REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PRECEPTORES EM RESIDÊNCIAS EM SAÚDE
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Palavras-chave

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Aprendizagem Baseada na Experiência, Educação Profissional em Saúde Pública, Internato não Médico.

Como Citar

Santana, K. R. de, Orestes , M. do S., Gerbi , M. E. M. de M., Duarte , K. de C. L. da S., Paz , A. M. da, Júnior , F. B. da P., Santana , E. da S., Lopes , D. A., Guaraná , C. F. R., Rocha , H. G., Freitas , L. R., & Paz , E. S. L. da. (2024). REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PRECEPTORES EM RESIDÊNCIAS EM SAÚDE. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(3), 2177–2199. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n3p2177-2199

Resumo

As residências multiprofissionais simbolizam propostas de educação pelo trabalho para transformar as práticas em saúde no SUS e sobrepujamento de limitações da graduação, onde o preceptor se coloca como peça-chave através de sua participação no processo de formação em saúde ao articular a prática ao conhecimento científico. Este trabalho objetivou analisar a percepção de profissionais residentes quanto à importância do exercício da preceptoria para a formação profissional. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, através de uma amostragem não probabilística, realizada nos anos de 2022 e 2023. A amostra é composta de 6 residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Recife-PE. Foram realizadas entrevistas em profundidade. A maioria dos respondentes destacou a importância do apoio e orientação dos preceptores para o desenvolvimento de habilidades clínicas e éticas. Além disso, observou-se uma valorização da abordagem colaborativa e do estímulo ao pensamento crítico por parte dos preceptores. No entanto, alguns participantes apontaram desafios relacionados à falta de tempo e à heterogeneidade na qualidade da preceptoria. A pesquisa evidenciou a complexidade do processo formativo, destacando a importância da relação interpessoal, do ambiente de trabalho colaborativo e do apoio contínuo aos preceptores. Embora tenham sido identificados desafios, como a heterogeneidade na qualidade da preceptoria e a falta de feedback construtivo, os resultados ressaltam a necessidade de investimentos em programas de capacitação e desenvolvimento profissional para preceptores, bem como a implementação de políticas institucionais que valorizem e incentivem a preceptoria.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n3p2177-2199
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