Manual digital odontológico acessível em Língua Brasileira de Sinais para pacientes surdos em casos de dor
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Palavras-chave

Odontologia, Surdez, Língua de Sinais, Comunicação não verbal.

Como Citar

Trindade Gonçalves, F. ., Santos dos Santos, R. ., Cavalléro Colares Uchôa, D. ., Vieira da Silva Gomes, C. E. ., Nelo Pedreira, E. ., Resque Beckmann Carvalho, T. ., Fernandes de Menezes, S. A. ., Fonseca, R., & Oliveira de Alencar Menezes, T. (2023). Manual digital odontológico acessível em Língua Brasileira de Sinais para pacientes surdos em casos de dor . Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(2), 11–18. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n2p11-18

Resumo

Introdução: A sintomatologia dolorosa é um sinal patognomônico de enfermidades odontológicas como cárie e doença periodontal e é importante para os profissionais da odontologia manter uma comunicação compreensível com o paciente a fim de solucionar o caso de dor dos pacientes, contudo no caso de pacientes deficientes auditivos esse entendimento é comprometido devido ao desconhecimento da classe odontológica sobre a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que é uma forma de garantir a comunicação com pessoas da comunidade surda. Objetivo:Confeccionar um Manual Digital Interativo acessível em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para auxiliar no processo de comunicação, durante o atendimento odontológico de pacientes surdos com sintomatologia dolorosa. Material e Métodos:Foram consultadas as bases de dadosGoogle Acadêmico, SciELO e BVS, em português e inglês. Os vídeos foram gravados por uma profissional intérprete de libras, através de smartphoneSamsung Galaxy A11, uso deringlight, técnica Chroma Key e editados no programa LightWorks. O manual foi criado com o uso dos aplicativos Canvae Keynote. Resultados: O manual possui 11 vídeos e estão disponibilizados no site www.odontologiaelibras.com. Conclusão: a utilização de um manual digital em Libras com uma anamnese interativa é um instrumento comprovadamente eficaz na relação paciente-profissional, principalmente no que tange o direito do paciente à boa comunicação por parte do profissional e a equipe de saúde.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n2p11-18
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