Resumo
O desenvolvimento motor infantil envolve a aquisição progressiva de habilidades motoras ao longo da infância. A exposição precoce a telas, como smartphones e tablets, durante a fase de plasticidade cerebral, pode impactar funções neuropsicológicas e comportamentais. Este estudo investiga a relação da exposição às telas na infância e os atrasos no desenvolvimento motor infantil. Utilizando uma revisão integrativa da literatura, foram selecionados quatro estudos que abordam essa relação. Os resultados revelam uma associação entre tempo excessivo de tela e atrasos no desenvolvimento motor em crianças. Embora fatores como o histórico de saúde dos pais também influenciem o desenvolvimento motor, a exposição a telas emerge como um elemento crucial. Crianças expostas podem perder oportunidades de prática motor e interação social, impactando não apenas o desenvolvimento motor, mas também áreas como saúde mental e obesidade. A supervisão dos pais e profissionais de saúde do desenvolvimento motor na infância é vital para detectar distúrbios precocemente. Em conclusão, as evidências indicam a necessidade de limitar o uso de telas para promover um desenvolvimento motor infantil saudável.
Referências
Willrich A, De Azevedo CCF, Fernandes JO. Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção. Revista Neurociências, v. 17, n. 1, p. 51-56, 2009.
Souza LL, De Carvalho JBM. Uso abusivo de telas na infância e suas consequências. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 2, 2023.
Maria ME. Exposure and use of media device in early childhood. Residência Pediátrica, v. 12, n. 4, 1 jan. 2022.
Bermudez, N. Formulating well-written clinical practice questions and research questions. Nursing & Health Sciences Research Journal, v. 4, n. 1. 2021.
Chaibal, S.; Chaiyakul, S. The association between smartphone and tablet usage and children development. Acta Psychologica, v. 228, p. 103646–103646, 1 ago. 2022.
Varadarajan S, Govindarajan Venguidesvarane A, Ramaswamy KN, Rajamohan M, Krupa M, Winfred Christadoss SB. Prevalence of excessive screen time and its association with developmental delay in children aged <5 years: A population-based cross-sectional study in India. PLoS One. 2021 Jul 6;16(7):e0254102. doi: 10.1371/journal.pone.0254102. PMID: 34228768; PMCID: PMC8259964.
Rocha HAL, Correia LL, Leite ÁJM, Machado MMT, Lindsay AC, Rocha SGMO, Campos JS, Cavalcante E Silva A, Sudfeld CR. Screen time and early childhood development in Ceará, Brazil: a population-based study. BMC Public Health. 2021 Nov 11;21(1):2072. doi: 10.1186/s12889-021-12136-2.
Yamamoto M, Mezawa H, Sakurai K, Mori C. Japan Environment and Children’s Study Group. Screen Time and Developmental Performance Among Children at 1-3 Years of Age in the Japan Environment and Children's Study. JAMA Pediatr. 2023 Nov 1;177(11):1168-1175. doi: 10.1001/jamapediatrics.2023.3643.
Madigan S, Browne D, Racine N, Mori C, Tough S. Association Between Screen Time and Children's Performance on a Developmental Screening Test. JAMA Pediatr. 2019 Mar 1;173(3):244-250. doi: 10.1001/jamapediatrics.2018.5056.
Costa IM, et al. Impacto das Telas no Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil: uma revisão narrativa Impact of Screens on Child Neuropsychomotor Development: a narrative review. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 5, p. 21060-21071, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37018/pdf.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Éliton Aparecido Ferreira, Maíra Vieira e Silva, Nathália Melo Carmanini, Karen Abreu Inacio Pinheiro , Mariana Ferreira Mendonça, Letícia Barbosa Facchini Garcia, Eduarda Maria Cetto Meira, Celijane Almeida Silva, Leandro Petronetto Loureiro, Alexandra de Carvalho Matos, Emerson Fábio de Carvalho Campos, Rodolfo da Silva Gonçalves