Interdisciplinaridade entre saúde e educação: Programa Saúde na Escola e suas implicações para a qualidade de vida dos estudantes
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Palavras-chave

SAÚDE

Como Citar

Delela, F. C. L., Rocha, M. E., Silva, C. M. A., Carmo, M. I. B. R. D., Santos, D. J. dos, Menezes, M. T. S., Almeida , L. E. de, Silva, M. A. de S., Lales, K. F., Melo, J. M. D. de, & Oliveira , T. S. de. (2024). Interdisciplinaridade entre saúde e educação: Programa Saúde na Escola e suas implicações para a qualidade de vida dos estudantes. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(4), 1433–1443. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n4p1433-1443

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as implicações do Programa de Saúde na Escola para os estudantes por meio de uma revisão integrativa. A metodologia adotada consistiu em uma busca sistemática de literatura nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, utilizando palavras-chave específicas e critérios de inclusão para a seleção dos artigos. Após a aplicação desses critérios, foram selecionados 4 artigos científicos que foram submetidos à revisão integrativa. Os estudos revisados enfatizam o papel crucial do Programa Saúde na Escola (PSE) na promoção da saúde e bem-estar dos estudantes, destacando sua capacidade de integrar os setores de saúde e educação para implementar estratégias eficazes de promoção da saúde física e mental. O PSE não apenas previne doenças e promove hábitos saudáveis, mas também aborda aspectos emocionais e mentais, contribuindo para um ambiente escolar acolhedor e favorável ao desenvolvimento dos alunos. No entanto, os estudos também identificam desafios como a escassez de recursos, falta de conhecimento sobre o programa entre os educadores e a necessidade de fortalecer a colaboração interdisciplinar. Conclui-se, portanto, a importância de políticas públicas que fortaleçam o PSE, com investimentos contínuos em formação e pesquisa, para assegurar sua eficácia na promoção da saúde dos estudantes e no desenvolvimento integral da juventude em idade escolar.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n4p1433-1443
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Copyright (c) 2024 Fernanda Crestina Leitenski Delela, Marina Elias Rocha, Cássia Mara Alexandrino Silva, Maria Inez Bassi Rocha Do Carmo, Domingos José dos Santos, Marco Tulio Soares Menezes, Luiz Eduardo de Almeida , Marcelo Antônio de Souza Silva, Kennedy Ferreira Lales, José Mário Delaiti de Melo, Thiago Souza de Oliveira

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