Resumo
A parvovirose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente cães, especialmente filhotes e animais não vacinados. Causada pelo parvovírus canino tipo 2 (CPV-2), a doença se manifesta através de sintomas graves, como vômitos, diarreia intensa, muitas vezes com sangue, febre e perda de apetite. A patologia ataca as células do trato gastrointestinal, levando à desidratação severa e, em casos mais graves, pode causar sepse e morte. O vírus é resistente e pode sobreviver no ambiente por longos períodos, sendo transmitido através do contato com fezes contaminadas. O tratamento é de suporte, focando em hidratação e controle dos sintomas, já que não existe um antiviral específico. A prevenção é fundamental e se dá principalmente através da vacinação adequada e do controle rigoroso da higiene. Sem tratamento, a taxa de mortalidade pode ser alta, especialmente em filhotes. A rápida intervenção veterinária é crucial para aumentar as chances de recuperação.
Referências
- Batista, M. ([s.d.]). Parvovirose canina.
- BRAGA, Í. et al. Dirceu Guilherme. Revista Interação Interdisciplinar, 2019.
- DA FONSECA COSSÉ, C. Parvovirose: Aspetos Clínicos e Epidemiológicos. [s.l: s.n.].
- FALCÃO, F. Abordagem clínica à parvovirose canina e à panleucopenia felina. [s.l: s.n.].
- Melo, T. F., Abreu, C. B. de, Hirsch, C., Muzzi, R. A. L., & Peconick, A. P. (2021). Parvovirose canina: uma revisão de literatura. Natural Resources, 11(3), 40–56. https://doi.org/10.6008/cbpc2237-9290.2021.003.0006
- SANTANA, C. Campanha de vacinação contra cinomose como ferramenta de vigilância epidemiológica, resposta imune humoral para Parvovirus canino e eventos adversos pós vacinais em cães no Distrito de Rubião Júnior. Botucatu-SP: [s.n.].
- SANTANA, W. D. O. et al. Parvovírus canino: uma abordagem evolutiva e clínica. Medicina Veterinária (UFRPE), v. 13, n. 4, p. 526, 2019.
- SIMON, A. et al. Análise hematológica de cães reagentes ao teste imunocromatográfico para parvovírus canino. Em: Semana nacional de Ciencia e Tecnologia. [s.l: s.n.].
- TEIXEIRA, M. Contribuição para o estudo da parvovirose canina no centro de Portugal. [s.l: s.n.].
- Vieira, M. B. (2023). A Nutrição Entérica Precoce e o Uso de Sondas Alimentares no Tratamento da Parvovirose Canina.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Sheron Souza Martins , Thayná Mara da Silva Vargas, Denise Guedes dos Santos, Nailla Tauanny Soares Amorim, Beatriz Garcia de Morais , João Eduardo Mendes da Silva , Mariana Monteiro Benitez, Joice da Silva Nascimento, Sara da Silva Ribeiro