenta de vigilância epidemiológica, resposta imune humoral para Parvovirus canino e eventos adversos pós vacinais em cães no Distrito de Rubião Júnior. Botucatu-SP: [s.n.].
- SANTANA, W. D. O. et al. Parvovírus canino: uma abordagem evolutiva e clínica. Medicina Veterinária (UFRPE), v. 13, n. 4, p. 526, 2019.
- SIMON, A. et al. Análise hematológica de cães reagentes ao teste imunocromatográfico para parvovírus canino. Em: Semana nacional de Ciencia e Tecnologia. [s.l: s.n.].
- TEIXEIRA, M. Contribuição para o estudo da parvovirose canina no centro de Portugal. [s.l: s.n.].
- Vieira, M. B. (2023). A Nutrição Entérica Precoce e o Uso de Sondas Alimentares no Tratamento da Parvovirose Canina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sheron Souza Martins , Thayná Mara da Silva Vargas, Denise Guedes dos Santos, Nailla Tauanny Soares Amorim, Beatriz Garcia de Morais , João Eduardo Mendes da Silva , Mariana Monteiro Benitez, Joice da Silva Nascimento, Sara da Silva Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são detentores dos direitos autorais mediante uma licença CCBY 4.0.



