Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar uma experiência sobre uma ação extensionista de promoção da saúde, direcionada ao conhecimento sobre a saúde sexual e reprodutiva entre adolescentes. A abordagem dessa temática deve contribuir com a redução da incidência de gravidez na adolescência e disseminação de Infeções Sexualmente Transmissíveis, buscando incentivar atitudes responsáveis e respeitosas em relação à sexualidade. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por graduandos do segundo período de Medicina, como parte da disciplina de curricularização da extensão de uma Instituição de Ensino Superior de Maceió-AL. A ação contribuiu para o fortalecimento da temática sobre sexualidade em escolas como ponto fundamental para o desenvolvimento saudável e consciente dos adolescentes.
Referências
Miranda JC, Barros MGFB. Abordagem do tema sexualidade no ambiente escolar. Revista Educação Pública; 19.
Carvalho C da C de, Kodama K. A educação sexual no confessionário. Revista Brasileira de História da Educação 2020; 20: e133.
Silva P de O, Silva BHP da, Ribeiro RB, et al. Sociedade e educação sexual: influências do conservadorismo político-religioso nos documentos norteadores do ensino básico brasileiro. SciELO Preprints 2023; 58: 1–29.
UNESCO. Relatório de Monitoramento Global da Educação. . Paris: Unesco 2016; 1–61.
Silva ML da, Silva BVP da, Alves GPD, et al. A educação em saúde como foco preventivo em relação as IST’S: relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review 2023; 6: 7944–7948.
Rodrigues LG, Brandão FD, Modesto JG. Identificação política e sua relação com as atitudes diante da educação sexual. Revista Brasileira de Sexualidade Humana 2022; 33: 1062–1062.
Trajano M de FC, Cordeiro AA de A. Significados da educação sexual para docentes do ensino médio. Saúde da Criança e do Adolescente 2014; 1: 14–100.
Neto AS, Souza TMO de, Oliveira De Souza M, et al. Programa de educação pelo trabalho para a saúde nas escolas: oficina sobre sexualidade. Rev Bras Educ Med 2012; 36: 86–91.
Silva GJ da, Silva J de S. Ensino de História e orientação sexual: Uma reflexão sobre sexualidades na escola a partir de contribuições da Psicologia Social e da Teoria Queer. História & Ensino 2016; 22: 73–94.
Brittos ES de, Santos AB dos, Gagliotto GM. A importância da educação sexual na formação de professores: o projeto Laboratório de Educação Sexual Adolescer e a intervenção necessária junto aos adolescentes no espaço escolar. Anais do Simpósio Internacional de Educação Sexual 2013; 3: 1–16.
Russo K, Arreguy ME. Projeto ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’: percepções de professores e alunos sobre a distribuição de preservativos masculinos no ambiente escolar. Physis: Revista de Saúde Coletiva 2015; 25: 501–523.
Lopes EM, Defani MA. O papel do professor de ciências no trabalho de prevenção das DST’S (HIV) na escola. Cadernos PDE 2016; 1: 1–19.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Pietra Marques Pereira Lima, Ananda Flávia Fonseca Nunes, Bruna Luana Alves dos Santos, Eliana Amália Pereira Vilela, Kerolaynne Gabrielly Albuquerque de Souza, Lusiana Barros de Sousa, Mikaelly Mendonça Menezes, Monyque Scoot Custódio Lessa, Natália Raabe Macedo Honório, Wyvia Maryanne Ferreira da Silva, William Alves da Silva Andrade, Paula Thais Cardoso Menezes, Victor Menezes Cardoso