Resumo
A intensidade de chuvas são uma grande preocupação para a população da cidade de Anápolis-GO, decorrente disso, situações onde ocorrem inundações e consequentemente alagamentos são bem comuns as margens e travessias de pequenas pontes dos rios presentes dentro do município. Diante a problematização de alagamentos, o município busca minimizar o mesmo, mas, diante um crescimento desordenado do município e a falta de fiscalização no surgimento das primeiras edificações e povoamento da cidade, não se existia com tanta rigorosidade regulamentos de Área de reservação aos arredores dos rios, onde com isso, trouxe uma ocupação de edificações irregular fazendo que os engenheiros do município tenham que buscar situações para minimizar os alagamentos. O estudo de caso feito será direcionado a estas questões, buscando uma melhoria no sistema de drenagem e políticas de serviço de limpeza na região da passagem do Rio Góis pela Avenida Amazilio Lino de Souza com Av. Pedro Ludovico localizada na Vila Jussara.
Referências
ANÁPOLIS. Lei Ordinária n. 160, de 26 de setembro de 1969. Institui Plano Diretor Físico do Município de Anápolis, suas formas ordenadoras e disciplinadoras e dá outras providências. Disponível em: <http://www.leis.anapolis.go.gov.br:8104/leis/page/leisOrdinarias.jsf>. Acesso em 27 de setembro de 2021.
ANÁPOLIS. Lei Ordinária n. 2.666, de 16 de dezembro de 1999. Código Municipal do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.leis.anapolis.go.gov.br:8104/leis/page/leisOrdinarias.jsf>. Acesso em: 27 de setembro de 2021.
BORBA, Odiones de Fátima; MILAGRES, Géssica Filgueiras; BARREIRA, Celene Cunha Monteiro Antunes. Anápolis/go e suas interfaces com a região urbana do eixo Goiânia/GO– Brasília/DF. Observatório Geográfico da América Latina, 2012.
BRASIL. Lei nº 4.771 de 15/09/1965. Institui o Código Florestal.
BRASIL. Medida Provisória nº 2.166-67 de 25/08/2001. Dá nova redação ao artigo 1º do Código Florestal.
LACERDA, H.; TEIXEIRA L. L. F. M.; OLIVEIRA, S. M.; JESUS, A. S.; SANTOS, L. R.
Formas de Relevo, Uso da terra e riscos geológicos na área central de Anápolis, GO. Periódico Plurais, v.1 n.2, 2005.
MACHADO, Eduardo Vieira. Water quality in the Basin stream Góis Anápolis/GO. 2009. 74
f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
MAISGOIÁS. Chuva forte alaga várias regiões de Anápolis na tarde desta terça-feira; vídeo. Mais Goiás. Disponível em : <https://www.emaisgoias.com.br/chuva-forte-alaga-varias- regioes-de-anapolis-na-tarde-desta-terca-feira-video/>. Acesso em 02/06/2021
MARTINS, Vanessa; BUENO, Liliane. Chuva deixa ruas alagadas e veículos ilhados em Anápolis. G1 Globo. Disponivel em: <https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2018/10/21/chuva-deixa-ruas-alagadas-e-veiculos -ilhados-em-anapolis.ghtml>. Acesso em: 02 de março de 2024.
MELLO, S. S. Na beira do rio tem uma cidade: urbanidade e valorização dos corpos d’água. 2008. 348f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
MONTEIRO, C. A. de F. Analise Rítmica em Climatologia. São Paulo: 1971. MOTA, S. Urbanização e meio ambiente. Rio de Janeiro: ABES, 1999.
SALAMENE, Samara. Estratificação e caracterização ambiental da Área de Preservação Permanente do rio Guandu, RJ. 2007. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Antônio Carlos Ferreira da Silva , Adriano Paiva de Oliveira , Carlos Eduardo Fernandes, Fabricio Nascimento Silva