Resumo
O objetivo deste estudo é discutir o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), que é um dos transtornos de ansiedade mais frequentes na sociedade atual, devido à diminuição significativa da qualidade de vida da população afetada. Causa muita ansiedade que interfere no funcionamento mental do sujeito. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo compreender o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) sob uma perspectiva cognitivo-comportamental (TCC), mostrando como são consideradas a abordagem cognitiva e os métodos de intervenção utilizados em seu tratamento. Estudos realizados por diversos autores apontam a referida abordagem como a forma de tratamento mais eficaz em comparação com outras opções disponíveis, e programas que podem ser aprimorados com efeito permanente, quanto mais experiência o paciente tiver qualidade de vida. O trabalho apresenta como projeto metodológico um estudo da literatura de 2017 a 2022, com base no grau de trabalho científico sobre o projeto proposto. Após analisar as aplicações, determinaremos as abordagens e métodos mencionados que são eficazes no tratamento do TAG. Porém, cada paciente possui uma situação única e, pensando nisso, é necessário avaliar como determinar o método de tratamento do TAG, trate os pacientes considerando-os mais eficazes e eficientes.
Referências
ANDRETTA, Ilana; OLIVEIRA, Margareth S. Manual Prático de Terapia CognitivoComportamental. Ed. Itatib: Casapsi Livraria, 2011.
BARLOW, David H. Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos. 5. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
CASTILLO, Ana Regina GL; RECONDO, Rogéria; ASBAHR, Fernando R; MANFRO, Gisele G. Transtornos de ansiedade. Braz. J. Psychiatry 22 (suppl 2), dezembro 2000. Disponível em . Acessado em abril/2022.
CLARK, David A; BECK, Aaron T. Terapia Cognitivo para os Transtornos de Ansiedade.Ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5ª ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
HOFMANN, Stefan G. Lidando com a ansiedade – estratégias de TCC e Mindfulness para superar o medo e a preocupação. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.
LENHARDTK, Gabriela. Quando a ansiedade vira doença? Como tratar transtornos ansiosos sob a perspectiva cognitivo comportamental. Aletheia, Canoas, Vol.50, n°1-2, novembro, 2017. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/>. Acessado em março/2024.
LEAHY, Roberth L. Livre de ansiedade. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2011
OLIVEIRA, Maria Inês Santana de. Intervenção Cognitivo-Comportamental em Transtorno de Ansiedade: relato de caso. Rev. bras.ter. cogn. vol.7 no.1 Rio de Janeiro jun. 2011. Disponível <http://pepsic.bvsalud.org/>. Acessado em abril/2024.
OMS. Organização Mundial de Saúde. Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo. PAHO - Pan American Health Organization. Março 2022. Disponível . Acessado em abril/2024.
REYES, Amanda Neumann; FERMANN, Ilana Luiz. Eficácia da Terapia CognitivoComportamental no Transtorno de Ansiedade Generalizada. Revista brasileira de terapias cognitivas, volume 13, n° 1, jan/jun de 2017. Disponível <http://pepsic.bvsalud.org/>.Acessado em março/2024.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Bruno Monteiro da Silva, Lucas Miguel Fernandes de Holanda Mariano , Francisco de Assis Muniz de Oliveira, Pedro Ribeiro de Sales Netto , Jade Rabelo Parreira, Walessa Bentes de Almeida , Diana Moura dos Santos , Viviane de Souza Brandão Lima , Amanda Martins Bastos Mendonça , Luis Henrique Saldanha Santos, Daiane de Castro , Daniel Abner Araujo Silva